Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Quero Educação e Estadão lançam nova edição do Guia da Faculdade

por Isabela Giordan em 25/10/20

Em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, a Quero Educação lançou neste domingo (25) a nova edição do Guia da Faculdade, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superio brasileiro.

Em sua segunda tiragem, o ranking avaliou 14.343 mil cursos de graduação, de instituições de ensino de todo o Brasil. No total, mais de nove mil professores e universidades e faculdades brasileiras colaboraram com a avaliação. 

Além de classificar as graduações presenciais, a novidade desta edição é a avaliação dos cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O ranking pode ser encontrado na íntegra site do Guia da Faculdade e na versão impressa, junto com a edição dominical do Estadão.

guia da faculdade 2020

Entre as universidades públicas, USP é o maior destaque

Assim como 2019, a Universidade de São Paulo (USP) foi a instituição de ensino pública com o maior número de estrelas, com 72 cursos avaliados com a nota máxima do Guia da Faculdade, 12 a mais que no ano anterior. 

Instituição

Estado

Nº de cursos com 5 estrelas

USP SP 72
Unesp SP 31
Unicamp SP 27
UFSCar SP 16
UFRGS
UFRJ
RS
RJ
12
UFPR PR 11
UFMG
UFSC
UFV
Unifesp
MG
SC
MG
SP
10

Nessa edição, 87% dos cursos avaliados com 5 estrelas pertecem às universidades públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


PUC-Minas é a faculdade particular mais bem avaliada do Guia 

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) foi a instituição de ensino com o maior número de cursos que receberam 5 estrelas. Entretanto, as outras PUCs também receberam destaque, entre elas as pontifícias do Rio de Janeiro, Paraná, Campinas, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Veja a lista das universidades e faculdades privadas com mais graduações que receberam a nota máxima:


Instituição

Estado

Nº de cursos com 5 estrelas

PUC Minas MG 6
PUC-Rio RJ 4
FGV
PUC-Campinas
PUCPR
PUCRS
RJ
SP
PR
RS
3
FGV
EAESP

Mackenzie
PUC-SP
Unisinos
SP
SP
SP
RS
2

Como funciona a avaliação do Guia da Faculdade?

Nessa edição, foram avaliados 1.909 instituições de ensino cadastradas, com 14.343 cursos oferecidos. Veja como funciona o Guia da Faculdade:    

  • Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo.
  • Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial ou a distância, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;
  • Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura;
  • Com o cadastro voluntário de mais de nove mil professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 
  • As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados. 
  • No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:

    - Entre 5 e 4,50 - 5 estrelas;
    - Menor que 4,50 a 3,50 - 4 estrelas;
    - Menor que 3,50 a 2,50 - 3 estrelas;
    - Menor que 2,50 - não-estrelado.

Saiba mais: Guia da Faculdade - encontre o melhor curso para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54