A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira instituição de Ensino Superior do Brasil e da América Latina a aparecer no ranking universitário da Times Higher Education (THE) 2020, revista inglesa responsável pela avaliação, uma das mais importantes do mundo.
Na lista divulgada nesta quarta-feira (11), a USP manteve a posição do ranking do ano anterior, entre as 251ª e 300ª melhores universidades do mundo. A partir da posição 200, as universidades são agrupadas na classificação. Este ano, mais de 1,3 mil universidades de 92 países foram classificadas. Veja o ranking das brasileiras e das líderes mundiais mais abaixo.
Leia também: USP é única brasileira em ranking de reputação entre pesquisadores
A segunda universidade brasileira a aparecer no ranking é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas a instituição do interior de São Paulo caiu no ranking em relação à última lista: no ranking de 2020, está entre as 601ª e 800ª universidades.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estava na faixa de 601 a 800, também caiu posições e aparece entre a 801ª e milésima posição. Outras universidades que tiveram queda na lista foram a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - todas estão classificadas depois das 1.001 da lista.
Na contramão, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu no ranking: da posição entre 800 e 1.000 para a faixa entre 601 e 800. Em relação ao último ranking, 29 universidades brasileiras ficaram na mesma faixa de classificação. Já a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) saiu da lista deste ano.
Apesar de ser a primeira instituição latino-americana a aparecer no ranking mundial, a USP perdeu a liderança na região para a Pontifícia Universidade Católica do Chile em lista divulgada pela THE em julho de 2019. Isso acontece devido aos pesos considerados para cada critério serem diferentes entre a avaliação mundial e a da América Latina.
A britânica Universidade de Oxford lidera o ranking. O top 10 conta apenas com instituições do Reino Unido e dos Estados Unidos. Universidades asiáticas também começam a se destacar no ranking: já são 24 faculdades entre as 200 primeiras.
Maior número de universidades brasileiras no ranking
No ano passado, o Brasil era o nono país com mais instituições na lista, com 35 universidades classificadas. No ranking de 2020, divulgado nesta quarta-feira, 11 novas universidades brasileiras entraram na lista, totalizando 46 faculdades: 28 instituições federais, 11 estaduais e 7 particulares - a PUC Rio é a primeira privada a aparecer na lista, 7ª entre as nacionais.
O número de universidades no ranking faz o Brasil subir para a sétima posição entre os países com maior representatividade na lista, superando países como Itália e Espanha.
Apesar da ampliação de instituições brasileiras na lista ser considerada pela THE "uma grande conquista", a editora do ranking, Ellie Bothwell, pondera o resultado. "É lamentável que todos os novos registros do Brasil estejam fora do top 1000 e que várias outras estejam fora da tabela", ela analisa, em texto oficial divulgado pela THE.
"O Ensino Superior global está se tornando um campo cada vez mais competitivo, à medida que as instituições asiáticas continuam a crescer e o Brasil terá que trabalhar mais para fazer avanços positivos na tabela de classificação. Para tal, a crescente hostilidade do governo atual em relação à Educação Superior inspira pouca confiança", afirma a editora.
Em coletiva de imprensa realizada em Brasília nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o número de universidade no ranking está correto, mas criticou comentário feito pela editora da THE.
"[Sobre o comentário] Eu acho que ela saiu do escopo dela. Acho que não agrega a nada. O número cru eu respeito, o juízo de valor ela não deveria ter feito. Não era papel dela. Não era do escopo dela fazer essa avaliação. Ela tem que se ater aos números", disse.
As universidades brasileiras no ranking da THE
*Dados do Ranking THE 2020.
As melhores universidades do mundo, segundo a THE
- Universidade de Oxford - Reino Unido
- Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) - EUA
- Universidade de Cambridge - Reino Unido
- Universidade de Stanford (EUA)
- Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) - EUA
- Universidade de Princeton - EUA
- Universidade de Harvard - EUA
- Universidade de Yale - EUA
- Universidade de Chicago - EUA
- Imperial College London - Reino Unido