Na fila da secretaria da Faculdade Sumaré, acabei conhecendo Regiane Cavalcante, estudante de Administração que se formou em dezembro de 2018. Aproveitei o momento para fazer um bate-papo para conhecer melhor como funciona a produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Aproveitando a experiência de um aluna recém-formada, perguntei sobre a apresentação para a banca, colação de grau e outros temas pertinentes para estudantes que um dia estarão no lugar dela. Acompanhe a conversa:
Revista Quero: Como foi definido o tema do seu trabalho de conclusão de curso?
Regiane Cavalcante: O tema do nosso TCC foi livre. A única restrição que tivemos foi focar em um assunto voltado à Administração. Meu grupo era composto por cinco integrantes. Houve conflito de ideias, mas por fim decidimos falar sobre Reengenharia Organizacional.
RQB: Esse tema aparenta ser muito complexo, como foi desenvolver?
Regiane: Foi muito complicado, é um tema que a gente quase não possuía conhecimento e pelo fato de querer nos diferenciar quebramos a cara. Era bem difícil produzir conteúdo com esse tema. Então, faltando 3 meses para a entrega final, decidimos mudar tudo.
RQB: E aí, após essa mudança foi fácil fazer uma produção em três meses?
Regiane: Nem um pouco. Para a nossa sorte, todo semestre na Sumaré tem projetos preparatórios pro TCC, então escolhemos o último realizado sobre Treinamento e Desenvolvimento e usamos como base. Aos poucos fomos complementando. E deu tudo certo!
RQB: Deve ter causado um medinho de não dar tempo, hein?! Mas e quanto a apresentação para a banca, o que você achou?
Regiane: Realmente foi. A dica que dou é escolham um tema simples e fácil de desenvolver. A apresentação foi mais tranquila, tivemos ótimos comentários quanto a ela. O projeto físico recebeu algumas críticas por conta da formatação. As normas da ABNT devem estar presentes do início ao fim!
RQB: Como é a colação de grau?
Regiane: É uma vivência boa. É o momento em que recebemos nossos certificados, após quatro anos dando duro pra alcançar esse objetivo. Na verdade, é a porta se abrindo para uma oportunidade melhor no mercado de trabalho.
RQB: Em breve estarei produzindo o meu TCC também, você tem alguma dica tranquilizadora?
Regiane: Mantenha a calma, principalmente na hora de apresentar. Mas no projeto físico capriche! São os mínimos detalhes que eles irão reparar, pense em um tema desde já e tente fazer alguns esboços. Estar preparado é a chave!