logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000

por Adriana Nakamura em 25/10/19 38 mil visualizações

Quer entrar para a seleta lista de pessoas que fizeram uma Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nota 1000? Então leia com muita atenção este guia para fazer uma redação nota 1000 no Enem, que a Revista Quero preparou para você. 

1. Critérios de Avaliação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo responsável pela aplicação do Enem, publica abertamente a Cartilha do Participante para a Redação do Enem. Mas que mão na roda! Melzinho na chupeta! Mamão com açúcar! É o Enem dizendo pra gente como eles querem que seja a redação e o que eles vão considerar como Redação do Enem nota 1000.

(Aprendemos, por exemplo, que expressões como “melzinho na chupeta” seriam potenciais desqualificadoras se esta fosse uma redação para o Enem… hehe! – “hehe” também não ia colaborar para uma boa nota.)

Neste primeiro tópico, sobre os critérios de avaliação, destacamos o que será cobrado de você na Redação do Enem, de acordo com a Cartilha do Inep. 

Os corretores vão pegar a sua redação e avaliar como você se saiu em 5 quesitos, denominados “competências”. Veja quais são elas:

COMPETÊNCIA 1

“DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA”

guia redação nota 1000

Para mandar bem, e alcançar a Redação do Enem nota 1000, seja claro, objetivo e siga as regras da escrita formal da Língua Portuguesa, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

O texto deve ser escrito no gênero dissertativo-argumentativo e deve apresentar coerência, coesão, informatividade e sequenciação. Além disso, não pode apresentar marcas de oralidade e de registro informal, as palavras devem estar escritas corretamente em letra legível e você tem de obedecer às regras de concordância, regência, pontuação, flexão, colocação pronominal, acentuação gráfica, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e divisão silábica na mudança de linha.

COMPETÊNCIA 2

guia redação nota 1000

“COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA.”

O seu texto, por precisar ser dissertativo-argumentativo, tem de apresentar uma tese sobre o tema proposto pela prova. Ou seja, muito mais do que simplesmente expor ideias, você precisa defender uma posição, um ponto de vista, com o objetivo de convencer o leitor.

Para isso, use recursos como: exemplos; comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos; dados estatísticos; alusões históricas; pesquisas; pequenas narrativas ilustrativas; fatos comprováveis; e citações ou depoimentos de especialistas. Entre as recomendações da cartilha para a redação, pescamos as seguintes:

- Leia com atenção a proposta e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado;

- Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema;

- Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo;

- Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim;

- Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.

COMPETÊNCIA 3

“SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.”

guia redação nota 1000

Aqui é avaliada a sua capacidade de organizar o texto para dar clareza às suas ideias. Os corretores vão avaliar se o seu texto é coerente, se sua seleção de argumentos faz sentido, se você conseguiu desenvolver o tema em uma ordem lógica, revelando que você planejou o texto, e se o que você diz é adequado ao mundo real.

COMPETÊNCIA 4

“DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.”

guia redação nota 1000

Significa que os corretores vão verificar se você é capaz de encadear bem as frases e os parágrafos, de forma que a sequenciação das ideias seja coerente.

Os recursos que promovem a articulação das ideias são conjunções, preposições, pronomes relativos, advérbios e locuções adverbiais. As ideias não podem aparecer soltas, elas têm de estabelecer uma inter-relação, conduzindo o leitor a concordar com você.

COMPETÊNCIA 5

“ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO.”

guia redação nota 1000

Depois de defender uma tese por meio de argumentos, você precisa apresentar uma proposta de intervenção para o problema, coerente com as ideias que você defendeu em sua argumentação.

Em uma Redação do Enem nota 1000, essa solução não pode ser genérica e descolada da realidade. É importante detalhar seus impactos e os meios para realizá-la. Calma, você não precisa resolver todos os problemas do mundo. Avalie como é possível intervir no problema apresentado e como viabilizar essa proposta.

Até o Enem 2017, as redações que desrespeitassem os Direitos Humanos eram desclassificadas, ou seja, levavam nota zero. No entanto, a partir de 2018 a banca não mais desqualificará as redações que tragam essas características. 

Veja também: Como respeitar os direitos humanos na proposta de intervenção da redação do Enem

2. Estrutura do texto

Imagine que em vez de você criar um formato de texto totalmente do zero, você tenha um esquema pré-estruturado, que você só precise completar com as peças certas, como aqueles blocos para crianças encaixarem peças geométricas.

Você sabia que a Cartilha do Participante para a Redação do Enem, divulgada pelo Inep, dá essa fórmula para uma Redação do Enem nota 1000?

Neste segundo tópico, a gente vai explicar para você cada um dos encaixes da estrutura da redação proposta pelo Enem.

Assim, você vai ver que a Redação do Enem nota 1000, que antes podia parecer um bicho de sete cabeças que você não tinha ideia de por onde começar, vai se transformar em um filhote fofinho de cachorrinho mansinho, daqueles que você olha e sorri sem perceber falando “ouuunnnn”! 💛💙 Quer apostar? A gente explica!

Estrutura da redação

A cada ano, o Enem propõe um tema diferente para a sua dissertação. O que você tem que fazer é defender uma tese (um ponto de vista, uma opinião) sobre esse tema com base em argumentos, e finalizar com uma proposta de intervenção social para o problema.

Na prática, o objetivo da sua redação é defender um posicionamento sobre o tema proposto, justificando por que esse posicionamento está correto – ou seja, argumentando – e mostrar o que precisa ser feito para melhorar a situação exposta.

Recorrendo à metáfora do bloco de figuras geométricas, estes tópicos – tema, tese, argumentos, proposta de intervenção – são os espaços vazios do bloco que você precisa preencher com as figuras, ou seja, com o texto.

Fórmula para Redação do Enem nota 1000

guia redação nota 1000

Planeje antes de começar a escrever

guia redação nota 1000

Imagine que você tenha de encaixar todas as peças geométricas no nosso bloco, mas que as peças estão todas espalhadas pela casa e você nem tem certeza se ainda tem todas ou se perdeu algumas.

O primeiro passo, então, seria recolher as peças, reuni-las perto de você e verificar se não está faltando nenhuma, certo?

Com a sua redação é a mesma coisa. Antes de sair escrevendo loucamente, para chegar à Redação do Enem nota 1000 é muito importante analisar o tema, definir com calma qual é o posicionamento que você vai defender, pensar em argumentos que justifiquem por que você está certo e, finalmente, elaborar uma proposta de intervenção coerente com tudo o que você pensou.

A partir do momento em que você tem em mãos todas as peças que se encaixam na estrutura do texto, você pode começar a escrever com segurança e organização. Planejamento é tudo, galera!

guia redação nota 1000
Filhote fofinho de cachorrinho mansinho, em que sua redação do Enem se transformou (era um bicho de sete cabeças, lembra?) ;)

3. O que NÃO fazer

A gente já falou aqui sobre o que será cobrado de você na redação do Enem e como deve ser a estrutura do seu texto para fazer uma Redação do Enem nota 1000. Mas, mesmo seguindo todas essas recomendações, você ainda precisa conhecer o tema deste terceiro e último tópico, pois há 8 coisas que, se você fizer, vai zerar a redação com certeza. 😱

Então, tome muito cuidado para não cometer estes erros! Saiba quais são eles:

  • Fugir totalmente ao tema

    Os avaliadores consideram que você cometeu “fuga total ao tema” quando a redação não desenvolve o tema proposto pela prova e nem mesmo o assunto mais amplo relacionado a esse tema. 



    Por exemplo, em 2013, o Enem propôs como tema a questão do consumo de bebida alcoólica e direção de veículos, propondo a discussão sobre os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Nesse ano, receberam nota zero as redações que trataram exclusivamente do problema de segurança no trânsito ou somente da ingestão de álcool, sem associar essas questões às leis de trânsito ou à Lei Seca.
  • Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa

    Se o seu texto estiver predominantemente fora do padrão da estrutura dissertativa-argumentativa, você vai tirar zero. 😱

    Isso acontece nestas situações:

    quando a redação não tem caráter dissertativo, ou seja, não tem exemplificações, explicações, análises ou interpretações de aspectos dentro do tema proposto;
    quando a redação não tem caráter argumentativo, ou seja, não apresenta a defesa de um ponto de vista ou a contestação de ideias dentro do tema proposto pela prova.

O QUE É UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA?

É um texto que defende uma tese (um ponto de vista) sobre um determinado assunto (no caso do Enem, o tema proposto), com base em argumentos para convencer o leitor de que a ideia que você está defendendo está correta. Assim, o seu texto precisa ter os seguintes elementos:

Tese: ideia que você vai defender (deve estar relacionada ao tema proposto pelo Enem);
Argumentos: devem responder à pergunta “por que a tese está correta?”;
Estratégias argumentativas: recursos para desenvolver os argumentos. Podem ser exemplos; comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos; dados estatísticos; alusões históricas; pesquisas; pequenas narrativas ilustrativas; fatos comprováveis; e citações ou depoimentos de especialistas.

  • Somente copiar o texto motivador
    Os textos motivadores servem apenas para fazer você refletir sobre o tema proposto. Para chegar à nota 1000 na Redação do Enem, seu texto não pode ser composto por uma cópia deles e eles também não devem limitar a sua criatividade. Por isso, evite copiar trechos desses textos, pois eles servem apenas como inspiração. O ideal é desenvolver argumentos que estejam fora deles.
  • Ofender, insultar, desenhar e praticar outras formas propositais de anulação
    A redação é um espaço para você expressar e defender suas ideias em relação ao tema que a prova propõe. Xingamentos, deboches, desenhos ou coisas que não tenham nada a ver com a proposta da redação vão resultar em uma nota zero.
  • Redigir parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto
    Isto é para evitar casos como aqueles em que, no meio da redação, estava descrita uma receita de miojo ou um trecho do hino do Palmeiras. Isso acabou, agora é nota zero pra quem fizer isso! O Enem é coisa séria, galera. Por meio dessa prova, milhares de candidatos têm acesso à universidade por programas como Sisu, Prouni e Fies. Então, vamos aproveitar essa oportunidade e fazer o máximo para mandar muito bem!
  • Entregar a folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho
    Por isso, é muito importante controlar o tempo de prova para não correr o risco de não dar tempo de passar a redação a limpo. Nem adianta argumentar, por mais que o seu texto tenha fica lindo-maravilhoso na folha de rascunho, ninguém vai lê-lo se ele não estiver escrito na folha de redação, beleza?
  • Escrever menos de 7 linhas
    Se sua redação do Enem tiver menos de 7 linhas, os corretores vão dar zero direto, sem nem ler. Vale lembrar que o título é opcional e conta como linha escrita. Já a cópia dos textos motivacionais e do enunciado das questões será desconsiderada na contagem de linhas escritas.

E aí? Todos preparados para elaborar uma Redação do Enem nota 1000? 😀


Guia sobre a Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Confira dicas valiosas para você arrasar na redação no Guia sobre a Redação do Enem

Baixar Guia sobre Redação

Gostou do Guia Definitivo da Revista Quero para tirar nota 1000 na Redação do Enem? Compartilhe com os amigos e bons estudos!


*Este guia foi composto pela reunião das matérias publicadas originalmente na Revista Quero em 26, 27 e 28/10/2016. Confira as publicações originais em: Como fazer uma boa redação no Enem 1; Como fazer uma boa redação no Enem 2; e Como fazer uma boa redação no Enem 3.

Atualizado em: 25/10/2019
Publicado originalmente em: 27/03/2018
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54