Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação Enem: o que você precisa para treinar para essa prova

por Natália Plascak Jorge em 30/10/18 16 mil visualizações

A preparação para a Redação do Enem está a todo vapor? Que tal dar uma turbinada nela com essas dicas da coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, sobre como ter um bom desempenho nessa parte da prova? 

A receita para fazer uma boa Redação Enem

O treino é um ponto-chave, mas é bastante importante que a pessoa que pretende passar por uma prova de vestibular saiba por que se está escrevendo. O Enem quer avaliar se o candidato sabe identificar problemas da sociedade em que vive, se tem vontade de mudar uma realidade complexa que o circunda e quais habilidades tem para propor essas mudanças. Focar-se nos objetivos da prova ajuda a entender a lógica da redação.

Por que, por exemplo, fazemos introdução, desenvolvimento e conclusão? É pensando que temos que apresentar o tema ao leitor, um posicionamento sobre o problema que aparece e defender o ponto de vista em 30 linhas que encontramos os motivos para a gente se  organizar dessa forma. A dissertação funciona como um esquema lógico; respeitar a lógica de um texto organizado é a chave e isso se consegue com bastante treino.

Passos para treinar e fazer uma boa Redação Enem

Perceber que o Enem trata sempre de temáticas sociais de uma mesma maneira ajuda a ler a coletânea adequadamente, o que é o primeiro passo.

Encontrar agentes sociais que colaboram para a manutenção desse problema é o segundo passo. É interessante que sejam ao menos dois porque eles podem desencadear tanto os parágrafos de desenvolvimento (onde se sustentaria o porquê de esses agentes estarem, na opinião de quem escreve, ligados à questão central) quando a proposta de intervenção, que sozinha vale 200 pontos dos mil da prova. Esses agentes em geral são instituições (como o Estado, a Escola) ou indivíduos comuns (cidadãos) e auxiliarão na organização.

Feito isso, pensar em como colocar aos poucos essas informações num texto de forma a levar o leitor a considerar o que se afirma é o próximo passo, e aí uma estrutura dissertativa básica se faz novamente necessária: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como fazer um bom título
O Enem não avalia o título nas redações. Ele não é exigido, e uma redação pode tirar nota máxima sem ele. Caso ainda assim se queira dar um título, o ideal é que ele traga as palavras-chave do tema e, se possível, um traço de posicionamento. Por exemplo: "Violência contra a mulher: um problema persistente".

Como fazer uma boa introdução
A introdução geralmente se divide em duas partes: contextualização e tese. A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. É possível começar definindo os conceitos principais, fazendo um percurso histórico, fazendo alusão a algum acontecimento recente... Há várias formas de se começar a redação, como quando queremos começar um diálogo. Depois dela, é interessante vir a tese, que é um recorte da realidade, uma forma de observar o fenômeno. Ela pode ser já constituída de duas relações: causa e consequência é a dupla de relações mais comum.

Como fazer um bom desenvolvimento
O desenvolvimento serve para defender a tese. Se escolhi causa e consequência, o desenvolvimento será a resposta às seguintes perguntas: "por que X é a causa do problema?" e "por que Y é a consequência?". Uma outra pessoa talvez olhasse para os mesmos fenômenos e atribuiria outras causas e outras consequências. Então explicar como essas relações se dão é fundamental, é a argumentação.

Lembre-se da Carta de Direitos Humanos da ONU. A proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto deve respeitar os direitos humanos.

Como fazer uma boa conclusão
No caso do Enem, pensando na proposta de intervenção. Ela deve ter agentes, ações, detalhamento das ações e uma relação clara com o que foi desenvolvido antes. Sem o detalhamento, ela pode ter nota descontada, dado que se esperam ações concretizáveis nesse momento.

O que pode salvar ou arruinar uma redação
Uma redação pode ser salva por uma boa organização, um bom uso da norma culta e uma boa proposta de intervenção. Pode ser arruinada por cópia/plágio, trechos inconvenientes (receita de miojo ou hino do Palmeiras, por exemplo) ou por uma má interpretação do tema.

É possível identificar algum padrão que pode ser seguido nas redações com maiores pontuações?
É possível, mas copiar padrões pode destruir o potencial argumentativo de um texto. É realmente mais seguro para o candidato ou a candidata saber fazer uma redação. O que pode ser observado com mais cuidado nas redações consideradas boas pela banca é sempre a organização e a movimentação de exemplos e de citações.

Curtiu as dicas? Pronto para treinar para a Redação do Enem? A leitura em geral pode ajudar bastante também na argumentação, por isso, mantenha esse hábito. Essa prática pode aumentar a sua bagagem e fazer com que você fique bem informado.




banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54