Atualizado em 11/12/2019
Desde 2004, o programa do Governo Federal disponibiliza bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas a alunos que atendem a determinados requisitos. As bolsas ofertadas no Prouni (Programa Universidade Para Todos) são de 50% e 100%.
Para concorrer às bolsas pelo Prouni, os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, possuir renda de até três salários mínimos, não possuir diploma de nível superior e ter feito a última edição do Enem.
Requisitos para concorrer a bolsas de 100% no Prouni
- Ter renda per capita (por pessoa) de até um salário mínimo e meio;
- Ter estudado em escola pública ou em privada na condição de bolsista integral durante o Ensino Médio;
- Não possuir diploma de nível superior;
- Ter feito o Enem 2018 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.
Requisitos para concorrer a bolsas de 50% no Prouni
- Ter renda per capita (por pessoa) de até três salários mínimos;
- Ter estudado em escola pública ou em privada na condição de bolsista integral durante o Ensino Médio;
- Não possuir diploma de nível superior;
- Ter feito o Enem 2018 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.
Também existem outros perfis de candidatos aptos a concorrerem às bolsas do Prouni. Veja trecho do Edital Prouni 2019 que aborda o perfil do candidato em detalhes:
1.2. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente à edição de 2018, observado o disposto no art. 8º da PortariaNormativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a
seguir:
I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
Não atende aos requisitos do Prouni mas precisa de uma bolsa de estudos?
Existe a opção de conseguir uma bolsa de estudos por intermédio de uma instituição privada, como o Quero Bolsa. O Quero Bolsa é um site que oferece vagas com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo o País!
Para conseguir uma vaga com desconto pelo Quero Bolsa, não é necessário ter feito Enem, também não é preciso comprovar renda e quem cursou o Ensino Médio em escola particular está apto a participar do programa.
No Quero Bolsa também é possível visualizar informações sobre diversos cursos superiores e instituições de ensino. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.