Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

MEC divulga resultado do Fies 2019; saiba mais

por Isabela Giordan em 25/02/19 3,4 mil visualizações

Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Educação divulgou o resultado do Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo que oferece financiamentos de até 100% das mensalidades em cursos do Ensino Superior.

Ao contrário do ano passado, dessa vez, o MEC publicou os selecionados pelas modalidades Fies e P-Fies juntamente

Saiba mais: Qual é a diferença entre Fies e P-Fies?
                    Calendário do Fies 2019


Como ver o resultado do Fies 2019?

- Clicar neste link: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login;

- Informar CPF, senha cadastrada e o código de verificação pedido.

Outra forma de saber se você foi aprovado é entrar em contato com a instituição de ensino que você se inscreveu.

É importante se atentar ao fato de que, nessa edição, a modalidade Fies será constituída de uma chamada e lista de espera, já o P-Fies terá apenas uma chamada única

Complementação da inscrição do Fies e P-Fies

Para garantir o financiamento, não basta que o participante seja pré-selecionado no dia 25 de fevereiro, é necessário também que ele faça a complementação das informações no FiesSeleção, site de cadastro no programa, entre os dias 26 desse mês e 07 de março. Veja as orientações do MEC:

  • Aprovados no Fies (modalidade 1)

    Após a complementação de inscrição, o participante deverá:
I - comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar suas informações em até 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade Fies; e

II - comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
  • Aprovados no P-Fies (modalidade 2 e 3)
I - comparecer à CPSA para validar suas informações a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade P-Fies; e

II - caso seja emitido o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) ou documento equivalente, disponibilizar, por qualquer meio, inclusive eletronicamente, ao AFOC (Agente Financeiro Operador de Crédito)  escolhido entre os que pré-aprovarem seu financiamento, o DRI ou documento equivalente e a documentação complementar, se for exigida, de acordo com os procedimentos e prazos definidos nos regulamentos do instrumento jurídico formalizado entre mantenedora e AFOC.

Lista de espera do Fies 2019

De acordo com o edital, aqueles que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera do programa, sendo que esse candidato poderá ser convocado entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril. 

Opções ao Fies 

Apesar do benefício de iniciar os estudos sem se preocupar com as mensalidades, ao terminar o curso, o participante desse programa do governo sai formado com uma enorme dívida que perdurará por anos.

Além disso, não são todos que conseguem garantir o financiamento por meio do Fies. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em 2018, dos 210 mil pedidos, apenas 800 contratos foram fechados na modalidade P-Fies. Ou seja, para aqueles que querem começar a estudar, é preciso ter um "plano B"!

Em tempos de recessão econômica, é preciso avaliar qual é a melhor opção para o seu "bolso"

Para não ficar longe dos estudos há mais duas opções de programas do governo federal, são elas: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o Ensino Superior público brasileiro, e o Programa Universidade Para Todos (Prouni), outra proposta que oferece bolsas de estudo parciais e integrais, mas que também conta com um processo seletivo concorrido e com a necessidade de ter prestado o Enem do ano anterior. 

Para aqueles que não querem esperar o próximo semestre ou ano para começar a estudar, é possível contar ainda com o auxílio da iniciativa privada, que, por meio de parcerias com faculdades em universidades em todo o Brasil, oferece bolsas de estudo para aqueles que desejam ingressar no Ensino Superior e não conseguiram garantir uma vaga por meio dos programas de governo. 

O Quero Bolsa, por exemplo, é uma dessas iniciativas e já auxiliou mais de 450 mil pessoas a entrarem na faculdade pagando mensalidades mais acessíveis. "O benefício é real e está à disposição de todas as pessoas, sem nenhum tipo de burocracia ou comprovação de renda", explica Pedro Amâncio, analista de Ensino Superior da plataforma. Ao todo, o site reúne mais de 1,5 milhão de bolsas, com descontos de até 75% em mais de 1300 instituições de ensino em todo o Brasil. 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54