Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Resultado inesperado do SISU: estão sobrando vagas para estudar nas federais

por Quero Bolsa em 06/08/15 1,8 mil visualizações

De uns anos pra cá, os meios de admissão ao ensino superior têm mudado bastante. O vestibular deixou de ser a única maneira de conseguir uma vaga e o ENEM passou a ter um peso cada vez maior ao surgir o SISU, possibilitando que estudantes concorram a vagas por todo o território nacional.

Um resultado inusitado dessa mudança é que algumas federais têm ficado com cadeiras vazias, mesmo nos cursos mais disputados. Na UFV (Universidade Federal de Viçosa), por exemplo, o curso de Medicina tem 25% das vagas ociosas.

.

Mobilidade entre Instituições

Um dos motivos para que isso aconteça é a demora no processo de seleção. No caso da UFV, os alunos optam pela universidade num primeiro momento, mas como a UFMG, tem duas entradas no ano, quem é aprovado na segunda entrada acaba decidindo trocar de instituição, o que poderia ser evitado se as inscrições da primeira e segunda entradas fossem feitas logo no início do ano.

No Ceará, a situação é parecida: “Há alunos que são chamados por outras universidades e desistem após pouco tempo.”, diz Yacy Mendonça de Almeida, coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, a UFC. “E ainda tem aqueles que, depois de meses, conseguem transferência para outras universidades.”

.

REUNI

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, REUNI, que tem por objetivo dar suporte ao desenvolvimento de instituições de ensino superior públicas, também tem sua parcela de responsabilidade nesse processo, ao favorecer o surgimento de vagas sem uma pesquisa de demanda dos cursos adequada.

As metas de crescimento também influenciaram, como conta Thiago Clé de Oliveira, pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade Federal de Itajubá: “Tínhamos a obrigação de cumprir algumas metas do Reuni. Foram novos cursos, prédios, laboratórios. Pediram para ampliar, agora vem essa crise e não temos recurso”.

Cerca de 10% das vagas estão ociosas na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). “Estamos tentando reduzir a quantidade vagas ociosas. Com o Reuni, a universidade dobrou de tamanho”, diz o pró-reitor de Graduação, Marcílio Sousa da Rocha Freitas”.

.

Soluções

Para evitar o desperdício de recursos e fazer com que essas vagas venham a ser preenchidas, algumas medidas podem ser tomadas, como feito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), que abriu parte das vagas para que estudantes já graduados possam fazer uma segunda graduação, sem precisar passar pelos processos seletivos da instituição.

Na UFOP, uma alteração nas regras para a transferência entre cursos ajudou a diminuir o número de cadeiras vazias. A instituição tem suas entradas divididas em três áreas de conhecimento: ciências exatas e tecnológicas, ciências humanas e sociais aplicadas e ciências da vida. Antes a havia a possibilidade em mudar de curso, desde que estivessem numa mesma área de aprendizado. Isso fazia com que candidatos se matriculassem em cursos com uma nota de corte menor e, posteriormente, pedissem transferência para cursos mais concorridos. Um estudante de Turismo, por exemplo, poderia solicitar trocar seu curso para Direito. As vagas eram disponibilizadas primeiro para os alunos da universidade e depois para concorrência externa.

Hoje, cada curso tem autonomia para decidir a porcentagem de vagas para alunos já matriculados e para seleção externa.

Sobre o autor
author
Quero Bolsa

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54