Quando o fim do ano se aproxima, a tendência de muita gente é parar e avaliar como foram os dias e os acontecimentos que marcaram a vida das pessoas naquele período.
Com a Revista Quero não foi diferente. Foi difícil deixar passar em branco uma retrospectiva 2017 considerando o mundo da Educação.
Preparado? Pronto para relembrar aquilo que teve uma uma grande repercussão nesse universo neste ano?
Dê só uma olhada!
-
A Reforma do Ensino Médio foi discutida com o aumento da flexibilidade da grade curricular. O novo modelo traz para o estudante a possibilidade de escolha da área de conhecimento em que ele deseja se aprofundar.
- O Enem sofreu algumas mudanças, entre elas, a aplicação em dois domingos e o fato de que o exame não mais garante a certificação do Ensino Médio. Isso voltou a ser responsabilidade do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
- A crise financeira na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) se agravou com atrasos de salários dos funcionários e suspensão da retomada das aulas.
- O tema de redação do Enem (Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil) pegou muitos candidatos de surpresa. A polêmica sobre zerar ou não a redação daqueles que desrespeitassem os Direitos Humanos também surgiu este ano.
- O governo anunciou novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Entre as principais novidades para 2018 estão as formas de pagamento e as taxas de juros.
- O vestibular da Fuvest, um dos maiores do país, passou a contar com duas novas graduações: Medicina, em Bauru, e Biotecnologia, em São Paulo. Além disso, há reserva de vagas para alunos de escolas públicas e para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas
- A USP perdeu a liderança para a Unicamp, que se tornou a melhor universidade brasileira em ranking de universidades do Brics.
- A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi homologada pelo MEC (Ministério da Educação), trazendo o conjunto de aprendizagens comuns a todos os estudantes e orientando os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
- O Ensino Superior passa por um momento delicado e algumas universidades particulares dispensaram seus professores.
E você? Lembra-se de mais algum acontecimento importante que poderia fazer parte da retrospectiva 2017 da Educação?