Sem dúvidas, a pandemia de Covid-19 marcou o ano de 2020! A propagação do novo coronavírus colocou o setor da educação de cabeça para baixo. De uma hora para outra, milhares de instituições de ensino tiveram que suspender as aulas presenciais e se adaptar ao ensino remoto.
O novo cenário trouxe uma série de oportunidades, mas também diversos desafios e dificuldades aos professores, diretores, pais e alunos. Infelizmente, a pandemia veio para escancarar ainda mais as desigualdades educacionais já existentes no Brasil.
Enquanto 2021 não chega com novos capítulos da saga contra a pandemia, a Revista Quero preparou uma retrospectiva com todos os fatos que marcaram a educação em 2020. Confira!
Janeiro
Erros na nota do Enem 2019
Após a divulgação da nota do Enem 2019, por meio da hashtag #erronoenem, centenas de candidatos reclamaram nas redes sociais que suas notas estavam incoerentes com a quantidade de questões acertadas que haviam acertado.
Após negar a possibilidade de erro, o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, publicaram um vídeo nas redes oficiais do órgão responsável pela prova alegando que houve uma inconsistência na contabilização e correção do gabarito do segundo dia de prova.
Erros no Sisu
Depois dos erros com a nota do Enem, foi a vez de milhares de estudantes denunciarem um suposto erro no Sisu, por meio da hashtag #erronosisu nas redes sociais.
Na época, os estudantes relataram que o sistema estaria classificando os candidatos nas duas opções de cursos pretendidos. Com os candidatos presentes nas duas listas de inscritos, as notas de corte estariam subindo de forma irreal, afetando a classificação parcial. Em vídeo, o MEC anunciou que o sistema estava funcionando normalmente.
Após a divulgação dos resultados do Sisu, os estudantes usaram a hashtag #erronalistadeespera para relatar um erro na Página do Participante que estaria impedindo que os estudantes se cadastrassem na lista de espera.
Fevereiro
Sem ID Estudantil
A Medida Provisória que autorizava a emissão do ID Estudantil, carteira estudantil digital criada pelo governo federal em novembro de 2019, perdeu a validade no dia 16 de fevereiro. Com isso, os estudantes não puderam expedir o documento.
Março
USP confirma primeiro caso de Covid-19
Em 11 de março, a Universidade de São Paulo (USP) confirmou um dos primeiros casos diagnosticados de estudantes com Covid-19 - um aluno de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Instituições de ensino brasileiras suspendem suas aulas
Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do coronavírus, diversas universidades e faculdades brasileiras decidiram por suspender as aulas para conter o avanço do vírus.
Gradativamente, as aulas presenciais do Ensino Básico também foram sendo paralisadas. Na ocasião, a orientação do MEC foi que as aulas continuassem de forma remota. Mas, a solução não era tão simples quanto parecia já que 37% dos jovens de 10 a 24 anos não possuem acesso à internet em suas casas, segundo um levantamento realizado pelo Melhor Escola a partir dos dados da última pesquisa TICs Domicílios em 2018.
MEC autoriza aulas a distância em universidades públicas e privadas
Por meio de uma portaria, o MEC permitiu as aulas na modalidade de Educação a Distância (EaD) em universidades públicas e privadas, durante o período de pandemia. Logo depois, outro ato permitiu que as disciplinas teórico-cognitivas do curso de Medicina também pudessem ser realizadas a distância.
Edital do Enem 2020
O MEC publicou os editais do Enem Impresso e do Enem Digital, mantendo a aplicação das provas em novembro de 2020.
Abril
Uma medida provisória suspendeu a obrigatoriedade dos dias letivos para escolas e universidades. Entretanto, a carga horária mínima foi mantida.
O MEC autorizou que estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia pudessem antecipar a formatura, desde que tivessem, no mínimo 75% do internato e/ou grade curricular completa.
A pasta, em parceria com o Ministério da Saúde, também lançou um programa para que estudantes da área da saúde pudessem participar do combate ao coronavírus.
Maio
Críticas sobre a propaganda do Enem
A propaganda de divulgação do prazo de inscrição do Enem 2020, "Enem 2020: o Brasil não pode parar!", foi duramente criticada pelos estudantes nas redes sociais. Além das críticas ao conteúdo do vídeo, que pede para que os participantes da prova estudem como puderem, os estudantes também reclamaram da manutenção do calendário do exame em plena pandemia.

#AdiaEnem
Após milhares de pedidos de adiamento do Enem 2020 por parte de estudantes, entidades estudantis e universidades - inclusive, por meio de diversos abaixo-assinados, o MEC decidiu adiar a aplicação do exame de 30 a 60 dias e realizar uma enquete para que os inscritos na prova optem pela melhor data de aplicação do exame.
Junho
Abraham Weintraub anuncia saída do MEC
No dia 18 de junho, o polêmico ministro Abraham Weintraub anunciou sua saída do comando do MEC. Seu mandato de 1 ano e dois meses foi marcado por decisões contraditórias, erros no Enem, desafetos com alguns grupos e uma polêmica contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Entra e sai do ministro Decotelli
No dia 25 de junho, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o novo ministro da Educação: o professor doutor Carlos Alberto Decotelli. Mas, o terceiro ministro da pasta durante a gestão Bolsonaro durou poucos dias. Decotelli pediu demissão após a repercussão das informações falsas em seu currículo acadêmico.
Julho
Enem adiado para janeiro de 2021
Em votação para escolher a nova data do Enem 2020, a maioria dos candidatos optou por fazer a prova em maio de 2020. Mas, após alinhamento com secretarias de educação e instituições de ensino, o Inep confirmou que o Enem 2020 será realizado em janeiro de 2021.
Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação
Após duas semanas da demissão de Decotelli, o professor doutor Milton Ribeiro é escolhido como o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. Além de pastor da Igreja Presbiteriana, Ribeiro é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência e relator da Comissão de Assuntos Educacionais da Universidade Mackenzie.
Agosto
Setembro
Veto presidencial permite desvincular seleção do resultado do Enem
Apesar de aprovar a MP 934, o presidente Bolsonaro vetou alguns dos artigos apresentados na proposta, entre eles, o Artigo 5º que aborda a obrigatoriedade da vinculação do resultado do Enem 2020 aos processos seletivos das edições de 2021 do Prouni e Sisu.
Outubro

Novembro
Brasil lidera ranking de melhores universidades da América Latina
O Brasil é o país com o maior número de universidades no QS Ranking Latin America de 2021. Entre as 10 melhores universidades da América Latina, três são brasileiras: a USP, a Unicamp e a UFRJ. Das brasileiras, a USP foi a única com pontuação máxima nos quesitos reputação acadêmica, impacto na internet e colaboração com pesquisas internacionais.
IFMT não terá Sisu como processo seletivo no primeiro semestre de 2021
Unicamp decide adiar a próxima etapa do plano de retomada para dezembro
Dezembro
Prouni e Fies antes do resultado do Enem
No dia 4 de dezembro, o MEC divulgou os calendários do Prouni e do Fies para o primeiro semestre de 2021. As inscrições serão em janeiro, antes da divulgação do Enem 2020 que só será em março, e utilizarão a nota do Enem dos anos anteriores.
Após críticas dos candidatos que irão prestar o Enem 2020, o MEC anunciou que também realizará uma segunda edição do Prouni e Fies logo após a divulgação do resultado do exame.
Aulas remotas até o fim da pandemia
Após a volta às aulas presenciais das universidades terem sido adiadas para janeiro e depois para março, em dezembro, o MEC homologou o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que autoriza a continuidade das aulas remotas no Ensino Básico e Superior enquanto durar a pandemia.
Sisu 2021: inscrições serão em abril
Após fala confusa do ministro Milton Ribeiro, na qual comenta que o Sisu 2021 seria em janeiro, o MEC afirmou que o processo seletivo do Sisu 2021 ocorrerá apenas em abril, após a divulgação do resultado do Enem 2020.
Leia também: Teste: escolha seu filme de Natal favorito e descubra qual é o seu curso ideal
E você, lembra de mais algum acontecimento que marcou o setor da Educação em 2020?