logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

RH: Saiba como responder quais são suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

por Maria Fernanda Alves em 25/06/18 160 mil visualizações

Atualizado em: 31/08/2022

A Revista Quero recebe muitos e-mails e comentários de pessoas com dúvidas de como responder a algumas perguntas de entrevistadores, em especial duas que já viraram até clichê: qual sua maior qualidade e qual seu maior defeito.

Encontre bolsas de estudo para graduação

Realmente é preciso pensar muito bem antes de respondê-las, afinal você pode prejudicar o seu andamento no processo seletivo se passar uma imagem não apreciada pelos entrevistadores.

Se as perguntas já são tidas como clichês, imagine as respostas! Falar que é ansioso, organizado, perfeccionista caiu no gosto de muitos candidatos, mas fuja do clichê. Hoje você vai aprender como responder a essas temidas perguntas.

Veja mais: 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam
Faculdades brasileiras com maior empregabilidade, segundo ranking mundial

O que falar de defeitos na entrevista?

O que o entrevistador espera é uma resposta sincera, mas cuidado para não passar uma má impressão, o ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas, um exemplo: “Sou um pouco desorganizado. Isso já me atrapalhou muito, mas hoje tenho uma rotina de planejamento na primeira hora do dia, com ajuda de um aplicativo no celular.” 

Outro forma de citar um defeito na entrevista, dependendo da vaga, seria falar sobre desatenção ou timidez, por exemplo. No caso, sempre citar o defeito já colocando a solução encontrada: "Às vezes sou um pouco desatento, mas tenho trabalhado isso criando lembretes para não esquecer dos afazeres e têm dado muito certo, senti uma grande melhora". Ou então: Sou um pouco tímido, mas já estou melhorando isso aprendendo diversas técnicas e exercícios e tenho visto que a timidez tem diminuído aos poucos". 

Uma questão importante é ter bem claro que o entrevistador só vai te conhecer pelo que você fala e geralmente o tempo é bem curto, por isso é importante selecionar bem o que você vai compartilhar com ele nesse momento. Não cite defeitos que você não consegue dar exemplos práticos de como está trabalhando para melhorá-los, isso faz toda a diferença. Não deixe o entrevistador terminar a entrevista sem saber que você é consciente de seus defeitos e trabalha para que eles não prejudiquem seu desempenho profissional.

Não minta. Boa parte dos entrevistadores é muito bem treinada, eles poderão buscar inconsistências no seu discurso, e, se identificarem uma mentira, isso diminuirá suas chances de ser selecionada para a vaga. 

O que falar de qualidades na entrevista?

Aqui também o que vale a sinceridade, mas com um pouco de cuidado com a forma de se expressar, pois muitos candidatos tropeçam na arrogância na hora de dar essa resposta ao entrevistador. Fale sobre suas qualidades sem desmerecer os outros e respeitando que todos os candidatos que concorrem com você possuem qualidades diferentes. 

Você tem muitas qualidades, certo? Mas algumas podem ser mais relevantes para a vaga que está concorrendo que outras e algumas, inclusive, negativas. Por exemplo, se está concorrendo a uma vaga para auxiliar ou assistente, ressaltar sua predisposição para liderar pode não ser uma boa caso a empresa seja muito hierarquizada. Nesse exemplo, o ideal seria citar se você é focado, trabalha bem com prazos, organizado, trabalha bem em equipe, dentre outros

Já no caso de uma entrevista para o cargo de vendedor, por exemplo, algumas qualidades que poderiam se destacar na hora da entrevista seriam proatividade, bom relacionamento com pessoas, paciência e organização. Mas lembre-se: não minta! Analise primeiramente quais são, de fato, as suas qualidades e quais correspondem melhor à vaga. Muitos recrutadores são treinados para avaliar se a pessoa está mentindo, então fazer isso pode diminuir as suas chances de ser selecionado para a vaga.


ilustração de uma entrevista de emprego com candidatos e recrutadores

Como saber o que falar nos defeitos e qualidades da entrevista?

Acima demos algumas dicas e exemplos do que citar de defeitos e qualidades em uma entrevista de emprego, caso essas perguntas sejam feitas. Entretanto, é necessário ter em mente que cada resposta é única e muito individual, vai depender de como a pessoa é e como ela se enxerga. Caso você ainda não saiba exatamente o que responder, não se desespere.

O autoconhecimento é um processo contínuo e, para alguns, é um pouco mais lento, mas se você dedicar um pequeno tempo para refletir sobre você antes da entrevista já vai ajudar bastante. Tente fazer uma lista de coisas que você faz melhor, e o que possibilita o desempenho delas e também o que atrapalha. Assim você poderá descobrir algumas de suas qualidades e defeitos ;)

Espero ter ajudado com essas dicas, minha intenção é que você consiga se sair muito bem nas entrevistas e conquiste o seu emprego ideal.

Confira: Saiba quais são os 15 empregos em alta, segundo o LinkedIn
10 profissões para quem quer trabalhar com Educação
12 cursos para trabalhar na área esportiva

Quer fazer uma graduação para aumentar suas chances de conseguir um emprego? Veja algumas opções de faculdades:

Encontre bolsas de estudo

Veja mais: 8 cursos para quem quer trabalhar com Marketing
30 empregos do futuro com os melhores salários
Os cursos de graduação com maior empregabilidade entre os formados, segundo pesquisa

    Está desempregado ou quer mudar de emprego ainda este ano?

    Neste guia, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer. Não perca esta oportunidade de entender mais sobre o mercado e ver como conseguir emprego ainda este ano. Baixe 100% grátis abaixo:

    Baixar Guia sobre Emprego

    Veja também: 
    +Como responder às 5 perguntas mais famosas em entrevistas de emprego
    +10 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

    banner image banner image

    Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

    Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

    Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

    O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

    O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

    Feito com pela Quero Educação

    Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54