As primeiras bibliotecas de que se tem informação leva-nos ao período antes da criação dos próprios livros (7000 A.C), que eram chamadas de bibliotecas minerais, por serem constituídas por um grande acervo de blocos de argila.
De lá pra cá, com a invenção do papel e em seguida a criação dos livros, as bibliotecas foram ganhando roupagem, assim, tornando-se mais comum na sociedade.
Diante dos memoráveis registros históricos, a Revista Quero foi dar um “giro 360ª” na Biblioteca da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na cidade de Salvador (BA). Venham conferir com a gente!
Conhecendo a biblioteca
A biblioteca da Universo, campus da Avenida ACM, faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universo, que busca promover o acesso e o bom uso do acervo de um pouco mais de três mil exemplares de livros técnicos e científicos, possibilitando a construção cientifica (pesquisa e extensão). Além do rico acervo de livros, a biblioteca conta com:
- Um amplo salão de leitura;
- Salas de estudos em grupo;
- Sala de vídeo;
- Área de estudos individual;
- Terminais de consulta;
- Acesso a internet.
Para usar a biblioteca e todos os seus recursos, é necessário que os alunos estejam regularmente matriculados em cursos presenciais ou a distância da Universo. Todos precisam passar pelo sistema de cadastro biométrico!
A universidade permite também de segunda a sexta-feira, em horários específicos, que a comunidade de Salvador tenha acesso à biblioteca para realizar consultas.