logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Saiba como funciona o Sistema de Biblioteca da UCB

por Hans Moura em 11/05/18 130 visualizações

O Sistema de Bibliotecas (Sibi) começou a funcionar em 1975, pelo então projeto Banco do Livro, que deu aos estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) acesso a livros que eram sugeridos pelos professores da universidade de acordo com as disciplinas ministradas.

Ao longo do tempo, a UCB foi aprimorando a sua infraestrutura, e um dos principais projetos envolveu justamente o desenvolvimento de suas bibliotecas. Elas estão localizadas em seus três campi: Águas Claras (Biblioteca Central), Asa Norte (Biblioteca da pós-graduação) e Asa Sul (Unidade Avançada Asa Sul). Há também as bibliotecas dos polos EaD.

Como é estudar na biblioteca do meu polo EaD

A biblioteca da pós-graduação é o local em que eu estudo e tenho bastante recursos para isso. Como aluno da graduação da instituição, tenho praticamente os mesmos benefícios dos alunos da pós-graduação do Campus II – Asa Norte.

Uma das maiores vantagens em se estudar nessa biblioteca é a ótima qualidade do espaço. Trata-se de um ambiente muito tranquilo, com ar-condicionado, cabines para estudo em grupo, sala de TV e vídeo, sala de pesquisa em base de dados, mesas de estudo e uma ótima varanda para quem deseja estudar ao ar livre.

Outro aspecto bastante interessante é a qualidade no atendimento aos estudantes e as diversas ferramentas que temos à disposição. Todas as bibliotecas da Universidade Católica de Brasília trabalham de forma conjunta e integrada. Por exemplo, caso você precise de um livro que não esteja disponível na biblioteca da sede ou dos polos, você poderá solicitar imediatamente a reserva dele para a biblioteca de sua preferência e rapidamente o livro fica disponibilizado para você.

Isso acontece bastante comigo, pois geralmente a biblioteca do meu polo possui apenas obras voltadas para os cursos de mestrado e doutorado. Resolvo isso bem rápido, solicitando o envio do livro para a biblioteca.

Parcerias

O Sibi compartilha com outras instituições, que produzem e oferecem acesso à informação especializada, o atendimento necessário para o seu público utilizando uma rede compartilhada.

Saiba quem são os parceiros do Sibi:

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU);
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT);
  • Biblioteca Virtual em Saúde (OPAS/BIREME);
  • Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP);
  • Rede Pergamum.

    Livros físicos x digitais

Muitas vezes, você precisa fazer uma consulta rápida para pesquisar um determinado tema e desenvolver uma atividade acadêmica da universidade, não é mesmo?

Caso não haja, de imediato, o livro físico na biblioteca da UCB, o estudante da instituição também pode encontrar à sua disposição a mesma obra em formato digital! É só observar em seu cadastro no site de pesquisa do Sibi se a obra está ou não disponível nesse formato. Assim, você evita esperar a chegada do livro em sua biblioteca e estuda com mais eficiência.

Para mais informações sobre o Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Católica de Brasília, acesse o site: http://www.biblioteca.ucb.br/.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54