A avaliação dos alunos de MBA da Estácio, no curso de Gestão Financeira, é totalmente diferente do modelo padrão conhecido por todos.
No início de cada disciplina, os estudantes trabalham com a ideia de um consenso com os professores, para que juntos decidam o melhor método de avaliação. Isso envolve a discussão de algumas opções previamente selecionadas e o desenvolvimento de um aprendizado diferente.
Como aluna, tive a oportunidade de passar por três métodos:
- uma avaliação online de no máximo dois pontos + um trabalho presencial com valor máximo de dois pontos + uma prova com valor máximo de seis pontos.
- uma avaliação online de no máximo dois pontos + um estudo de caso de Harvard com valor máximo de oito pontos.
- uma avaliação online de no máximo dois pontos + vários trabalhos feitos em aula que o somatório foi de no máximo oito pontos.
O que achei desse método
Considerei o segundo e o terceiro métodos mais interessantes, pois eles deixam o aluno mais livre na busca pelo conhecimento. Na verdade, acho que um trabalho bem-feito é muito melhor porque o aluno realmente coloca em prática o que aprendeu. O estudo de caso é outra alternativa boa, afinal, é possível refletir sobre o assunto e analisar as melhores soluções e propostas.
A aplicação nas disciplinas
Até o momento, essa metologia foi aplicada comigo em três disciplinas:
- Método 1: Matemática Financeira
- Método 2: Economia Empresarial
- Métodos 3: Análise das Demonstrações Contábeis
O que posso concluir disso tudo
Estou cursando a pós-graduação desde junho deste ano. As metodologias de avaliações foram essas até o momento. Confesso que achei bem bacana a maioria não utilizar provas como método de avaliação. Para mim, foi uma grande surpresa.
E você? Gostou dessa metodologia? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.