O LinkedIn é uma rede social profissional que tem como missão, segundo a empresa, conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. A plataforma, que foi lançada em 2003, hoje é a maior rede social profissional no mundo, está presente em em mais de 200 países e já soma mais de 550 milhões de usuários.
Na plataforma é possível conseguir uma indicação para uma entrevista de emprego, aumentar a rede de contatos, seguir profissionais de diversas áreas que podem inspirar, etc.
Conversamos com a Lilian Tomioka, que atua como Employer Branding e Social Media na Quero Educação e tem uma vasta experiência com o LinkedIn. Tomioka afirma que a rede social pode ser uma ótima ferramenta profissional, até mesmo para quem já está empregado e não está buscando uma nova posição no momento. Ela apontou 3 excelentes formas de usar o LinkedIn e falou um pouco sobre cada uma delas.
3 boas formas de usar o LinkedIn
Como uma extensão do seu currículo
Uma nova forma que os recrutadores utilizam para conferir mais informações sobre o profissional que está entrevistando. Por isso é importante estar com o perfil em dia. Geralmente, no currículo você coloca informações sucintas e objetivas. Diferente do currículo, no LinkedIn, quanto mais informação, melhor. Tem um espaço dentro do perfil que é utilizado para Recomendações. Peça recomendações de pessoas que trabalharam com você, antigos chefes, etc.
Como uma rede social profissional
Interagir, adicionar pessoas e fazer networking. Essa é a melhor forma para trocar experiências. Parabenize seu amigo que conseguiu um novo emprego. Troque informações. Lá você consegue descolar umas dicas profissionais de recrutadores e também da área de expertise. Ah, se você está procurando, também consegue pesquisar vagas na região em que está ou que gostaria de trabalhar.
Como uma forma de conhecer mais profundamente as empresas
Quer muito ser contratado por alguma empresa específica? O LinkedIn é o lugar certo para conhecer mais o ambiente de trabalho de uma empresa grande, afinal muitas empresas compartilham informações sobre a cultura, postam fotos e vídeos de ações dos funcionários, eventos internos, etc.
Conta pra gente, você tem perfil no LinkedIn? Acha que a plataforma te ajuda profissionalmente?