Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Saiba quais são os 15 empregos em alta para 2021, segundo o LinkedIn

por Giovana Murça em 10/02/21

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma das maiores crises econômicas dos últimos tempos. No último trimestre, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,1% - a maior desde o início da pesquisa em 2012, de acordo com o IBGE. Atualmente, cerca de 14,1 milhões de brasileiros estão buscando uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. 

Mas, nem só de perdas significativas se caracteriza o último ano. Algumas categorias de empregos responderam bem às transformações no comportamento de consumo e necessidades de negócios.

É o que mostra a edição especial do relatório Empregos em Alta do LinkedIn. A pesquisa analisou as categorias de carreira que tiveram o maior crescimento em termos de contratações entre abril e outubro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

empregos em alta 2021

Analisando o crescimento e a demanda de cada área, o LinkedIn listou 15 principais categorias de empregos que impulsionarão o mercado de trabalho brasileiro em 2021, com destaque para a ascensão das áreas de telemarketing, marketing digital e e-commerce no Brasil. Confira!

1. Médicos especializados

Em 2020, com o aumento exponencial dos casos de Covid-19, os profissionais da saúde foram mais que necessários no combate à pandemia. Um dos exemplos da alta demanda são as contratações de enfermeiros de terapia intensiva, que registraram um crescimento recorde de 820% em relação à 2019, de acordo com o LinkedIn.

Cargos comuns: enfermeiro(a) de terapia intensiva, enfermeiro(a) de saúde pública, enfermeiro(a) de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico(a), médico(a) e especialista clínico.

Principais competências: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

2. Cargos em tecnologia

Na análise do LinkedIn, a tecnologia foi a categoria que se mostrou à prova da pandemia e manteve crescimento constante no ano anterior. Se adaptando bem ao novo cenário, essa área a que mais abriu abriu vagas remotas dentre as áreas em alta.

Cargos comuns: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.

Principais competências: Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).

3. Farmacêuticos e pesquisadores

A busca pela vacina contra a Covid-19 movimentou o mercado farmacêutico e de pesquisa no Brasil e no mundo. Por aqui, organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020.

Cargos comuns: técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

Principais competências: monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

4. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Para sobreviver às mudanças causadas pela pandemia, as empresas precisaram se reinventar. Nesse novo cenário, aumentou a demanda por profissionais qualificados para orientar empresas e clientes a tomar decisões de investimento estratégico, como diretores executivos, especialistas em vendas e diretores de vendas.

Cargos comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.

Principais competências: negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.

5. Especialistas em E-commerce

Com o fechamento do comércio físico, a busca pelo comércio eletrônico aumentou - e muito. Em resposta à nova demanda, a contratação de profissionais especialistas em e-commerce para cargos de logística e marketing digital aumentou 43% em relação ao ano passado, conforme a pesquisa.

Cargos comuns: diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.

Principais competências: e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

O engajamento por vídeo e mídias sociais disparou na quarentena. Aproveitando a onda, diversas empresas investiram na contratação de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo para marcar presença no meio on-line. Nessa categoria, as contratações tiveram aumento de 74%. Além disso, a pesquisa também registrou que muitos redatores e editores transitaram para novas funções de conteúdo digital, como coordenadores de conteúdo.

Cargos comuns: podcaster, YouTuber, coordenador(a) de conteúdo e editor(a) de vídeo.

Principais competências: experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos.

7. Especialistas em marketing digital

Outra categoria que se beneficia do crescimento do consumo de conteúdo on-line é a de gestão de mídias sociais e marketing digital. O relatório ainda destacou a transição de muitos assistentes administrativos e jornalistas para cargos de gerente de marketing de mídias sociais e o aumento pela busca por especialistas em desenvolvimento e produtor de conteúdo, focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional.

Cargos comuns: gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário.

Principais competências: marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

8. Profissionais de finanças

Num ano de tanta turbulência no mercado econômico e financeiro, a experiência dos profissionais financeiros, de consultores e executivos, foi muito procurada. No Brasil, o banco Itaú Unibanco e a corretora XP Investimentos se destacaram nas contratações de assessores financeiros.

Cargos comuns: diretor(a) financeiro(a), corretor(a) de ações, consultor(a) de serviços financeiros, contador(a), supervisor(a) de contas a receber e bancário(a).

Principais competências: serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.

9. Telemarketing

Na área do telemarketing, as contratações cresceram 67% em 2020, principalmente de pessoas jovens e com título de bacharel. A pesquisa também constatou uma grande migração de cargos como caixa e vendedor para posições de telemarketing.

Cargos comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

Principais competências: telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

10. Cargos de apoio a saúde

Além da busca por médicos, a pandemia também aumentou a demanda por profissionais de apoio à saúde qualificados, que devem continuar sendo requisitados em 2021. A categoria registrou um crescimento de 64% nas contratações, com destaque para os cargos de balconista de farmácia e encarregado médico

Cargos comuns: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico, assistente de saúde.

Principais competências: experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

11. Serviços criativos

Como reflexo da redução de orçamentos na área de marketing, a pesquisa revelou um aumento da busca por profissionais autônomos, de escritores a ilustradores, para trabalhar com base em projetos. Para cargos de ilustradores, por exemplo, houve um aumento de 67% no número de contratações entre 2019 e 2020.

Cargos comuns: ilustrador(a), artista 3D, redator(a), figurinista e designer gráfico.

Principais competências: ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação, Adobe Illustrator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

12. Análises de dados

De acordo com o relatório do LinkedIn, os cargos de análise de dados mantém o crescimento constante dos últimos anos. Com a necessidade de migrar as operações de negócios para o ambiente digital e garantir a eficiência de processos de dados, cargos de engenheiro de dados e analista de desempenho foram altamente demandados.

Cargos comuns: engenheiro(a) de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação.

Principais competências: Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, ciência de dados, Tableau e Google Analytics.

13. Cargos de sucesso de clientes

No último ano, para manter o suporte aos clientes, as empresas tiveram que inovar e migrar para métodos virtuais. No setor de cargos de sucesso de clientes, as contratações cresceram 37% de 2019 a 2020, com destaque para a migração de profissionais de cargos de caixa e recepcionista para a área. No Brasil, o Mercado Livre foi uma das empresas que mais contratou gerentes de experiência e atendimento ao cliente. 

Cargos comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.

Principais competências: atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

14. Profissionais do setor de varejo

Seguindo a tendência de crescimento do e-commerce, o setor varejista também registrou maior procura por profissionais para redirecionar estratégias, migrar as operações para o meio on-line e lidar com o suporte ao cliente. 

Cargos comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

Principais competências: vendas no varejo, merchandising, vendas, atendimento ao cliente e marketing.

15. Especialistas em saúde mental

A pandemia do novo coronavírus não afetou somente a saúde física da população. Os impactos negativos da doença abalaram também a saúde mental de muitas pessoas. Em 2020, as contratações de especialistas em saúde mental aumentaram 34% - em sua maioria, profissionais do sexo feminino.

Cargos comuns: psicoterapeuta e psicólogo(a) clínico(a).

Principais competências: psicoterapia, psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Está buscando um emprego?

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, confira o guia gratuito desenvolvido pelo Quero Bolsa! Nele, você vê dicas de como conseguir uma vaga de emprego ainda este ano, seja para um cargo com contrato na carteira de trabalho, estágio, trainee ou até mesmo como um freelancer.

Baixar Guia sobre Emprego

Caso você busque uma formação ou uma especialização, saiba que o Quero Bolsa oferece descontos de até 75% em todas as mensalidades de cursos de graduação, pós-graduação, idiomas e cursos livres. Para ver a lista completa de cursos com bolsa de estudo, clique no botão abaixo!

Encontrar bolsas de estudo

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54