O desenvolvimento de novas tecnologias trouxe inúmeras mudanças para o nosso dia a dia. A internet tem influenciado cada vez mais na forma como nos relacionamos e encontramos soluções para suprir nossas necessidades diárias.
Nas salas de aulas não é diferente, hoje contamos com a possibilidade de fazer cursos a distância, por exemplo. Entretanto, as mudanças não param por aí. Um novo modelo vem conquistando cada vez mais novos adeptos e trazendo muitas vantagens para os alunos. Conhece a sala de aula invertida? Não? Continue lendo este post para ficar por dentro dessa grande evolução no processo de ensino e de aprendizagem.
Como funciona a sala de aula invertida
Também conhecida como flipped classroom, a sala de aula invertida é um modelo em que o formato tradicional de ensino é completamente invertido. Com ela, o aluno aprende primeiro o conteúdo, de maneira virtual em casa ou em algum lugar com acesso à internet, antes de chegar na sala de aula. Assim, depois de absorver o conhecimento, ele fica apto a interagir com o professor, fazendo perguntas e sanando dúvidas, além de fazer os exercícios mais familiarizado com o tema da aula.
Vale lembrar ainda que, utilizando desse formato, sobra mais tempo na sala para o desenvolvimento de outras atividades como o trabalho em grupo, por exemplo. O processo de aprendizagem, então, é resultado de uma interação ainda mais eficiente entre alunos e professores.
E as vantagens não param por aí. Foram observados outros benefícios adquiridos pelos aluno que participaram do modelo de sala de aula invertida. São eles:
- Melhora no desempenho do aluno: neste novo modelo, o professor tem a possibilidade de disponibilizar um conteúdo muito mais rico e diversificado para os alunos, podendo ser videoaulas, palestras, textos em blogs entre outros. O estudante, por sua vez, pode acessar esses conteúdos na hora que quiser e quantas vezes for necessários, o que contribui para que os conhecimentos sejam melhores assimilados. Isso tudo faz com que o seu desempenho melhore consideravelmente.
- Aprendizado no ritmo do aluno: a gente sabe que cada aluno tem o seu tempo para absorver e colocar em prática o seu conhecimento. O modelo da sala de aula invertida permite que o aluno identifique com mais agilidade suas necessidades e tome as devidas providências para que elas sejam atendidas, participando de grupos colaborativos on line de estudos, por exemplo, ou pesquisando sobre os temas em que ele apresenta mais dificuldade.
- Aulas mais participativas: como dissemos anteriormente, com a sala de aula invertida, os alunos têm acesso anteriormente aos assuntos que serão discutidos dentro de sala. Assim, chegam munidos de informação, críticas e dúvidas a serem esclarecidas. Em outras palavras, eles chegam dispostos a debater os temas tornando as aulas mais interativas.
E tem mais! Os professores são instigados a trazer conteúdos que despertem sempre o interesse dos alunos. Aí, fica bom para todo mundo.
Gostou? Em algumas instituições este modelo já é realidade, confira!