logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Especiais

Sala de Estudos 09: Renan Ferreirinha fala do papel do jovem na educação

Qual é a participação do jovem na formulação de políticas públicas que ele ou ela vai usufruir?

A pergunta que Renan Ferreirinha fez a si mesmo e ao grupo do qual fazia parte foi o indutor de um movimento que fez nascer o “Mapa do Buraco”, iniciativa popular para avaliar o tamanho do “buraco” no qual a educação brasileira está inserida.

Assim como o Sala de Estudos, eles foram ouvir especialistas para entender os problemas e como resolvê-los. As 10 entrevistas planejadas se transformaram em mais de 100 e geraram o manifesto por uma  educação de melhor qualidade. Com o tempo, o Mapa do Buraco virou o Mapa Educação, que engaja jovens de todo o país em defesa de uma modelo de educação que diminua desigualdades e promova oportunidades.

"Nós temos escolas do século 19, com professores do século 20 e alunos do século 21", aponta Renan.

A falta de sintonia entre o modelo de ensino, o perfil dos professores e o comportamento dos estudantes é um dos desafios que devem ser encarados e resolvidos para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Outros desafios também precisam ser resolvidos e, na visão de Ferreirinha, dependem do envolvimento da sociedade.

Para isso, alguns dos fundadores do Mapa Educação ingressaram na política levantando a bandeira da Educação, como é o caso dele próprio. Eleito Deputado Estadual, ele assumiu uma cadeira no Legislativo Carioca aos 25 anos de idade, mais novo parlamentar da atual legislatura.

Renan Ferreirinha é filho de uma professora de matemática e estudou em colégios públicos. Ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro e, com bolsas de estudo, cursou Economia e Ciência Política na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além de cofundador do Mapa Educação, Ferreirinha também participou de outras iniciativas sociais tais como o Formigueiro, plataforma de financiamento coletivo para educação, o Acredito e o Renova BR, pela renovação da política brasileira, além de participar de programas de desenvolvimento de lideranças da Fundação Educar e da Fundação Lemann.

Renan Ferreirinha é o nono entrevistado de mais um Sala de Estudos, projeto da Plataforma Quero Bolsa, desenvolvida pela startup Quero Educação, para ouvir quem pensa, quem faz e quem é impactado  pela educação.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54