Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Samba da Rosas de Ouro leva tecnologia de universidades para o Carnaval de São Paulo

por Mathias Sallit em 20/02/20

São muitos os personagens que dão cor às avenidas e divertem os foliões durante o Carnaval. A variedade de fantasias e carros alegóricos é enorme, mas robôs e tecnologia não são tão comuns nessas festas. No desfile de 2020 de São Paulo, a Sociedade Rosas de Ouro vai quebrar essa tendência e colocar um robô para sambar no Anhembi.

Em uma parceria com três grandes universidades da capital - o Centro Universitário FEI, a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Mauá de Tecnologia -, a escola de samba, uma das mais tradicionais de São Paulo, irá abordar a Revolução Industrial 4.0 em seu samba-enredo, chamado "Tempos Modernos".

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
usp rosas de ouro carnaval sao paulo universidades tecnologia - REVISTA QUERO
Porta bandeira e Mestre salas da Rosas de Ouro em encontro com estudantes na USP

A letra do samba que ecoará no Sambódromo do Anhembi vai tratar sobre como a tecnologia transforma e vai seguir transformando diversas áreas da sociedade, entre elas, a indústria. Por isso, foram realizadas as parcerias com as universidades e com empresas que trabalham referências de tecnologia.

"Nunca uma escola de samba tinha feito essa parceria tão bacana com essas escolas de engenharia", disse a presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio. "A tecnologia veio para dentro das escolas de samba", contou Angelina durante um dos últimos ensaios da escola para o desfile.

Mesmo cada faculdade sendo responsável pelos projetos próprios, os responsáveis destacam os esforços colaborativos entre as universidades, a escola de samba e empresas, todos trabalhando por um mesmo objetivo: democratizar a revolução 4.0 por meio do desfile da Rosas de Ouro no Carnaval.

O robô da Rosas de Ouro, batizado de "Samba 10", ou ROXP4, vai acompanhar os passistas na avenida e poderá ser visto por realidade virtual. Dois carros alegóricos que estarão no desfile também estarão reproduzidos em 3D com realidade aumentada no aplicativo da Rosas de Ouro, chamado Carnaval 4.0, disponível para iOS e Android.

Leia também:
+ 10 curiosidades sobre o Carnaval no Brasil
+ 12 cursos para você participar do Carnaval

Pelo aplicativo, ainda será possível acompanhar a emoção dos passistas de cada ala da escola na avenida e todos os projetos realizados pelas universidades.

Um robô na avenida mistura tecnologia e arte

Colocar um robô para dançar no Carnaval. Esse era um dos desafios que foram colocados para a equipe de estudantes e professores do Centro Universitário FEI, que precisaram aplicar conhecimentos de uma escola de Engenharia dentro de uma escola de samba.

Pode não parecer, mas a mistura faz mais sentido do que é possível imaginar. "Foi muito importante para os nossos alunos que fazem engenharia participarem desse movimento de arte e ver que dá para fazer essa fusão entre as duas coisas", aponta Michele Rodrigues, professora da FEI. "Eles viram que é um projeto de engenharia como qualquer outro."

O robô feito pelo projeto irá acompanhar a bateria da escola dançando e "batendo palmas" e ajudará na entrega de baquetas para os integrantes da ala. "A tecnologia quebra paradigmas em várias partes e vem para acrescentar cultura, mudar cultura e misturar cultura", afirma Wilclefison Marques Lima, desenvolvedor de software formado em Ciências da Computação pela FEI.

Para ele, fazer um robô se movimentar no ritmo do Carnaval foi a parte mais desafiadora. "Foram dois meses aprendendo muito para fazer ele dançar", conta.

O ex-aluno nunca havia se envolvido com a folia, mas essa experiência o fez enxergar a festa de outra maneira. Depois de todo o trabalho, o sentimento é de dever cumprido e empolgação para o desfile. "A motivação do pessoal da bateria me motivou a também estar no desempenho para chegar no dia do desfile e o robô dançar o Carnaval", diz.

Leia mais: Sambas-enredo com temas educativos nos desfiles do Rio e de São Paulo

Tecnologia mede a emoção dos passistas na avenida

Cursos de Engenharia e de Design do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolveram um medidor que vai monitorar os batimentos cardíacos, queima de calorias e passos dos sambistas. "A gente capta os batimentos por ala, então a gente consegue capturar por ala distribuindo a média da emoção", diz Agda Carvalho, professora de Design na Mauá.

Os integrantes da escola estarão com pulseiras inteligentes que vão medir essas informações e ainda coletar dados sobre o desempenho e saúde dos participantes. Os dados serão transferidos em tempo real e vão monitorar a evolução da escola na avenida, um dos quesitos mais decisivos no desfile.

A inclusão da tecnologia em uma das principais escolas de samba de São Paulo é uma oportunidade para apresentar ao público a necessidade de valorização dessa área no Brasil. Para o professor e pesquisador da Mauá, Ari Costa, usar o Carnaval para popularizar esses conhecimentos é a melhor forma de mostrar isso.

"Se o Brasil, o brasileiro médio, não entender que essa tecnologia tem que ser absorvida rapidamente pra melhorar a competitividade e melhorar as condições da sociedade brasileira, nós vamos continuar sendo um país que não fica próximo dos líderes", conta Ari. "A ideia é que isso apareça para o público e que eles entendam que é isso que precisa ser feito."

Os cursos da Mauá envolvidos no projeto são Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Design.

Carros alegóricos e samba no Anhembi e no celular

Os carros alegóricos das Rosas de Ouro poderão também ser vistos em realidade aumentada por meio do aplicativo Carnaval 4.0. Em trabalho desenvolvido durante cinco meses, alunos do 3º ao 8º semestre da FEI modelaram carros 3D para que as pessoas possam interagir com ele pelos smartphones.

"Nunca imaginei trabalhar no carnaval com algo tão aplicado, uma referência ao Brasil inteiro", conta Murillo Bouzon, formado em Ciências da Computação na FEI e um dos coordenadores do projeto.

Foto: FEI/Divulgação
rosas de ouro carnaval sao paulo fei universidades samba enredo
Rosas de Ouro se apresentou no campus da FEI; na bandeira, o robô Samba 10

Além disso, quem usa o aplicativo também poderá acompanhar a escola de samba de dentro do sambódromo em vídeo de realidade virtual. O trabalho é feito por professores e estudantes de diversos setores da USP, como a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a Escola Politécnica e a Escola de Comunicação e Artes (ECA).

A experiência está sendo incrível, principalmente para os estudantes, que estão encontrando muito espaço para pesquisar, porque isso aqui é uma pesquisa de aplicação", afirma Almir Almas, chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA.

"Eles podem aplicar na prática todas as tecnologias que estão estudando. É ótimo que eles vivenciem a sua pesquisa, a sua ciência fora da universidade", completa Almir.

Samba-Enredo da Rosas de Ouro

A Rosas de Ouro será a última escola da elite a desfilar no Carnaval de São Paulo, no sábado, 22 de fevereiro, com desfile marcado para iniciar às 5h da manhã de domingo.

A escola vai sambar em busca de seu oitavo título da elite do Carnaval paulistano. A última conquista da Rosas foi em 2010, quando desfilaram com o samba-enredo que abordou o cacau e a produção do chocolate.

Tempos Modernos
Eu sei que o tempo voa, e vai voar
Eterna como a rosa, assim será
A nossa relação, não importa a geração
Renascerá!

Sou eu, coração de aço
A cada passo, pronto pra sonhar
Meu mundo desfaço
Feito criança, vou sorrir ou chorar
Saudade do abraço amigo
Não consigo entender
Quem sabe, nas folhas do livro
Encontro o motivo, a luz do saber

O que será? Será…
Quero viver, pra ver
Como vai ser o meu destino?
Se o meu futuro não é o mesmo de um menino

Das mais belas mãos
Revoluções a nos guiar
A inovação vem dessas mentes
O que esperar?
Dona ciência, por favor não leve a mal
Chegou a hora de rasgar o manual
Quero ver minha roseira passar
É tempo de amar, é tempo de amar
Aprender, ensinar
Conectar as emoções, unir os corações

ComposiçãoRapha SP, Aquiles da Vila, Vaguinho, Fabiano Sorriso, Rafa Crepaldi, Salgado Luz, JC Castilho, Guiga Oliveira, Leandro Flecha e Marcus Boldrini.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54