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Universidades

Sistema de Informações Acadêmicas: o calcanhar de Aquiles da Estácio

por Eduardo Schiavoni em 16/01/18 610 visualizações

Antes de mais nada, começo esse texto com uma confissão: sou entusiasta do uso de tecnologia no processo educacional e considero que a academia deve, cada vez mais, optar pelo desenvolvimento de plataformas de ensino que levem em conta essas possibilidades, em especial a rede mundial de computadores. E, diga-se de passagem, é isso que o sistema implementado na Estácio se propõe a fazer. O problema é que, infelizmente, a realidade passa longe desse objetivo.

Na teoria, a universidade se propôs a apresentar boa parte do conteúdo que disponibiliza em sala de aula através de uma página de uso restrito aos alunos. Trata-se do SIA (Sistema de Informações Acadêmicas). Além disso, a página é alimentada com conteúdo extra e material didático. Serve, ainda, como centralizador de todas as informações financeiras e acadêmicas dos alunos, centralizando também a prestação de serviços como emissão de certidões, envio de requerimentos e envio de documentos.


Na prática, o que existe entre os estudantes é o consenso de que o uso da tecnologia é um ponto muito positivo na relação que a Estácio quer construir com seus alunos, mas também há consenso que as inúmeras falhas do sistema complicam muito que esse objetivo torne-se uma realidade.

“A maioria do tempo algum problema operacional impede o uso adequado. É mais comum estar indisponível do que funcionando”, conta Bruno Novais, aluno de Direito da Estácio em Ribeirão Preto. E nem de longe ele é o único a reclamar.

SISTEMA

João Pedro Bellizzi, estudante de Jornalismo da Estácio no Rio de Janeiro, concorda. E reclama que contar com o sistema na época da renovação de matrícula é um grande problema. Segundo ele, a faculdade faz todo o processo de renovação pela Internet, mas os problemas do sistema impedem a resolução de problemas. “Todo início de semestre é isso. Parece que piora a cada semestre”, disse.

 Esse ponto, relata Maria Corvelinni, estudante de Enfermagem em Rio Preto, é a falta de solução para problemas recorrentes no SIA. “Estou no sexto semestre, e os problemas são recorrentes desde o primeiro ano. Parece que a Estácio se acomodou com os problemas, acaba deixando a situação permanecer e não resolve”, conta.

Bruno Braguetto, representante da turma de Direito do curso matutino em Ribeirão Preto, conta que é comum, a cada semestre, que o coordenador do curso fique sobrecarregado por conta da quantidade de problemas gerados pelo sistema. “Na prática, as matrículas não são feitas como deveriam e o coordenador tem que refazer o trabalho manualmente. Nesse meio tempo, há inclusive falha no sistema de controle de presença”, conta.

Outra queixa comum diz respeito às questões utilizadas pela universidade para a elaboração das avaliações. O conteúdo é alimentado por professores de todo o País, que formulam e enviam as perguntas. A escolha é aleatória e de uso obrigatório na confecção das provas. “Infelizmente, questões com respostas erradas, ou com péssima redação, são comuns. Algumas nem dá para entender”, comenta a estudante de psicologia em Ribeirão Preto Alzira Souza.

Voz da Estácio:

A redação da Revista Quero entrou em contato com a assessoria de imprensa da instituição A Estácio informa que no ano de 2017 não houve registro de crise que tenha deixado o SIA (Sistema de Informações Acadêmicas) indisponível ou com alguma falha (em uma de suas funcionalidades) que não permitisse que os alunos o acessassem. Os problemas pontuais que ocorreram foram tratados com agilidade, justamente para evitar contratempos para os estudantes.

É importante ressaltar que a instituição vem investindo continuamente em tecnologia, para deixar o ambiente cada vez mais eficiente.  No ano passado, por exemplo, foi concluída a migração do Data Center, onde contamos com um maior número de máquinas, com mais capacidade de processamento e uma arquitetura onde conseguimos dividir os ambientes (Acadêmico - alunos e professores; Administrativo - colaboradores Estácio; e Serviços). A plataforma atual também permite que os alunos consigam acessar o sistema em qualquer browser e dispositivo. A área de TI trabalhou para reformular o processo de autenticação dos alunos e professores no SIA (Logon). Neste projeto, foram realizadas mudanças importantes como a centralização do acesso através de uma página padrão, maior segurança no processo de logon e atualização do fluxo de negócio, que era considerado complexo. Essas mudanças permitiram que tivéssemos uma estabilidade maior, e um melhor monitoramento do ambiente e rastreabilidade dos erros.

Lembramos que as sugestões dos alunos são imprescindíveis para o funcionamento do nosso trabalho. Destacamos que em caso de dúvidas, sugestões ou insatisfação de qualquer natureza, sempre aconselhamos que os estudantes procurem os nossos canais internos de reclamação. A Instituição possui equipe interna própria dedicada a encontrar soluções para as demandas ofertadas. A Estácio persegue os melhores patamares na prestação de serviço e visa ampliar continuamente a satisfação do nosso aluno. Permanecemos à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.


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