Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Sisu 2020: MEC Confirma Suspensão do Resultado; 1,8 milhão são afetados

Atualização: Nesta terça-feira (28), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a divulgação dos resultados do Sisu e as inscrições do Prouni.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a suspensão do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inicialmente agendado para ter a primeira chamada na próxima terça-feira (28).


O adiamento acontece depois de a Justiça Federal acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF) que solicitava a suspensão da seleção assim que a inscrição fosse encerrada. Ainda não há uma nova data definida para a divulgação dos resultados.

Quase 1,8 milhão de estudantes foram afetados pelo problema, número total de candidatos que se inscreveram no Sisu em 2020. Esses estudantes totalizaram quase 3,5 milhões de inscrições em vagas no ensino superior, já que cada pessoa pode selecionar até duas opções de cursos.

O MEC não havia alterado o cronograma do Sisu 2020 até esta segunda-feira, mas a Advocacia Geral da União (AGU) não conseguiu derrubar a liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em tempo hábil para que a divulgação do resultado acontecesse conforme o cronograma.

Junto com a suspensão do Sisu, veio o adiamento do início das inscrições de candidatos ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), também programado para o dia 28. Veja a nota divulgada pelo MEC:

O Ministério da Educação (MEC) informa que, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, estão suspensas as inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) previstas para iniciarem nesta terça-feira, 28 de janeiro.

O Tribunal indeferiu a liminar (decisão provisória) apresentada pela União contra a decisão de suspensão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no Prouni e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No entanto, os estudantes poderão consultar informações referentes às 251.139 bolsas relativas ao primeiro processo seletivo do Prouni de 2020 no site do programa (siteprouni.mec.gov.br). Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à educação superior serão publicados após decisão final da justiça.

Problemas começaram na divulgação do resultado do Enem

Quando o resultado do Enem 2019 foi divulgado, no dia 17 de janeiro, candidatos perceberam números inconsistentes com a nota apresentada. O assunto, levantado no Twitter com a hashtag #erronoenem, foi um dos mais comentados nas redes sociais na noite da divulgação.

O MEC confirmou que houve provas que tiveram problema na contabilização e correção do gabarito do segundo dia do exame. Mesmo assim, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, minimizou a inconsistência nos resultados, classificando-a como "fácil de ser consertada" e que teria afetado apenas "0,1% das pessoas" que fizeram a prova.

O MEC determinou que as notas estariam corrigidas até o dia 20 de janeiro e disponibilizou e-mail para que candidatos pudessem relatar a situação.

Por esse motivo, as inscrições do Sisu, iniciadas no dia 21, foram prorrogadas até o domingo (26). Na última sexta-feira, estudantes voltaram a relatar erros no sistema de seleção, dessa vez utilizando a #erronosisu, que classificava o candidato nas duas opções de curso, não apenas na primeira opção.

No mesmo dia, o MPF pediu à Justiça a suspensão das inscrições no Sisu. Em decisão ainda na noite da sexta-feira, a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão do Sisu ao final das inscrições.

Depois disso, o MEC não conseguiu suspender a decisão em nenhuma instância e precisou adiar a divulgação dos resultados, ainda sem data para ser retomado.

Veja também: Problemas com o Enem não prejudicam a sua bolsa de estudo com o Quero Bolsa; entenda
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54