Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos; conheça essa solução

por Brida Rodrigues em 25/06/18 5,8 mil visualizações


A Técnica Pomodoro visa ao gerenciamento de tempo, atividades e pensamentos. Ela foi criada por Francesco Cirillo, em 1980. O método é baseado na ideia de que curtos períodos de estudo intercalados com pausas frequentes podem potencializar o aprendizado. Isso porque o cérebro consegue fixar melhor as informações.

O nome pomodoro (tomate em italiano) é uma referência ao cronômetro gastronômico em forma de tomate. Para conter as distrações e aumentar a produtividade, muitas pessoas utilizam a Técnica Pomodoro não só nos estudos, mas também no trabalho e nas atividades do dia a dia.

Sabemos que nenhuma técnica é definitiva, podendo sofrer alterações para que, de fato, atenda suas necessidades. Afinal, cada pessoa funciona de uma maneira e possui uma forma específica de aprendizado.

A dica inicial é: adapte o que for necessário e faça o que for preciso para alcançar seus objetivos.

Técnica Pomodoro: 1 - Faça uma lista de atividades

A primeira dica para começar a seguir a Técnica Pomodoro é a seguinte: no início do dia, faça uma lista com as tarefas que precisam ser realizadas. Assim, você vai saber organizar e priorizar as mais difíceis e as mais fáceis. O objetivo desse passo é você saber em quais temas você irá direcionar seu foco, logo no início.

Conforme você for executando as atividades, você riscará aquelas que já tiverem sido realizadas. Assim, você consegue ver quantos “pomodoros” - ou seja, períodos de 25 minutos - ainda faltam e como está sendo seu desempenho.

Crie também uma lista de tarefas não planejadas. Essas tarefas serão as interrupções que acontecem no decorrer do pomodoro. Marque um asterisco na frente dessa tarefa para que assim você perceba quantas vezes você foi interrompido pela mesma situação. Nas próximas atividades, você pode criar estratégias para evitar que isso aconteça novamente.


Técnica Pomodoro: 2 - Execute as atividades

Depois de escolher a atividade inicial, você precisa ajustar o timer do seu celular ou de algum cronômetro e realizá-la em 25 minutos (1 pomodoro). Quando o tempo acabar, imediatamente, você precisa parar de fazer o que está fazendo e pausar por 5 minutos, exatos. Logo após, retorne para sua atividade ou inicie uma nova, caso já tenha concluído o que estava fazendo.

Você irá repetir o método. Depois de quatro pomodoros realizados, você fará uma pausa maior, de até 30 minutos. Conforme você for finalizando as atividades, risque da lista que você fez logo no início.

É de extrema importância que seu esforço seja direcionado para a atividade que está sendo feita dentro dos 25 minutos. Com isso, sua concentração, produtividade e absorção do conteúdo será muito maior.


Técnica Pomodoro: 3 - Gerencie as interrupções

Uma das regras da Técnica Pomodoro é gerenciar todo tipo de interrupção, para que você consiga ter foco. Existem dois tipos de interrupções, a interna e a externa.

A interrupção interna é a que parte de você, algo que você tenha lembrado enquanto está fazendo a atividade. Quando isso acontecer, você precisa anotar essa atividade extra para você realizar depois de terminar o pomodoro. Pode ser desde um conteúdo que o professor passou na sala de aula, sobre o qual você tenha alguma dúvida, até um telefonema ou um remédio que você precise tomar. Anote absolutamente tudo e faça depois.

Segundo Francesco Cirillo, criador da Técnica Pomodoro, a maioria das interrupções podem esperar o término de um pomodoro, pois raramente são situações de urgência. Já um exemplo de interrupção externa é receber um e-mail aos 23 minutos do pomodoro: você pode responder ao e-mail depois, pois parar a tarefa no meio pode fazer com que você se distraia.


Regras fundamentais da Técnica Pomodoro

Para ficar mais claro, veja as regras que precisam ser seguidas fielmente:

  • Fazer uma tarefa por vez em cada pomodoro.

  • Um pomodoro não pode ter menos de 25 minutos. Se terminar antes, faça a revisão, veja se tem dúvidas e anote.

  • O tempo também não pode passar de 25 minutos. Ainda que com 3 minutos a mais você complete a tarefa, o correto é fazer a pausa e finalizar no próximo pomodoro. Nesse aspecto, a técnica é questionada por alguns, já que interromper o processo, depois que você conseguiu fluir no conteúdo, pode atrapalhar, esfriando o aprendizado. O criador da Técnica Pomodoro, no entanto, atesta que para ela funcionar, você precisa ser fiel a essas regras.  

  • Um pomodoro interrompido precisa ser anulado e você precisa recomeçar a atividade.

Aprenda com a Técnica Pomodoro

Após utilizar algumas vezes a Técnica Pomodoro, você poderá observar seu desempenho em determinadas tarefas, assim como medir melhorias no seu comportamento. Por exemplo:

  • Veja quanto tempo você gasta com uma matéria ou determinado exercício. Com isso, você vai conseguir se planejar e direcionar seus esforços para a atividade que exige mais de você.

  • Você vai entender o que te distrai.  

  • Veja o que te interrompe constantemente e crie estratégias para evitar essas interrupções.

  • Você poderá verificar se a técnica melhorou sua concentração e ansiedade.

  • Perceba se sua produtividade foi potencializada.

  • Confira seu progresso. O tempo de execução de algumas atividades pode diminuir e isso pode ser uma consequência de você estar absorvendo as informações com mais facilidade.

E aí, você já conhecia a Técnica Pomodoro? Conta para gente o que achou!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54