Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Telemarketing: você conhece o outro lado da linha?

por Natália Plascak Jorge em 30/07/19 180 visualizações


Se você é brasileiro, já deve ter recebido alguma ligação de telemarketing na vida. O que muita gente não para para pensar é que essa prática acaba sendo, muitas vezes, difícil para quem se encontra dos dois lados da linha. De um lado, uma pessoa tentando vender um produto ou serviço; do outro, alguém que não quer ser incomodado.

Nos últimos tempos, essa discussão ficou ainda mais evidente e mostrou que tem muito consumidor por aí que realmente não gosta de ser perturbado. O cadastro em uma lista nacional de não perturbe, para não receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações, é o exemplo claro disso. A medida acabou de ser implantada, teve mais de um milhão de números cadastrados e o objetivo de reduzir a quantidade de reclamações contra empresas desse segmento na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

É importante lembrar que esse cadastro só vale para as empresas de telecomunicações e não para todos os tipos de empresas dos mais variados setores. 

O que a gente nem sempre consegue analisar com mais atenção é que essa atividade também pode ser bastante estressante para quem está do outro lado da linha, já que esse tipo de atendimento pode envolver muitos xingamentos, pouca compreensão e um grande desconhecimento sobre a composição desse mercado, que emprega muitas pessoas no Brasil. 

O setor de telemarketing em números

Segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que representa empresas como multinacionais, nacionais, de capital aberto, fechado, de pequeno e grande porte que trabalham com isso, o setor empregou 1,5 milhão de funcionários (internalizados e terceirizados) em 2018, sendo 387 mil colaboradores das empresas associadas à ABT.

De acordo com dados coletados pela associação em 2017, a faixa etária da maioria dos funcionários atuantes nessa função (57%) era de jovens de até 25 anos. 

A área é tida como a porta de entrada para o primeiro emprego de muitos brasileiros. O reflexo disso também se expressa no grau de escolaridade dessas pessoas: 62% possuem Ensino Médio completo e 31% estão cursando o Ensino Superior, nos mais variados cursos.

O sexo feminino domina a ocupação e representa 67% da força de trabalho.

O salário médio nacional de um Operador de Telemarketing é de R$1.007 no Brasil, de acordo com o site Love Mondays.

Muito além do telemarketing

Como se trata de uma área em que vários tipos de atendimento podem ser realizados, a confusão é bastante frequente quando o assunto é telemarketing e atendimento ao cliente.

O termo correto para o setor, na verdade, é contact center, já que abrange mais do que ligações por voz. O maior volume de ligações é na linha de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Outras linhas são Recuperação de Crédito, B2B (Business to Business), Televendas e Autosserviço e Transações digitais.

O contact center pode atender diversos tipos de serviços: telemarketing, televendas, SAC, ouvidoria, Helpdesk, Relacionamento com o cliente e cobrança.

No próprio atendimento, também existem alguns termos próprios, que definem o trabalho a ser realizado.

  • Ativo: quando o operador faz uma ligação com o objetivo de oferecer produtos e serviços;
  • Receptivo: quando o operador recebe uma solicitação do atendimento do cliente para tirar dúvidas, pedir informações ou fazer uma reclamação;
  • Híbrido: quando as duas ações acima são realizadas em uma ligação.

O surgimento do Reclame Aqui

Seguindo essa linha de bom atendimento ao cliente, há 9 anos, surgiu o prêmio Reclame Aqui, uma iniciativa de reconhecimento para empresas que levam a sério esse contato com o consumidor. A premiação ganhou, em 2013, a força da Revista Época, uma parceira de peso para o projeto.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54