logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Tema da redação do Enem 2017 aborda desafios para formação educacional de surdos no Brasil

por Adriana Nakamura em 05/11/17 22 mil visualizações

O tema da Redação do Enem 2017 surpreendeu não apenas candidatos, mas também professores.

Embora a acessibilidade fosse uma aposta recorrente entre quem se arriscou a palpitar sobre os possíveis temas de redação do Enem 2017, poucos chutariam que os "desafios para formação educacional de surdos no Brasil" ganhariam o protagonismo da prova deste domingo (5).

professor e coordenador do Curso Poliedro de São Paulo, Júlio Ferreira, julga positiva a inserção do assunto na pauta das discussões sobre inclusão social. "Neste ano, o Enem levou milhões de alunos a refletirem sobre uma parcela da sociedade que normalmente é negligenciada, a quem é negado o pleno exercício de cidadania", ressalta. 

Para o professor Ferreira, a surpresa de todos pela especificidade da deficiência abordada pela Redação do Enem 2017 reforça o fato de que o tema ainda é pouco debatido e o quanto o Brasil ainda precisa avançar na inclusão social dos surdos:

"Embora não seja necessariamente diferente de abordagens temáticas de anos anteriores, não se esperava que, dentre os grupos sociais desprivilegiados, os surdos fossem contemplados pela proposta, o que demonstra a pouca atenção que nossa sociedade dispensa para inclusão social desse grupo."
Júlio Ferreira - Professor e Coordenador do Curso Poliedro de São Paulo

O professor do Poliedro acredita, ainda, que o raso nível de discussões sobre o assunto no Brasil pode ter prejudicado candidatos pegos de surpresa. "Apesar de existir legislação sobre o assunto, normalmente não há um debate em âmbito generalizado sobre esse tema. Isso certamente pode ter dificultado a abordagem de muitos alunos", afirma.

Tema da Redação do Enem 2017: Metalinguagem?

O tema da Redação do Enem 2017 vai ao encontro da acessibilidade da própria prova do Enem. Pela primeira vez na história do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC responsável pelo exame, disponibilizou a surdos e deficientes auditivos um dispositivo contendo um vídeo das questões traduzidas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Teria o tema da Redação do Enem 2017 sido inspirado na implantação da videoprova traduzida em Libras? O que vocês acham?

Domingo que vem tem mais Enem!

O Enem 2017 será aplicado em dois domingos seguidos - 5 e 12 de novembro. Diferente dos anos anteriores, a Redação foi no primeiro dia de provas. Nas 5h30 de duração, além da Redação do Enem, os candidatos têm de entregar as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

A prova do próximo domingo (12) terá uma hora a menos de duração (4h30) e abordará as Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Veja também:
Checklist do Enem
Química Enem: 13 dicas de como estudar para essa prova
Física Enem10 dicas de como estudar para essa prova
Biologia Enem: 9 dicas de como estudar para essa prova
Qual é a melhor forma de fazer um chute certo em questões do Enem?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54