logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Tema de redação da reaplicação do Enem 2020: A falta de empatia nas relações sociais no Brasil

O tema de redação escolhido para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é: "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil".

A temática foi divulgada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais: 

Para Ana Cristina Campedeli, professora de Redação do Colégio Oficina do Estudante, a escolha do tema foi pertinente, pois conversa com fatos da atualidade vivenciados pelos candidatos da prova. 

"Eles, então, poderiam citar, por exemplo, as chamadas 'vacinas de vento' dadas em idosos por enfermeiras; ou jovens que saem de casa, apesar da pandemia, e esquecem-se da possibilidade de serem portadores do vírus da Covid-19 ,o que poderá causar a doença, ou até mesmo a morte, em pais e avós que vivem com eles. Além disso, a falta de pesar dos líderes nacionais às famílias que perderam seus entes queridos para essa doença poderia servir como mais uma ilustração em sua redação", explica.

A professora ainda acredita que o tema dialoga com as propostas de outros vestibulares desse ano e propõe reflexão sobre o momento pandêmico que o mundo está vivenciando.

Como é corrigida a redação do Enem?

Para corrigir a redação do Enem, o Inep utiliza cinco competências de avaliação, sendo que cada uma é avaliada entre 0 e 200 e, somadas, compõem a nota final do candidato, que pode variar de 0 a 1000.

No último ano, o Inep divulgou para os estudantes o manual de correção da redação dado aos corretores. Essa foi a primeira vez que o órgão responsável pela prova compartilhou o documento publicamente. 

Para te ajudar, a Revista Quero destrinchou cada uma das cartilhas e listou o que é avaliado nos critérios de avaliação e como conseguir a nota máxima em cada uma delas. Confira:

Onde estudar com a nota do Enem?

Considerado o maior vestibular o Brasil, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja onde usar a sua nota:

  •   Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
  • Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular. 
  • Quero Bolsa: com a sua nota, você pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil
 Saiba mais: Como estimar a nota do Enem?

Sabe sua nota do Enem? Que tal usar o Simulador de Notas de Corte?

Tudo que você precisa para utilizar o Simulador de Notas de Corte do Quero Bolsa é informar os seguintes dados: 

- Curso que você pretende prestar;
- Sua cidade ou a cidade em que você deseja estudar;
- E qual foi a sua nota no último Enem.

Simulador de notas de corte do Enem

Depois disso, você verá em quais faculdades você tem chance com os três programas oferecidos pelo governo: Sisu, Prouni e Fies. Demais, não é mesmo?

Saiba mais: Qual é a diferença entre Quero Bolsa, Sisu, Prouni e Fies?


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54