Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2
Profissões

Terapias online: o que são e como funcionam

por Natália Plascak Jorge em 27/08/19

terapia online

A utilização do bom e velho divã tem passado por algumas transformações com o passar dos anos e o surgimento das terapias online. Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, até as consultas com o psicólogo foram ganhando outros formatos.

A resolução nº 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia é um exemplo dessa mudança. Ela trouxe a ampliação das possibilidades de oferta dos serviços de Psicologia e a liberação do atendimento psicológico pela internet com um número ilimitado de sessões.

Segundo a conselheira Rosane Granzotto, trata-se de um grande passo para a Psicologia brasileira. “A nova resolução atualiza a legislação anterior. Isso vinha sendo largamente demandado pela categoria, uma vez que a resolução CFP N.º11/2012 já se mostrava ultrapassada em relação aos avanços no campo da tecnologia da informação e comunicação que se multiplicaram desde 2012. Com ela, nossa legislação acompanha outros países que já oferecem esses serviços há vários anos de forma regulamentada”, lembra Rosane.

Como funcionam as plataformas de terapias online

A terapia online funciona por meio de plataformas que conectam psicólogos e pacientes. A pessoa pode escolher o profissional, os valores e a forma de pagamento das consultas a um psicólogo.

O Brasil já tem algumas dessas plataformas. Uma delas é a Vittude, que possui mais de 13 mil usuários e cerca de 3.000 psicólogos cadastrados. Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a ferramenta que possibilita essa busca de profissionais da Psicologia já está presente em mais de 50 países.

“A ideia da Vittude surgiu de um incômodo particular. Eu faço terapia há mais de sete anos. No passado, tive grande dificuldade em encontrar um psicólogo que pudesse me ajudar. A tentativa de escolher um psicólogo pelo catálogo do plano de saúde foi uma frustração: nomes e endereços empilhados sem informações que me ajudassem a escolher o melhor profissional. Passei por três consultas frustradas, com psicólogos pouco preparados para ouvir e de fato ajudar. Percebi o quanto esse percurso era complexo para encontrar um psicólogo”, conta Tatiana.

“Quando criei a Vittude, pensei no que sentia falta e não achava nos catálogos dos planos: currículo (queria saber onde o profissional se formou, se fez pós graduação, quanto tempo tinha de formado, etc), qual área de atuação e se a experiência daquele psicólogo era para a situação que eu estava buscando e principalmente endereço, agenda e valor da consulta. Quando tudo ficou bem, transformei esses incômodos em vontade de empreender e fazer algo pela saúde do nosso país. Vi que, com o avanço da tecnologia, seria possível ampliar o acesso das pessoas a profissionais de saúde. Tínhamos uma oportunidade em saúde mental, uma vez que os atendimentos online já eram regulamentados na Psicologia, embora ainda tivessem limitações”, lembra a CEO.

A especialidade mais requisitada na plataforma

Como recordista de buscas, a ansiedade aparece em primeiro lugar entre as especialidades mais procuradas por quem acessa a Vittude. “Aparentemente, todo mundo se considera um pouco ansioso nos dias atuais. E faz muito sentido! O Brasil é considerado pela Organização Mundial da Saúde o país mais ansioso do mundo”, explica Tatiana.

Além da ansiedade, há também uma grande demanda por profissionais em ascensão de carreira para desenvolvimento profissional. Em geral, gestores que querem aprender a lidar melhor com suas rotinas, estabelecer uma melhor relação com seu time e crescer profissionalmente.

Também estão em quadros muito procurados a depressão, o estresse/burnout e quadros relacionados à sexualidade, disfunções sexuais (tanto masculinas como femininas), bem como problemas no relacionamento amoroso (tanto para terapia individual como de casal).

Desafios para um psicólogo nas terapias online

Embora seja algo muito bom, que só tenha a agregar, que democratiza e facilita o acesso para muitas pessoas que antes não as tinham, existem alguns casos em que as terapias online não são indicadas, por isso é importante que aconteça o atendimento presencial.

“São pessoas que estão vivendo momentos mais sensibilizados da vida. Pessoas que passaram por uma situação de desastre, pessoas com ideias suicidas, casos graves. Casos que requerem algo que vá além do contato a distância. Nessas duas situações que descrevi, essas pessoas precisam primeiramente de um atendimento presencial para aquele momento muito sensível”, destaca Ana Paula Dias, psicóloga que atende pela Vittude.

terapia online

Sobre os desafios que envolvem esse tipo de atendimento, a psicóloga ressalta dois pontos: “vejo que um deles é estarmos atentos a essas questões, entender a demanda que o paciente traz. Quando identificamos que a pessoa precisa desse acolhimento mais presencial, cabe a mim, enquanto profissional, direcioná-la. Outro ponto é sobre a escolha da melhor plataforma, aquela que trará maior segurança para nós e o paciente”.

Como qualquer novidade, a prática online ainda gera uma certa resistência tanto por parte de alguns profissionais quanto de alguns pacientes. “É natural que isso ocorra, pois é uma prática muito nova, principalmente no Brasil. Em outros lugares do mundo se fala de psicoterapia online há mais tempo, e aqui esse debate é muito recente. A resolução que liberou o trabalho de psicoterapia online sem número de sessões definidas é do ano passado. No entanto, existem muitos estudos científicos que falam dos bons resultados da psicoterapia online com embasamento científico. Pesquisas feitas no Brasil, de muita qualidade e de profissionais sérios, que dizem que é um trabalho com efeitos muito positivos”, acrescenta Ana Paula.

Pontos positivos das terapias online

  • Locomoção
    Algumas pessoas não conseguem se locomover ao consultório físico, às vezes por uma questão de saúde, por alguma deficiência, ou por imunidade. Há também aquelas que vivem em cidades menores com poucos profissionais e buscam uma psicoterapia em uma linha específica e que nenhum profissional de sua cidade segue.
  • Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia juntamente com informações do SUS e do IBGE, metade dos municípios brasileiros, cerca de 5.570, não possuem psicólogos na área clínica. O CFP também contabiliza aproximadamente 300 mil profissionais em sua base, mas 60% deles ficam concentrados na região Sudeste. Cidades com população menor a 80 mil habitantes, em geral, não possuem psicólogos que atendam clinicamente. 
  • Distância
    Muitas pessoas fora do Brasil gostariam de ter acesso à psicoterapia e serem atendidas por profissionais que falem seu idioma e entendam a sua cultura. É outra experiência falar com alguém que viveu em uma cultura diferente. É difícil descrever emoções em outro idioma, apesar da fluência.
  • Tempo
    Pessoas que trabalham viajando o tempo todo, muitas vezes, estão se deslocando durante toda a semana e não conseguem um horário para ir ao consultório presencial. 

Cuidados que podem ajudar a garantir uma boa consulta

Se a ideia é mesmo buscar a terapia online, é sempre bom ficar atento a algumas questões, como:

  • Veja se o profissional está registrado no Cadastro Nacional de Psicólogos. A pesquisa pode ser feita com o nome completo ou número no conselho.
  • Verifique se há reclamações contra o serviço em sites como o Reclame Aqui e o Proteste.
  • Busque locais mais reservados para o atendimento, procurando um ambiente tranquilo e em que você não sofra interrupções. 
  • Procure usar também o computador ou celular pessoal.
  • Tente utilizar um provedor de internet de qualidade para que o sinal não fique caindo a todo momento. Não se esqueça também de usar um bom anti-vírus. 
“O mundo está mudando, e a tecnologia está aqui. Ela é nossa aliada, desde que a usemos com critério e respeitemos pontos importantes com seriedade. Feito isso, ela só tem a agregar.” Ana Paula Dias, psicóloga que atende pela Vittude

Curiosidade

O MEC ainda não possui em sua base cursos de Psicologia a distância. Mas, algumas instituições já oferecem cursos de extensão voltados para qualificação de profissionais na área de terapias online.


Tags relacionadas:

F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54