Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Teste vocacional funciona de verdade?

por Isabela Giordan em 02/03/18 8,1 mil visualizações

Escolher qual carreira seguir não é algo fácil. Muito menos quando nos “forçam” desde muito novos a tomar essa decisão. Afinal, aposto que você se lembra quando você tinha uns sete anos e já te perguntavam “o que você quer ser quando crescer?”.

O tempo vai passando e ficamos cada vez mais próximos do momento de fazer essa escolha crucial. Em muitos casos, quando a pessoa não tem nenhuma dica do que fazer, surge a ideia de buscar ajuda on-line. Afinal, não custa nada tentar!  

Na maioria dos casos, após poucos segundos de procura, a opção “teste vocacional” é uma das primeiras opções a aparecer! Entretanto, será que testes vocacionais funcionam de verdade?

Teste vocacionais funcionam?

Como o próprio nome diz, esses tipo de teste são uma ótima opção para indicar quais áreas a pessoa possui mais vocação (você pode chamar também de “facilidade”). Visto que, se você for sincero em suas respostas, o teste pode identificar suas características  e combiná-las com as carreiras que “pedem” esses atributos.


Entretanto, é preciso ter consciência de que esses testes são apenas um tipo de orientação, outros fatores podem influenciar na escolha da carreira ideal para você. E como a Maria Fernanda já disse em um texto da Revista Quero: “se você acha que precisa de mais ajuda, a melhor coisa a fazer é procurar um psicólogo. Ele estará pronto pra te ouvir e auxiliar na busca”.

Ah, é também importante lembrar que, só porque você decidiu por certa profissão, isso não significa necessariamente que você não pode mudar de ideia no futuro.

Como funciona o teste vocacional do Quero Bolsa?

Caso você tenha ficado interessado e queira fazer um teste vocacional, eu tenho uma boa dica para você: o teste vocacional do Quero Bolsa.

Quero fazer o teste vocacional do Quero Bolsa

Esse é um teste de associação de padrão de respostas a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner. Essa teoria diz que existem diversos tipos de inteligências e que os seres humanos possuem todas, mas cada pessoa desenvolve um tipo (ou mais) diferente do que o outro.  

Por exemplo, a inteligência desenvolvida por Neymar Jr. é diferente daquela que foi aperfeiçoada por Bill Gates. Ambos podem ter a mesma quantidade de inteligência, porém o tipo otimizado por cada um é diferente.

Ou seja, a partir das suas escolhas, será possível descobrir quais são os tipos de inteligência que você melhor desenvolveu e conectá-las com possíveis carreiras.

Essas são as inteligências analisadas:

1 - Lógico-matemática

Habilidade de pensar de forma objetiva, conceitual e abstrata, além da capacidade em discernir padrões lógicos ou numéricos.

2 - Linguística

Habilidade em comunicação (oral ou escrita), tranquilidade em falar em público, facilidade em aprender línguas.

3 - Musical

Habilidade em diferenciar tons, ritmos e nuances musicais. Aptidão para produção musical, seja tocando instrumentos ou compondo.

4 - Espacial

Habilidade em perceber com precisão o mundo através de imagens. Sensibilidade à cor, forma, configuração e espaço. Habilidade em representar graficamente ideias visuais.

5 - Corporal

Habilidade em controlar e usar o corpo com o fim de resolver problemas ou realizar atividades complexas. Domínio em coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade.

6 - Interpessoal

Habilidade em detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros. Capta e interpreta o sentimento do outro facilmente.

7 - Intrapessoal

Habilidade no conhecimento dos próprios valores, crenças e alta consciência de si.

8 - Naturalista

Habilidade em interação com a natureza, estudar, reconhecer plantas, animais, solos e elementos naturais.

Ficou curioso para saber qual é o seu tipo de inteligência? É só clicar aqui e fazer o teste vocacional do Quero Bolsa. Conte para gente nos comentários qual foi o seu resultado! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54