Recentemente, o sertanejo Luan Santana anunciou que iria trocar suas músicas românticas pelo Heavy Metal.
Depois de muito desespero dos fãs do
Metallica cantor nas redes sociais, a verdade foi revelada: era uma campanha
publicitária.
Alterar o rumo de sua carreira é sempre uma decisão muito complicada. E, muitas vezes, o momento desta escolha chega antes mesmo de você terminar a faculdade e entrar no mercado de trabalho.
Sentir vontade de trocar de curso é normal, mas é preciso tomar muito cuidado antes de sair arranhando a guitarra em outras áreas.
Por isso, fizemos uma lista com 4 dicas para quem pretende trocar de curso na faculdade:
Você tem certeza?
Parece uma pergunta idiota, né? Claro que você tem certeza! Assim como tinha certeza que queria trocar até de mãe quando era obrigado a sair do videogame!
Pare e pense se não está desanimado com alguma situação pontual, como um semestre mais complicado, dificuldade em conseguir estágio ou um professor que você não gosta – etapas que serão superadas naturalmente com seu esforço.
Analise a grade do seu curso novamente, tente lembrar qual era o seu objetivo quando escolheu esta carreira e se isto ainda faz sentido para você.
Existem opções dentro do curso?
Nem sempre é preciso mudar completamente de rumo, apenas realizar ajustes.
Se você não se identifica com sua turma, faça um teste em outra de classe. Se está com problemas de atraso, tente outro horário ou unidade. Se não é estimulado por algum professor, peça para assistir à mesma disciplina com outro docente.
Mudanças simples podem ajudar mais do que você imagina.
Descubra o que gosta
Está mesmo decidido que escolheu a carreira errada? Então, é hora de descobrir em que curso você se daria bem.
Mesmo que você já tenha outra graduação em mente, pesquise o máximo possível e analise as suas opções. E não tenha medo de trocar até mesmo de área, de Humanas para Biológicas ou Exatas, por exemplo.
Testes vocacionais podem ajudar a indicar outras direções, de acordo com o seu perfil. Clique aqui e faça o teste vocacional gratuito do Quero Bolsa.
Experimente as suas opções
Já sabe o seu novo curso ou tem dois “finalistas”? Conheça as aulas na prática. Entre em contato com uma universidade e peça para assistir a algumas disciplinas como ouvinte.
É uma ótima maneira de entender a rotina da turma, o perfil dos estudantes, o estilo das aulas, entre outros. Ou seja, se tudo aquilo que você leu na sua pesquisa é verdade.
Conversar com outras pessoas e conhecer histórias parecidas com a sua também pode ajudar. Aqui na Revista Quero, os Guias da Faculdade Gabu Camacho e Wellington Duarte já viveram a experiência de trocar de curso e escreveram sobre o assunto – é só clicar sobre os nomes deles para ler os textos.
E você? Já trocou de curso ou está pensando e escolher outra carreira?
Conte sua experiência pra gente!