Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Uerj Sem Muros: Evento deixa legado de esperança para alunos da universidade pública

por Raphael Fernandes em 08/10/19 640 visualizações

A Uerj Sem Muros (USM) chegou ao fim nesta última semana. Para quem não conhece, o evento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) tem como objetivo apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento na universidade, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura. Neste ano, a 29° edição da USM celebrou os 150 anos da Tabela Periódica.

A abertura do evento contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, que apresentou uma palestra sobre a importância da igualdade de gênero na ciência. A professora é a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto na direção da UFRJ, em quase cem anos de história.  

“Não há motivos que expliquem o porquê das mulheres não atingirem posições de destaque nas suas carreiras, a não ser uma característica da sociedade, não apenas brasileira, mas mundial, que é o machismo. Isso tem mudado, mas de forma muito lenta. Então é importante que façamos o diagnóstico, que o problema seja identificado, para que políticas possam ser implantadas, buscando a igualdade”, afirmou Carvalho.

Ao longo de cinco dias, o público também pôde conferir apresentações dos projetos de extensão nas modalidades: Pôsteres, Feira de Prestação de Serviços e Espaços de Ciência e Cultura, onde ocorreu muito canto, dança, teatro, exibição de filmes e obras de arte. 

"A universidade pública é pensante. Não é à toa que foram mais de 1000 trabalhos apresentados em apenas uma semana", relata Clara Quintaneira, estudante de Jornalismo na Uerj. "É muito importante ver que, mesmo na atual situação crítica, temos incentivo à pesquisa e educação pública."

uerj sem muros
Clara Quintaneira apresentando o projeto "Copa América 2019: Esporte, Mídia, Identidades Locais e Globais (Foto: Débora Gauziski)

A ciência foi a grande estrela desta edição. Visitantes interagiram com experimentos nas áreas de Física, Oceanografia, Geologia, Biologia, Arqueologia, Paleontologia e Meio Ambiente. A tabela periódica, grande homenageada, atraiu olhares e mentes dos presentes. Uma experiência inovadora para conhecê-la contou com o auxílio do aplicativo Elements, representando os elementos em realidade aumentada. Além dessa apresentação, em uma sala interativa foi possível observar o holograma do interior de um átomo.

Igor Ferreira, estudante de Biologia, afirma que a experiência de apresentar na USM foi enriquecedora, pois o evento promoveu acessibilidade a pesquisa científica desenvolvida na universidade.

"Nós, estudantes, tivemos a oportunidade de apresentar a nossa pesquisa e ressaltar a importância dela para a comunidade. A Uerj Sem Muros é um espaço bem rico de conhecimento que podemos trocar até com pessoas que trabalham em áreas diferentes da nossa. Eventos assim deveriam acontecer com mais frequência", afirma Igor.

uerj sem muros
Igor estuda a resposta de bactérias oportunistas que podem causar infecção urinária nas pessoas, além de outros tipos de infecções (Foto: Cintia Silva dos Santos)

Com muita música e arte, o encerramento do evento, teve a presença dos músicos Chico Chico e João Mantuano, no qual realizaram um show gratuito no Teatro Odylo Costa, filho. 

Mais informações sobre a Uerj Sem Muros estão disponíveis no site da universidade.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54