Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

UFMG oferece mais de 80 cursos de mestrado

* Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

Concluiu a graduação com sucesso e quer dar o próximo passo para se especializar? Já pensou em iniciar um mestrado? A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece esse tipo de especialização. [Imagina só, entre um livro e outro, um pão de queijo com doce de leite para animar os estudos - nada mal, hein?]

gif de jovem empolgado
"Vamos lá!"

Assim como todas as instituições de ensino, a entrada aos cursos de pós-graduação da UFMG seja ele pós-graduação stricto sensu (que incluiu mestrado) e lato sensu (especialização) é feito por meio dos processos seletivos divulgados em editais, de acordo com as normas gerais do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), órgão deliberativo, consultivo e normativo responsável por isso. 

Leia também: Como e onde fazer um mestrado a distância?

Quais são as etapas?

Entre as etapas de admissão, os alunos que finalizaram o curso de graduação precisam se sair bem na entrevista com o coordenador ou reitor, teste de conhecimento ou em outro processo previsto no regulamento do curso escolhido (isso mesmo, um passo de cada vez!).

Além disso, todos os candidatos precisam estar capacitados a compreenderem textos de literatura técnica ou científica em pelo menos outro idioma para o mestrado, conforme definição de cada programa. De acordo com o regulamento de cada curso, a exigência de uma segunda língua também pode ser dispensada - mas convenhamos que dominar um segundo idioma aumentam as chances na carreira, não é mesmo?

O valor da inscrição, assim como a mensalidade dos cursos, varia de acordo com as disciplinas e pode ser consultado diretamente no site da universidade ou então por meio da pró-reitoria de pós-graduação da UFMG pelo telefone (31) 3409-4040.

Leia também: Como é fazer um mestrado?

Durante os dois anos em que estudou na universidade, Fabio Bentes, que hoje atua como diretor comercial em uma empresa referência no mercado de vídeos online, conta que o curso de Administração serviu como uma ‘virada de chave’ para o futuro da sua carreira. “Na época eu estava um pouco perdido com o rumo que daria na minha carreira. Estudei Tecnologia, mas não sentia firmeza no caminho que iria seguir”, explica o executivo que, no início do curso, percebeu que não seria fácil conciliar trabalho e estudos. “O nível de dedicação precisa ser altíssimo, senão fica impossível acompanhar”, alerta. 

Para ele, as disciplinas, os professores e o alto nível de colegas de classe foram os pontos altos do seu mestrado. “A troca de experiências com profissionais de diversos setores, idades e experiências foi altamente rico. Os professores entravam na sala com a missão de tirar o melhor de cada um de nós”, conta Bentes, que alcançou a direção da empresa onde trabalha hoje em pouco mais de um ano. 

Qual curso escolher?

A UFMG oferece mais de 80 cursos em nove áreas distintas de mestrado profissional e acadêmico - para escolher entre um e outro você precisa saber quais são seus interesses e objetivos pessoais e profissionais. Os editais geralmente são disponibilizados no início do primeiro semestre do ano e a partir disso o candidato precisa seguir as instruções e se candidatar para a vaga (ou vagas). As turmas são formadas por 20 alunos, mas essa quantidade pode variar de um curso para outro, no entanto ela é considerada ideal para que haja um maior aproveitamento da turma. Além disso, há orientadores que acompanham e auxiliam os alunos ao longo do curso e na dissertação. 

Confira as áreas que a UFMG oferece em seu mestrado:

O tempo médio do curso de mestrado na UFMG varia entre um ano e dois anos e meio. Além do tempo dedicado, a instituição exige ainda a conclusão de vinte e quatro créditos e a defesa da dissertação dos alunos.

Leia também: Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

Manifesto Enem

Recentemente o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG se reuniu virtualmente para discutir o adiamento do Enem. Entre as preocupações dos seus conselheiros estão a garantia da igualdade nos processos de seleção, além do direito à educação a todos os candidatos. 

Veja abaixo o manifesto na íntegra:

“Mais de 55% dos estudantes da UFMG são oriundos de escola pública, que têm sido diretamente afetados, pela atual situação, e a maior parte desses sistemas estão com as aulas suspensas, sem condições de acesso a tecnologias de informação ou redes de conexão nas casas de parte expressiva dos alunos. É urgente considerar que este não é um ano letivo típico, que estamos em um período de excepcionalidade e é necessário responder com medidas que a situação exige. Vários países que aplicam exames dessa natureza, como mostrado em pesquisas recentes, já adiaram seus exames, pois é necessário pensar em planos de contingenciamento e, principalmente, nos impactos na vida de tantos jovens, cujos futuros estarão comprometidos”, avalia a reitora Sandra Goulart Almeida, presidente do Cepe.
A posição do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG acompanha duas manifestações divulgadas nesta semana. Na Solicitação coletiva de suspensão do calendário do Enem, cerca de 140 entidades educacionais e jurídicas afirmam que "as desigualdades sociais refletem-se e aprofundam-se nas desigualdades educacionais, e a realização de atividades escolares por meios virtuais negligencia o fato de que grande parte dos jovens brasileiros não dispõe dessa possibilidade e das condições necessárias para acesso e aprendizagem dos conteúdos exigidos nas avaliações definidoras para o prosseguimento dos estudos em nível superior. Considere-se que 87,5% dos estudantes do ensino médio no Brasil frequentam escolas públicas”.

Que tal começar o seu mestrado?

Independentemente do tipo de mestrado (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site do Quero Bolsa é o lugar ideal para que você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Está esperando o quê? Dê uma olhada!

Encontrar bolsas de mestrado

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54