A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou neste semestre uma grande novidade: a cidade universitária agora conta com uma sala de cinema. O intuito é fazer com que os estudantes curtam o tempo livre e consumam um conteúdo educacional que, além do lazer, possa agregar na formação.
O lema é “o cinema é público”. Com isso, além dos alunos, a comunidade no geral pode ter acesso ao ambiente. Essa possibilidade irá contribuir com a aproximação do campus com os moradores da zona oeste do Recife, que por muitas vezes são carentes de equipamentos culturais.
Leia também: Estudante da UFPE tem filme selecionado para festival nos EUA
Localizado no bloco B do centro de convenções da instituição, o espaço conta com 178 poltronas, incluindo lugares inclusivos. O valor da entrada varia de acordo com a categoria que será exibida durante a semana.
Muito mais do que exibir filmes, o cinema da UFPE busca valorizar projetos audiovisuais produzidos por alunos. Até o dia 29 de novembro, foram reproduzidos filmes de ex-alunos e ex-alunas da universidade gratuitamente.
“Exatamente 10 anos depois, eu exibo um filme na mesma universidade onde comecei a estudar Cinema. Para mim é uma honra, é como um ciclo meu se encerrando”, Relata Anny Stone, ex-aluna de Cinema da universidade.
A programação composta por projetos de estudantes, além de valorizar o conteúdo, incentiva o lançamento de mais trabalhos acadêmicos com esse direcionamento. Dessa forma, aumentam as possibilidades de filmes produzidos por alunos da cidade universitária serem exibidos.
Em dezembro, o Cinema UFPE seguirá com uma mostra comemorativa dos dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da universidade. Com a inserção do cinema na cidade universitária, os cursos que de algum modo abordam a importância de consumir conteúdos audiovisuais e principalmente obras cinematográficas terão mais possibilidade de promover atividades de extensão.
Alfredo Macedo Gomes, reitor da UFPE, conta que o cinema da universidade chegou para fazer a diferença. “O nosso cinema vem somar às demais salas públicas de Pernambuco, como as salas do Derby e de Casa Forte”.
Segundo a professora Mannuela Costa, coordenadora do projeto, “o cinema da UFPE é de caráter público, capaz de se pautar por aquilo que há de melhor na produção audiovisual, e queremos passar a ser uma alternativa de qualidade aos cinemas comerciais”.
Além de prestar serviços para a comunidade, o cinema da universidade pretende por meio do conteúdo fomentar o pensamento crítico sobre o setor do audiovisual. Serão promovidas atividades, palestras, eventos e debates para que se possa discutir com alunos e especialistas a importância do cinema e como esse mercado tem se modificado.
“Alunos e comunidade podem esperar da programação cinematográfica da UFPE um conteúdo diverso e que busca valorizar produções com base na nossa cultura. Contaremos também com filmes produzidos por alunos da universidade. Acredito que será uma grande satisfação para os estudantes em ver o seu projeto sendo exibido desse modo”, relata a vice-coordenadora e professora da UFPE, Amanda Mansur.