A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove uma calourada um pouco diferenciada na busca de promover a comunicação entre calouros e veteranos antes mesmo de se encontrarem em sala de aula e nas imediações da instituição.
Assim que sai a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os veteranos, em especial a última turma que ingressou no curso, acessam a lista de feras e começam a procurá-los nas redes sociais.
Deste modo, o Diretório Acadêmico do curso realiza uma publicação na sua conta do Instagram ou Facebook no intuito de ser um ponto de encontro de todas essas informações coletadas. Por fim, os estudantes marcam os perfis sociais de cada calouro encontrado e é a partir daí que as duas gerações começam a se conhecer e trocar ideias sobre si e, principalmente, sobre o curso.
Saiba como ingressar na UFPE e em universidades Pernambucanas utilizando a nota do Enem
A ação foi iniciada a partir do Diretório Acadêmico da UFPE e também entre os próprios alunos veteranos da instituição como uma contribuição para que os novos estudantes se sintam acolhidos pela universidade e ainda mais confortáveis em fazer novas amizades. Esse hábito de procurar calouros tem gerado clima de diversão entre os estudantes e uma curiosidade em conhecer quem foi apresentado por uma tela de celular.
Victor Gabriel, fera 2020 do curso de Nutrição da UFPE, comenta que esperava conhecer os calouros, mas não no momento da matrícula. “Fiquei animado com a recepção do pessoal, cheguei na universidade para realizar a matrícula e estava uma galera no momento."
"Tiravam dúvidas sobre o curso, davam dicas dos materiais que seriam necessários ser adquiridos o quanto antes e ainda foi solicitado um contato para criação de um grupo no WhatsApp, para nos mantermos informados sobre assuntos importantes, além de influenciar a nossa comunicação”. Ele ainda acrescenta que no final da matrícula já sabia alguns dos conteúdos de classe e a sala onde possivelmente seriam as aulas.
O momento foi marcado com alegria entre todos durante a matrícula, veteranos celebraram junto com os calouros a aprovação. Além disso, houve brincadeiras para pintar o rosto com o nome do curso e da instituição para os estudantes que quisessem.
Para o professor Luciano Meira, do Departamento de Psicologia da UFPE, essa forma de recepção contribui para que os novos estudantes se sintam ainda mais acolhidos. “Esse hábito se revela um caminho de recepção muito mais benéfico e útil do que as práticas de trotes e pegadinhas que, muitas vezes, são exercidas de forma agressiva, pois fortalece a teia de relações que amplia as possibilidades de construção de conhecimento e de laços afetivos, como produção da ciência para a sociedade.”
Leia mais:
+ Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE oferece cursos de idiomas para alunos e comunidade
+ UFPE conta com sala de cinema com programação cultural e exibição de filmes de ex-alunos
Na mesma semana da calourada diferenciada, foram realizadas atividades acadêmicas para marcar a volta às aulas da UFPE. O encontro ocorreu nos três campi, para receber calouros e veteranos para início do primeiro semestre letivo de 2020. No campus Recife, o evento foi realizado no hall do Centro de Convenções da universidade e contou com aula magna comandada pelo reitor Alfredo Gomes, além de atrações culturais e exposição de setores administrativos da universidade.