Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

UFPE incentiva a relação de calouros e veteranos por redes sociais

por Aurilene Candida em 06/03/20

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPEpromove uma calourada um pouco diferenciada na busca de promover a comunicação entre calouros e veteranos antes mesmo de se encontrarem em sala de aula e nas imediações da instituição.

Assim que sai a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os veteranos, em especial a última turma que ingressou no curso, acessam a lista de feras e começam a procurá-los nas redes sociais.

Reprodução: UFPE
UFPE incentiva a relação de calouros e veteranos por redes sociais - REVISTA QUERO
Calouros, veteranos e coordenadores do curso de Fonoaudiologia no primeiro dia de matrícula

Deste modo, o Diretório Acadêmico do curso realiza uma publicação na sua conta do Instagram ou Facebook no intuito de ser um ponto de encontro de todas essas informações coletadas. Por fim, os estudantes marcam os perfis sociais de cada calouro encontrado e é a partir daí que as duas gerações começam a se conhecer e trocar ideias sobre si e, principalmente, sobre o curso.

Saiba como ingressar na UFPE e em universidades Pernambucanas utilizando a nota do Enem

A ação foi iniciada a partir do Diretório Acadêmico da UFPE e também entre os próprios alunos veteranos da instituição como uma contribuição para que os novos estudantes se sintam acolhidos pela universidade e ainda mais confortáveis em fazer novas amizades. Esse hábito de procurar calouros tem gerado clima de diversão entre os estudantes e uma curiosidade em conhecer quem foi apresentado por uma tela de celular.

Reprodução: UFPE
UFPE incentiva a relação de calouros e veteranos por redes sociais
Victor, de bolsa azul, relata que foi bem recepcionado pelos veteranos

Victor Gabriel, fera 2020 do curso de Nutrição da UFPE, comenta que esperava conhecer os calouros, mas não no momento da matrícula. “Fiquei animado com a recepção do pessoal, cheguei na universidade para realizar a matrícula e estava uma galera no momento."

"Tiravam dúvidas sobre o curso, davam dicas dos materiais que seriam necessários ser adquiridos o quanto antes e ainda foi solicitado um contato para criação de um grupo no WhatsApp, para nos mantermos informados sobre assuntos importantes, além de influenciar a nossa comunicação”. Ele ainda acrescenta que no final da matrícula já sabia alguns dos conteúdos de classe e a sala onde possivelmente seriam as aulas.

O momento foi marcado com alegria entre todos durante a matrícula, veteranos celebraram junto com os calouros a aprovação. Além disso, houve brincadeiras para pintar o rosto com o nome do curso e da instituição para os estudantes que quisessem. 

Para o professor Luciano Meira, do Departamento de Psicologia da UFPE, essa forma de recepção contribui para que os novos estudantes se sintam ainda mais acolhidos. “Esse hábito se revela um caminho de recepção muito mais benéfico e útil do que as práticas de trotes e pegadinhas que, muitas vezes, são exercidas de forma agressiva, pois fortalece a teia de relações que amplia as possibilidades de construção de conhecimento e de laços afetivos, como produção da ciência para a sociedade.”

Leia mais:
Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE oferece cursos de idiomas para alunos e comunidade
UFPE conta com sala de cinema com programação cultural e exibição de filmes de ex-alunos

Na mesma semana da calourada diferenciada, foram realizadas atividades acadêmicas para marcar a volta às aulas da UFPE. O encontro ocorreu nos três campi, para receber calouros e veteranos para início do primeiro semestre letivo de 2020. No campus Recife, o evento foi realizado no hall do Centro de Convenções da universidade e contou com aula magna comandada pelo reitor Alfredo Gomes, além de atrações culturais e exposição de setores administrativos da universidade.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54