A Universidade de Brasília (UnB), por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), possui um Laboratório de Patologia Clínica (LPC). Ele fica localizado no Hospital Veterinário de pequenos animais e conta com mais de 50 m² de área física.
O que o laboratório realiza?
O laboratório faz exames para auxiliar os dois hospitais veterinários da UnB, o de pequeno e o de grande porte. Os tipos de análises feitas no local são:
- Hemograma;
- Exames bioquímicos diversos;
- Urianálises;
- Exames de derrames cavitários;
-
Exames de líquido sinovial e líquor.
Usuários frequentes
O Laboratório de Patologia Clínica (LPC) apoia as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UnB. As disciplinas da graduação, por exemplo, que mais utilizam o espaço são de Fisiologia Veterinária 1 e 2, Patologia Clínica Veterinária e a de Prática Hospitalar. Além disso, ele desenvolve vários outros projetos de forma isolada ou em parceria com outros departamentos e órgãos para fomentar a pesquisa científica.
A estudante Marianne Azevedo Teixeira se forma no segundo semestre de 2018, no curso de Medicina Veterinária da UnB, e foi estagiária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) no Laboratório de Patologia Clínica da UnB entre 2011 e 2016. Para ela, a experiência trouxe um grande aprendizado. "O laboratório firma muito a teoria vista em sala de aula com uma rotina de prática boa. Os benefícios são que estamos sempre integrados em pesquisas e sempre temos discussões de casos. Os professores são muito atenciosos, como a professora Giane Regina Paludo, que sempre se mostrou à disposição dos alunos e vira a UnB de ponta cabeça para ajudar a gente", lembra Marianne.
Composição do LPC
O Laboratório de Patologia Clínica (LPC) possui vários responsáveis que garantem as regras e o bom uso dos equipamentos. São eles:
- Técnicos de laboratório, de nível médio e superior;
- Residentes do curso de Medicina Veterinária;
- Estudantes de graduação que realizam iniciação científica;
-
Pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado.
Telefone para contato: (61) 3107-2813