Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Na Unesp Bauru, projetos de extensão e estrutura da cidade atraem estudantes

por Marina Borges em 12/08/19 170 visualizações

Dos 24 campi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) espalhados pelo estado de São Paulo, a Unesp Bauru é o que conta com o maior número de cursos.

Ao todo, são 20 graduações nas faculdades das três áreas de conhecimento: Faculdade de Ciências (FC), Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) e Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), além de contar com a pós-graduação. Ao final desta matéria, a relação de cursos da Unesp Bauru.

Leia mais: Do campus ao ouro Pan-Americano: a relação dos estudantes da Unesp com o esporte universitário

O que Bauru oferece?

Se você se identificou com os cursos presentes no Campus de Bauru, antes de falar sobre a universidade em si, é importante saber da estrutura que compõe sua possível futura cidade. Levando o nome de um sanduíche e o slogan de “sem limites”, Bauru é uma boa opção pra conciliar estudo e lazer.

Uma cidade que conta com diversas faculdades, não poderia ser adjetivada de outra coisa se não universitária. As opções de entretenimento variam desde festas e bares até programas mais familiares. Com 20 cursos distribuídos, o que não falta é programação para o fim de semana. Costumeiramente, acontecem diversas festas em repúblicas e em locais de eventos.

Além disso, a "cidade-lanche" oferece bares que vão do popular ao requintado, para todo tipo de gosto! Alguns dos mais procurados pelos alunos são o Bar da Rosa, Bar do Brecha, Bar do Português e Bendito Santo Botequim. Para os mais reservado, programas como cinema, visita ao zoológico, jardim botânico e parques são boas opções.

E para aqueles que são fãs de esporte, Bauru será um prato cheio! A cidade é sede de três clubes nacionais de futebol, vôlei e basquete, sendo eles: o Noroeste, o Vôlei Bauru e o Bauru Basket, respectivamente. Além disso, se você for esportista, a cidade conta com quadras poliesportivas, como as do Sesc Bauru – a sede bauruense oferece estrutura qualificada e programações (esportivas ou não) mensais gratuitas para todas as idades.

Projetos na Unesp Bauru

Fora da sala de aula, a Unesp Bauru oferece projetos de extensão que colocam em prática as teorias aprendidas em classe. Cada curso possui várias opções de programas extracurriculares, confira alguns deles: 

Ensinando e Aprendendo Handebol (FC)

Vinculado ao Departamento de Educação Física de Bauru, o projeto é desenvolvido junto à comunidade desde 2003 e envolve o ensino de handebol para crianças e jovens e promove festivais esportivos. “O nosso objetivo é desenvolver um trabalho social com as crianças carentes por meio do handebol, não importa o quanto cada um sabe, mas sim o que aprendem de novo a cada aula”, aponta Fernanda Eid, estudante de Educação Física e professora dentro do programa de extensão.

Unesp Bauru
Roda de conversa com os jovens do projeto (Foto: Marina Borges)

 As atividades realizadas no projeto acontecem aos sábados das 9h às 10h30, na Praça de Esportes (Departamento de Educação Física da Unesp Bauru).

FEB Racing (FEB)

Vinculado à FEB, o projeto começou a ser desenvolvido em 2012 por iniciativa dos estudantes, a fim de se inserirem na área da Engenharia Automotiva. O objetivo do FEB Racing é construir um veículo de competição do tipo Fórmula com motor que visa desempenho, segurança, confiabilidade e economia para participar de competições universitárias.

O que mais me agrada no projeto é poder trabalhar em cima de algo que realmente vai se concretizar, mesmo ainda sendo aluno de graduação”, pontua Geraldo Francati, estudante e membro do projeto de extensão.

Unesp Bauru
Membro do projeto durante competição universitária (Foto: Reprodução/Facebook FEB Racing)

Voz do Nicéia (FAAC)

Vinculado à FAAC, o projeto Voz do Nicéia é um jornal comunitário desenvolvido por alunos juntamente com os moradores do bairro Jardim Nicéia, localizado próximo à Unesp. Visando levar mais informações e dar voz aos residentes da comunidade, são desenvolvidos quatro edições do jornal impresso por ano, além de matérias veiculadas no website e produção de conteúdo para a página no Facebook. Os alunos do Voz do Nicéia também realizam atividades de socialização com o bairro.

Unesp Bauru
Alunas do projeto pintando moradores da comunidade em evento realizado (Foto: Marina Borges)

Segundo Sarah Gomes, estudante e coordenadora do projeto, “os eventos são mais uma alternativa de promover a integração da equipe do jornal com os moradores do bairro, para que ambos se sintam confortáveis para se relacionar. Em média, são realizados quatro eventos por ano com temáticas diversas para que essa integração aconteça”, finaliza.

Natação para pessoas com dificuldades motoras (FC)

Unesp Bauru
Professores do projeto com os alunos durante aula (Fotos: Marina Borges)

Vinculado à Faculdade de Ciências, o projeto foi fundado em 1992 com objetivo de auxiliar a movimentação do aluno na água, beneficiando, assim, o aspecto físico e o psicológico. Com aulas gratuitas, o projeto é aberto para a comunidade.

A Atlética

A Associação Atlética Acadêmica Unesp Bauru é uma entidade sem fins lucrativos que tem como propósito viabilizar a prática esportiva para os alunos que fazem parte dos cursos oferecidos em Bauru. Semanalmente, a Atlética disponibiliza treinos para 12 modalidades diferentes, sendo elas: Atletismo, Natação, Futsal, Futebol, Vôlei, Vôlei de Praia, Handebol, Basquete, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Judô e Xadrez.

Cursos por Faculdade da Unesp Bauru

FC

Se você deseja cursar algum dos cursos citados, a Unesp Bauru é uma opção para o crescimento pessoal e profissional. Encontre mais informações aqui!

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54