No próximo domingo, dia 17, acontecer a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A prova oferece mais de 2500 vagas e é a porta de entrada para mais de 60 cursos de graduação.
O vestibular tradicional da Unicamp é dividido em duas fases mais prova de habilidades para alguns cursos. Ele é organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).
Veja: Calendário Unicamp 2020
Para te ajudar na primeira fase desse vestibular, a Revista Quero listou tudo o que você precisa saber antes da prova da Unicamp. Confira!
Horário
A prova de conhecimentos gerais será no domingo, dia 17, e terá duração de 5 horas. A Comvest recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. Veja o cronograma do dia:
Unicamp 2020 |
Horário |
Abertura dos portões | 12h |
Fechamento dos portões | 13h |
Início da prova | 13h |
Término do tempo de permanência mínima | 16h30 |
Término da prova | 18h |
Local de prova
Os locais de prova da Unicamp foram divulgados no dia 25 de outubro e podem ser acessados no site da Comvest.
Atenção: Não será permitido a entrada de acompanhantes nos locais de prova.
Documentos obrigatórios
No dia da prova, os candidatos devem apresentar o documento original de identificação com foto indicado no momento da inscrição.
O que pode levar?
Além do documento, também é obrigatório que os candidatos levem caneta de cor preta em material transparente para preencher o gabarito. Também são permitidos:
- Lápis preto;
- Borracha;
- Régua transparente;
- Compasso;
- Água;
- Lanches, como refrigerante, suco, doces, balas etc.
O que não pode levar?
Veja os itens proibidos na prova, sujeitos à desclassificação, segundo a Comvest:
- Aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos;
- Relógios tipo smartwatch que possibilitem conexões remota à outros equipamentos. Outros tipos de relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira;
- Corretivo líquido, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais não permitidos.
Atenção: Durante a prova, os candidatos poderão ser submetidos a revista com detector de metais e aparelhos eletrônicos.
Sobre a prova
A prova da primeira fase da Unicamp é composta por 90 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais. São abordadas todas as áreas do conhecimento de nível médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês. A prova também apresenta questões de caráter interdisciplinar.
Leia também: Como é o vestibular da Unicamp?
Na primeira fase, cada questão vale um ponto, totalizando 90 pontos. A nota final da primeira fase é padronizada de acordo com a média dos outros candidatos, sendo 500 a pontuação média.
Serão convocados para segunda fase os candidatos que obtiveram as melhores notas, acima de 550 pontos, por curso escolhido. O número de convocados varia de acordo com a relação candidato/vaga de cada curso.
Gabarito e convocados para segunda fase
O gabarito oficial é liberado cerca de 5 dias após a prova. A divulgação da lista de aprovados para a segunda fase acontece dia 9 de dezembro, juntamente com a divulgação dos locais de provas da segunda fase e notas de corte.
A segunda fase do vestibular é dividida em dois dias e está marcado para os dias 12 e 13 de janeiro de 2020.
Veja também: Como funciona o sistema de cotas da Unicamp?