Nesta terça-feira (09), ocorreu o segundo e último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021. Os candidatos responderam às questões dissertativas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Conhecimentos Específicos da área de interesse.

"A prova se mostrou atual. Abordou, em diversas áreas do conhecimento, o tema das queimadas, que são constantes tanto na Amazônia quanto no Pantanal, e a pandemia - a Covid-19 foi abordada em duas matérias: em Matemática e também em Biologia", avalia Madson Molina, coordenador do Curso Anglo.
"Também tivemos uma questão que comentou sobre o vazamento de óleo que aconteceu em 2019, o que mostra uma boa sintonia do vestibular da Unicamp em relação à criticidade dos alunos e também ao quanto eles devem se apropriar dos conhecimentos para olhar o mundo de uma maneira mais crítica", continua.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pelo exame, já divulgou os cadernos de prova do último dia da segunda fase. Acesse:
- 2ª fase da Unicamp - Ciências Biológicas / Saúde
- 2ª fase da Unicamp - Ciências Exatas / Tecnológicas
- 2ª fase da Unicamp - Ciências Humanas / Artes
A primeira chamada da Unicamp está prevista para o dia 10 de março. O gabarito da segunda fase ainda não tem data para ser divulgado, mas você já pode conferir a correção em tempo real feita pelos professores do Anglo Vestibulares:
Como foi cada prova?
Neste segundo dia de aplicação, a segunda fase da Unicamp contou com questões de diversas disciplinas. Veja, abaixo, os comentários do coordenador do Anglo para cada uma das provas:
Matemática
"Em linhas gerais, a prova de Matemática teve um nível de dificuldade acima do tradicional, mas foi uma boa prova, uma prova abrangente."
Física
A prova de Física também teve um nível de dificuldade acima, principalmente quando comparamos com as questões da primeira fase. Agora, na segunda fase, exigia mesmo uma imersão do aluno na leitura de gráficos e textos. Foi uma prova em que o aluno teria que trazer muito conhecimento de casa.
Química
É uma tradição na Unicamp uma prova que não se apega ao conteúdo, mas, sim, à habilidade não só de apreensão de um texto verbal, mas também de gráficos e tabelas. E que o aluno se sinta hábil para fazer o cruzamento de todas essas informações e chegar na resposta. Uma boa prova, mantendo essa tradição.
Biologia
Foi considerada pelos professores do Curso Anglo uma prova desafiante, abrangente - exigia muita concentração - e também abordando novas tecnologias. O assunto da Covid-19 surgiu, mas não foi considerada uma prova simples, uma prova imediata.
História
Os professores identificaram uma prova de nível alto. Envolvia um repertório de obras de arte e de textos historiográficos, mas temas que já foram trabalhados em versões anteriores do vestibular da Unicamp.
Geografia
Foi considerada pelos professores uma prova difícil. Continha uma questão que exigia um conhecimento de Ensino Superior, e que se destacava em relação às demais. E o que chama a atenção também é a ausência de mapas. Mas foi uma prova atual, que abordou a questão da queimada que aconteceu no Pantanal.
Sociologia / Filosofia
Foi também uma prova exigente, mas atualizada. Abordou temas da nossa sociedade contemporânea, como democracia, direitos humanos e a pluralidade, mas não era uma prova simples. E chama a atenção que não tivemos este ano questões de Filosofia.
"A Unicamp cumpriu a sua função. Uma prova bem elaborada e alinhada ao que entendemos como sendo as habilidades necessárias para que os alunos consigam olhar para o mundo de maneira crítica", resumiu Madson. "Foi uma encomenda muito bem feita para a seleção dos alunos que a Unicamp quer na instituição. Parabéns à banca!".
Provas de Habilidades Específicas
Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, o exame ainda não acabou. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, eles irão prestar a prova Habilidades Específicas, em Campinas.
Leia também: Unicamp 2021: veja a correção comentada da segunda fase
+ Unicamp 2021: como é calculada a nota final?
+ Calendário Unicamp 2021