Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Unicamp 2021: confira a correção comentada do último dia da segunda fase

Nesta terça-feira (09), ocorreu o segundo e último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021. Os candidatos responderam às questões dissertativas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Conhecimentos Específicos da área de interesse.

Divulgação/Unicamp
unicamp 2021 correção segunda fase

"A prova se mostrou atual. Abordou, em diversas áreas do conhecimento, o tema das queimadas, que são constantes tanto na Amazônia quanto no Pantanal, e a pandemia - a Covid-19 foi abordada em duas matérias: em Matemática e também em Biologia", avalia Madson Molina, coordenador do Curso Anglo.

"Também tivemos uma questão que comentou sobre o vazamento de óleo que aconteceu em 2019, o que mostra uma boa sintonia do vestibular da Unicamp em relação à criticidade dos alunos e também ao quanto eles devem se apropriar dos conhecimentos para olhar o mundo de uma maneira mais crítica", continua.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pelo exame, já divulgou os cadernos de prova do último dia da segunda fase. Acesse: 

A primeira chamada da Unicamp está prevista para o dia 10 de março. O gabarito da segunda fase ainda não tem data para ser divulgado, mas você já pode conferir a correção em tempo real feita pelos professores do Anglo Vestibulares:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como foi cada prova?

Neste segundo dia de aplicação, a segunda fase da Unicamp contou com questões de diversas disciplinas. Veja, abaixo, os comentários do coordenador do Anglo para cada uma das provas:

Matemática

"Em linhas gerais, a prova de Matemática teve um nível de dificuldade acima do tradicional, mas foi uma boa prova, uma prova abrangente."

Física

A prova de Física também teve um nível de dificuldade acima, principalmente quando comparamos com as questões da primeira fase. Agora, na segunda fase, exigia mesmo uma imersão do aluno na leitura de gráficos e textos. Foi uma prova em que o aluno teria que trazer muito conhecimento de casa.

Química

É uma tradição na Unicamp uma prova que não se apega ao conteúdo, mas, sim, à habilidade não só de apreensão de um texto verbal, mas também de gráficos e tabelas. E que o aluno se sinta hábil para fazer o cruzamento de todas essas informações e chegar na resposta. Uma boa prova, mantendo essa tradição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Biologia

Foi considerada pelos professores do Curso Anglo uma prova desafiante, abrangente - exigia muita concentração - e também abordando novas tecnologias. O assunto da Covid-19 surgiu, mas não foi considerada uma prova simples, uma prova imediata.

História

Os professores identificaram uma prova de nível alto. Envolvia um repertório de obras de arte e de textos historiográficos, mas temas que já foram trabalhados em versões anteriores do vestibular da Unicamp.

Geografia

Foi considerada pelos professores uma prova difícil. Continha uma questão que exigia um conhecimento de Ensino Superior, e que se destacava em relação às demais. E o que chama a atenção também é a ausência de mapas. Mas foi uma prova atual, que abordou a questão da queimada que aconteceu no Pantanal.

Sociologia / Filosofia

Foi também uma prova exigente, mas atualizada. Abordou temas da nossa sociedade contemporânea, como democracia, direitos humanos e a pluralidade, mas não era uma prova simples. E chama a atenção que não tivemos este ano questões de Filosofia.

"A Unicamp cumpriu a sua função. Uma prova bem elaborada e alinhada ao que entendemos como sendo as habilidades necessárias para que os alunos consigam olhar para o mundo de maneira crítica", resumiu Madson. "Foi uma encomenda muito bem feita para a seleção dos alunos que a Unicamp quer na instituição. Parabéns à banca!".

Provas de Habilidades Específicas

Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, o exame ainda não acabou. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, eles irão prestar a prova Habilidades Específicas, em Campinas.

Leia também: Unicamp 2021: veja a correção comentada da segunda fase
Unicamp 2021: como é calculada a nota final?
+ Calendário Unicamp 2021

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54