Com o objetivo de agregar saberes acadêmicos em conjunto com a sociedade, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) conta com a Semana de Integração. O evento é composto por diversos polos, entre eles gastronômico, cidadão, saúde e esportivo. Em 2019, a Semana chega à sua 17ª edição e acontece entre os dias 21 e 25 de outubro.
Leia mais: Programa inclusivo da Unicap insere negros e indígenas na universidade
Com a finalidade de integrar a comunidade no espaço acadêmico para que, além de prestações de serviços como emissão de documentos e trabalhos voltados para a saúde, o público externo se mantenha informado sobre assuntos que se fazem importantes tanto para o dia a dia quanto para refletir sobre a atualidade, seguindo uma linha de raciocínio acadêmica.
Assim como as edições anteriores a Semana de Integração, além de contar com parcerias externas, terá o apoio de professores e alunos para que juntos se mobilizem para compartilhar informações relevantes com a sociedade e aprender uns com os outros.
O estudante pode acompanhar o andamento dos conteúdos e serviços prestados para a comunidade ou optar por atuar como voluntário no evento, onde terá um trabalho a ser exercido junto com os professores.
Será uma semana de mobilização em que os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática boa parte do que se é aprendido em sala de aula.
A Semana de Integração terá o projeto Rádio Ao Vivo, composto por alunos de comunicação que serão responsáveis por manter uma programação de rádio no ar durante todo o evento. Essa cobertura busca manter os presentes atualizados sobre o que está acontecendo e sobre as demais programações.
“A participação direta dos alunos no evento é de suma importância, pois é o momento em que irão exercitar as técnicas de rádio que se aprende nas disciplinas", comenta a professora do curso de Jornalismo, Andréa Trigueiro. "Irão sentir o que é um dia a dia nas redações, pelo fato de produzir, publicar, fotografar, entre outras funções, sem contar que ao mesmo tempo terão contato com pessoas de outros cursos e a sociedade em si”, completa a professora.
Um dos objetivos da Semana da Integração é fazer com que os graduandos tenham contato com pessoas de dentro e fora da Unicap, cumprindo um dos papeis da instituição que é retribuir para a sociedade tudo que se recebe de incentivo para exercer o papel de universidade. Com isso, a faculdade busca fazer com que a população entenda que se faz necessário compartilhar saberes para se crescer juntos e começar a mudança a partir do conhecimento, na esperança de um futuro melhor.
Laís Pedrosa, estudante de Ciências Biológicas na Unicap, comenta que essa é a segunda edição que participa como voluntária. “O evento é incrível, na última edição em que participei achei interessante o modo como aprendi a lidar com o público. O que me chamou a atenção foi poder refletir sobre como as outras pessoas enxergam a postura dos alunos que estão representando a Universidade", conta a aluna.
Deste modo, o evento tem buscado compartilhar com a cidade o que há dentro da universidade, o que é trabalhado e produzido no ambiente acadêmico. Com isso, toda a programação acaba se tornando um convite especial para a comunidade conhecer a instituição com um olhar voltado ao ponto de vista físico e conceitual, resultando em uma oportunidade para que os estudantes possam compartilhar com o público externo boa parte do conhecimento que é adquirido com os estudos.
Foto de capa: Reprodução/Unicap

