Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

UniJorge promove 14ª edição do Interculte, encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação

por Isaac Zedecc em 01/11/19

(Reprodução/Unijorge)

Já dizia Johann Goethe, “Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte”. A arte pode significar muitas coisas, expressão, revolta, amor, aprendizado. Por isso, Arte-Expandida é o tema da 14ª edição do Interculte - Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação promovido pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), que aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019.

O evento aconteceu no Campus Paralela da Unijorge e contou com diversas atividades, como oficinas, minicursos, palestras, mesa redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos previamente inscritos e selecionados. Além de possibilitar todos os benefícios ao corpo discente, o evento ainda é aberto à comunidade externa, possibilitando assim a criação de uma rede de contatos e trocas intensas de conhecimento e vivências.

A abertura, realizada no dia 22 de outubro, contou com uma mesa redonda conduzida por Paula Sibilia, antropóloga, ensaísta e pesquisadora argentina, com o tema “Entre redes e paredes: a vida em tempos de dispersão”. Depois, Renato Rezende, doutor em Arte e Cultura Contemporânea no Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador visitante do Museo Reina Sofia, em Madrid, conduziu a mesa redonda “O campo expandido do contemporâneo”.

Para os alunos, o Interculte é sempre uma oportunidade de deslocamento da sala de aula, com oportunidades de complementação de currículo e pequenas especializações, a partir da vivência dos profissionais de mercado, apresentadas em palestras, oficinas e minicursos. Além disso, os alunos têm a possibilidade de apresentar seus artigos e projetos desenvolvidos dentro da Unijorge, conseguindo assim reconhecimento e gratificação pelos seus esforços acadêmicos.

“O Interculte, para mim, é uma oportunidade de crescimento dentro da faculdade e para futuramente crescermos também lá fora. A gente passa os anos na graduação, muitas das vezes desenvolvendo projetos científicos, e o Interculte é uma oportunidade de apresentarmos os projetos para as pessoas, e nesse momento a gente se sente valorizado”, contou Ariel Santos, estudante do 8º semestre de Enfermagem na Unijorge.

Palestra sobre derramamento de óleo no Interculte (Foto: Assessoria de Imprensa Unijorge)

O evento abrange diversos temas, contemplando todos os cursos oferecidos pela instituição, além de promover debates sobre temas que estão em alta. Nesta edição, ocorreu o minicurso “Atuação do engenheiro em caso de derramamento de óleo no mar” com Katia Nascimento, engenheira e professora da Unijorge, quando houve intenso debate sobre a catástrofe envolvendo vazamento de óleo que atinge as praias do Nordeste. Nesse sentido, também aconteceu uma palestra sobre barragens, fazendo referência aos acidentes de Mariana e Brumadinho.

Assuntos políticos em ascensão no ambiente brasileiro também fizeram parte da grade de programação do evento com palestras como “As principais alterações advindas com a reforma previdenciária”, “O papel da Universidade na defesa da democracia”, “Evangélicas e feministas”, “A saída compulsória territorial do estrangeiro: estudo de casos de expulsão de jornalistas no mundo e no Brasil” e diversos outros.

“Eu e minha turma, fizemos uma roda de conversa sobre As atribuições do enfermeiro na unidade básica de saúde, então o que eu não aprendi dentro da sala, eu aprendi no Interculte, com os relatos da enfermeira que foi lá e falou tudo sobre a temática. A gente expande os conhecimentos, e a gente ganha os certificados que servem como diferencial” completou Ariel Santos, aluno Unijorge e participante do Interculte.

 A programação completa que aconteceu no Interculte pode ser consultada aqui:
Arquitetura, Engenharia e Design | Artes, LInguagens e Comunicação | Gestão, Tecnologia e Inovação | Humanas | Saúde | Minicursos

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54