Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Uninassau conta com 82% de professores negros, quarta maior taxa do Brasil

por Aurilene Candida em 26/11/19

A semana da consciência negra é um período de conscientização sobre a força, resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. A luta que existe em movimentos negros funciona até hoje e tem como um dos objetivos  reeducar a sociedade para que entendam que todos devem ter os mesmos direitos, independentemente da cor da pele.

Mesmo em processo lento, a população negra tem sido inserida e criado seu espaço em universidades e no mercado de trabalho. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2018, divulgado este ano pelo Ministério da Educação (MEC) e consultados pela Revista Quero, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) de Recife conta com representa 82% de professores pretos ou pardos em atividade.

Veja a listaUniversidades com maior representatividade de professores negros do país

Quarta maior taxa do Brasil, o cenário representa o resultado de uma luta diária e que o grito por igualdade racial está sendo cada vez mais ouvido. É importante ver boa parte da sociedade negra sendo incluída em cargos de nível superior. É o momento em que outras pessoas irão se inspirar e se identificar com a conquista que antes era menos possível.

A inclusão da sociedade negra nos espaços acadêmicos, principalmente ocupando cargos de docentes, tem sido nítida mesmo que em processo lento. 

“Eu como negra e professora, servir como inspiração para a população que mais represento é de grande satisfação, mas gostaria que fosse comum. Acredito que a tecnologia tem contribuído para que a sociedade entenda melhor do que se trata os movimentos e a luta e resistência que tanto se fala e permanece até hoje”,  relata a professora de Nutrição da Uninassau, Rebeca Melo.

(Foto: Aurilene Candida)
uninassau
Rebeca Melo, professora do curso de Nutrição da Uninassau

A esperança de não ser julgado ou ter menos direito por causa do tom de pele fica cada vez mais forte. Estudantes enxergam isso e veem seus professores como exemplos.

“Sonho em um dia olhar ao meu redor e ver mais  pessoas negras ocupando cargos que antes não havia tantas possibilidades. Fico triste em saber que um fato histórico permanece até hoje, mas percebo que aos poucos a nossa população tem ganhado voz e ficando resistente a cada dia”, relata Fabiana Maria, estudante de Gastronomia da Uninassau.

Fabiana Maria, estudante de gastronomia da Universidade Maurício de Nassau (Foto: Aurilene Candida)

A Uninassau tem acolhido professores  através de avaliações voltadas para especialidades e habilidades. Os dados divulgados impressionam pela quantidade de docentes negros em atividade na universidade. Essa população por muitas vezes é julgada antes mesmo de poder demonstrar o potencial. A visão da instituição é que a capacidade do profissional é possível e que a cor da pele não interfere no grau da educação.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54