A Escola Estadual Santos Dumont em parceria com a Universidade Paulista (Unip) e outras organizações promoveu, no dia 12 de maio, uma ação social que teve como objetivo disponibilizar serviços, cursos e atividades educacionais e recreativas para a comunidade.
Estudantes das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Estética estiveram envolvidos e contribuíram com uma participação voluntária.
O evento recebeu o nome de “5° SANTOS DUMONT EM AÇÃO” e foi realizado nas dependências da própria escola, em São Paulo (capital).
Os participantes contaram com oficinas de leitura e produção textual, sessão de cinema, aula de dança, aula de Taekwondo, jogos de mesa, artesanato, cabeleireiro, estética facial, ginástica, orientação jurídica e serviços de odontologia e oftalmologia.
Além disso, foram realizadas palestras com temas relacionados ao combate do uso de drogas, a doenças sexualmente transmissíveis, orientação sobre problemas familiares e educação dos filhos.
Confira a seguir mais detalhes sobre a programação:
- Atendimento de Enfermagem (pressão arterial) (Unip)
- Biomedicina (teste glicêmico) (Unip)
- Corte de cabelo pela Escola Teruya
- Nutrição - Avaliação Nutricional: Peso, estatura, IMC, classificação para saber os índices e encaminhar o paciente para a clínica da Unip, caso ele queira um atendimento específico.
- Odontologia (Unip)
- Conselho Tutelar
- Acuidade visual (Clínica Fares) Teste de visão
- Estética - Massagem de mão (Unip)
- Pediatra (Clínica Fares)
- Ginecologista (Clínica Fares)
O público marcou presença na ação e ainda pôde saborear algumas delícias em diversas barracas. As apresentações também tomaram alguns espaços da escola.
O que eu acompanhei de perto
A palestra sobre drogas teve a participação de dois instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da escola Santos Dumont e policiais do 51º Batalhão. Os tipos, efeitos e a importância de orientação foram os principais pontos debatidos.
Outro assunto bastante discutido foi o bullying. As formas de ele acontecer, os direitos e denúncias foram aspectos analisados.
O que eu achei dessa ação
A iniciativa foi muito positiva, com atividades bastante elaboradas e um conteúdo muito bacana. Tudo voltado para o bem da comunidade, com pessoas que dedicaram algumas horas do seu sábado para levar alegria, animação e conhecimento. Os atendimentos certamente ajudaram muito a comunidade, que teve a oportunidade de desfrutar de tudo isso de graça.