A Universidade Paulista (Unip) mudou alguns serviços deixando-os gratuitos, entre eles a segunda via carteira estudantil, o histórico escolar, atestado de matrícula, provas substitutivas e outros. A gratuidade começou a valer a partir primeiro semestre de 2017. Além disso, a universidade também começou a oferecer a adaptação de conteúdos para alunos transferidos, além da dispensa de vestibular caso tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Saiba mais: Calendário do Enem 2017
![]()
Mesmo com o site e a secretaria à disposição dos alunos, muitos ainda têm dúvidas frequentes sobre os serviços, como o que mudou e quais são gratuitos. Veja abaixo uma lista com as três principais ajudinhas da Unip:
1 – Carteira Estudantil
Todos sabem que a faculdade oferece a famosa carteirinha de estudante, como manda a lei, mas o que poucos sabem é que, a primeira vez que o pedido da segunda via da carteirinha é feito não é gerada cobrança. Isso mesmo, é gratuita, ou seja, em caso de perda ou roubo você tem garantida a sua carteira estudantil.
2 – Provas Substitutivas
As provas substitutivas são gratuitas. Se acontecer algum problema para fazer alguma das avaliações saiba que se pode fazer uma substitutiva e ter a nota desta colocada no lugar da prova que perdida. Atenção: Não se pode fazer sub das duas provas bimestrais da mesma matéria, mas já adianta um pouco, não?
3 - Adaptação para Transferidos
A Unip atribui notas, créditos, carga horária e conceitos de matérias já estudadas em outras instituições, desde que essas tenham sido cursadas em instituições reconhecidas pelo MEC. Se perder matérias era desculpa para não mudar de faculdade, você já pode se transferir para a Unip.
Curtiu? E essas são só três pequenas ações da faculdade para tornar sua vida mais fácil durante o período de aprendizado.
A instituição também oferece mensalidades acessíveis e investimentos em novos tipos de bolsas e financiamentos. As principais formas de ingressar no Ensino Superior com ajuda financeira são Fies, Prouni, Quero Bolsa e a prova de bolsas da própria universidade. “Os professores sempre abrem espaços para debates e discussões, incentivando a participação dos estudantes nas atividades que acontecem na universidade, como seminários, peças de teatro e etc.” explica Amanda Dutra, estudante de jornalismo.