No começo deste semestre, a Universidade Paulista (Unip) de Goiânia ofereceu para seus formando a VI Jornada de Psicologia. Acompanhei o evento e vou contar um pouco dele para vocês e quais temas foram abordados.
Fármacos e suas reações adversas
No início, as discussões foram sobre o uso indiscriminado dos fármacos e suas reações adversas. Achei extremamente esclarecedor, porém, deixou uma grande preocupação quanto aos leigos no assunto, que continuarão a se "envenenar" por causa do desconhecimento, considerando, principalmente, aqueles que se automedicam e conseguem o remédio no mercado ilegal.
Soma-se à situação acima, de forma preocupante, a ansiedade pelo efeito do medicamento, que em muitos dos casos, leva a troca prematura da medicação. Isso implica na impossibilidade do resultado esperado, porque este deve aparecer somente na segunda ou terceira semana após o início do tratamento.
Observou-se que cada indivíduo possui um organismo com reações diversas, assim sendo, nesses tratamentos, em muitas das vezes, a troca de uma medicação, por outra da mesma classe, alcança-se o efeito esperado, e, os mesmos sintomas não são tratados com a mesma medicação, isso se deve a singularidade com que é constituído cada organismo.
Questões de gênero
A questão dos transexuais, muito em voga no momento, trouxe comoção pela realidade vivenciada por eles e o terror psicológico do preconceito. E, mais uma vez, a ansiedade foi ponto de observação, considerando que as cirurgias para a retirada dos seios, mudança de sexo, os hormônios que são tomados (masculino ou feminino), muitas vezes são executados de forma precoce, e, mais tarde, vem o arrependimento, acompanhado de um trauma psicológico.
Sobre o tema dos gêneros também foram abordadas as diferenças entre o homossexual, o transexual, o bissexual e o travesti. E houve o alerta consensual de que não se deve falar de cura gay, porque não se trata de uma doença, logo, não se cura o que não é doença.
Psicanálise
A psicanálise foi abordada conscientizando a todos que seu estudo é o inconsciente. Seu objetivo é orientar o indivíduo para que este possa se definir dentro da desorganização em que ele se encontra. Sobre este tema, houve um encontro em separado onde foi estudado o “Homem dos Lobos”, de Freud, visando o congresso goiano de psicanálise que acontecerá em dezembro de 2017.
Ética
A ética foi discutida de forma acalorada, reafirmando sua imprescindível permanência no meio profissional. Foi apresentado um histórico dos caminhos percorridos pelos primeiros psicólogos, até o reconhecimento desta como ciência e sua evolução para se firmar e ter o reconhecimento merecido. Além disso, foi abordado o código de ética e suas alterações, estas para atender às necessidades de cada época na história do Brasil, a criação do Conselho Federal e a dos Conselhos Estaduais de psicologia, registro do profissional e toda a documentação exigida bem como suas responsabilidades.
Como a faculdade aproveitou os conteúdos abordados pelo evento?
Depois da jornada, os temas foram levados para a sala de aula, em que cada professor explorou os temas de suas respectivas disciplinas que foram abordados durante a jornada. Houve debates com os alunos. A experiência foi proveitosa e gratificante, trouxe motivação para prosseguir com determinação nesta cativante e misteriosa ciência.
Observa-se por fim, que foi uma visão geral da ciência. Os temas que ela aborda e sua diferença com a psicanálise. .