Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Unip de Goiânia realiza VI Jornada de Psicologia

por Sandra Luzia Pessoa em 25/10/17 180 visualizações

No começo deste semestre, a Universidade Paulista (Unip) de Goiânia ofereceu para seus formando a VI Jornada de Psicologia. Acompanhei o evento e vou contar um pouco dele para vocês e quais temas foram abordados.


Fármacos e suas reações adversas

No início, as discussões foram sobre o uso indiscriminado dos fármacos e suas reações adversas. Achei extremamente esclarecedor, porém, deixou uma grande preocupação quanto aos leigos no assunto, que continuarão a se "envenenar" por causa do desconhecimento, considerando, principalmente, aqueles que se automedicam e conseguem o remédio no mercado ilegal.

 Soma-se à situação acima, de forma preocupante, a ansiedade pelo efeito do medicamento, que em muitos dos casos, leva a troca prematura da medicação. Isso implica na impossibilidade do resultado esperado, porque este deve aparecer somente na segunda ou terceira semana após o início do tratamento.

Observou-se que cada indivíduo possui um organismo com reações diversas, assim sendo, nesses tratamentos, em muitas das vezes, a troca de uma medicação, por outra da mesma classe, alcança-se o efeito esperado, e, os mesmos sintomas não são tratados com a mesma medicação, isso se deve a singularidade com que é constituído cada organismo.

Questões de gênero

A questão dos transexuais, muito em voga no momento, trouxe comoção pela realidade vivenciada por eles e o terror psicológico do preconceito. E, mais uma vez, a ansiedade foi ponto de observação, considerando que as cirurgias para a retirada dos seios, mudança de sexo, os hormônios que são tomados (masculino ou feminino), muitas vezes são executados de forma precoce, e, mais tarde, vem o arrependimento, acompanhado de um trauma psicológico.

Sobre o tema dos gêneros também foram abordadas as diferenças entre o homossexual, o transexual, o bissexual e o travesti. E houve o alerta consensual de que não se deve falar de cura gay, porque não se trata de uma doença, logo, não se cura o que não é doença.

Psicanálise

A psicanálise foi abordada conscientizando a todos que seu estudo é o inconsciente. Seu objetivo é orientar o indivíduo para que este possa se definir dentro da desorganização em que ele se encontra. Sobre este tema, houve um encontro em separado onde foi estudado o “Homem dos Lobos”, de Freud, visando o congresso goiano de psicanálise que acontecerá em dezembro de 2017.

Ética

A ética foi discutida de forma acalorada, reafirmando sua imprescindível permanência no meio profissional. Foi apresentado um histórico dos caminhos percorridos pelos primeiros psicólogos, até o reconhecimento desta como ciência e sua evolução para se firmar e ter o reconhecimento merecido. Além disso, foi abordado o código de ética e suas alterações, estas para atender às necessidades de cada época na história do Brasil, a criação do Conselho Federal e a dos Conselhos Estaduais de psicologia, registro do profissional e toda a documentação exigida bem como suas responsabilidades.

Como a faculdade aproveitou os conteúdos abordados pelo evento?

Depois da jornada, os temas foram levados para a sala de aula, em que cada professor explorou os temas de suas respectivas disciplinas que foram abordados durante a jornada. Houve debates com os alunos. A experiência foi proveitosa e gratificante, trouxe motivação para prosseguir com determinação nesta cativante e misteriosa ciência.

Observa-se por fim, que foi uma visão geral da ciência. Os temas que ela aborda e sua diferença com a psicanálise.    .

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54