A Unip realiza semestralmente no auditório do Campus Paraíso a Semana de Direito com o objetivo de propagar conhecimento ao proporcionar o encontro com profissionais que atuam na área.
No decorrer do evento, sobem ao palco personalidades da área para compartilharem com os alunos os desafios da profissão, os deveres, como funciona a atuação, reflexos na sociedade e também para sanarem as dúvidas dos estudantes.
A semana é voltada para os alunos do curso de Direito, entretanto, nada impede que outros interessados participem.
Para atender melhor o público, as palestras foram divididas entre o período da manhã e o da noite, no mês de setembro deste ano.
Quais foram as principais discussões da Semana de Direito na Unip
Além do fator carreira, em comemoração aos 30 anos da Constituição Brasileira, os assuntos tratados nas palestras foram baseados justamente na Constituição, o que proporcionou uma experiência engrandecedora para os alunos, já que ela é bastante utilizada no curso e muito importante para o exercício da profissão.
Palestrantes e temas
- Dr. Francisco Cembranelli, procurador de justiça, falou sobre as técnicas para atuação da promotoria no plenário do tribunal do júri.
- Dra. Ilana Casoy, criminologa e escritora. Sua palestra envolveu os arquivos dos crimes relacionados à família Richthofen e Nardoni.
- Dra Gisele Truzzi, advogada especialista em direito digital. Abordou questões sobre como funciona a proteção e a privacidade das pessoas na era digital.
- Dr. Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenador do curso de Direito na Unip Santos. Explicou as relações humanas: ficar, namorar, casar e quais são os reflexos jurídicos constitucionais.
- Dra. Maria Garcia, jurista membro fundadora e atual diretora geral do instituto brasileiro de Direito Constitucional. Baseou sua fala nos anseios e realizações da Constituinte de 1988.
Qual é o aprendizado que fica com esse tipo de iniciativa
A Semana de Direito em si é uma super chance de entrar em contato com os grandes profissionais da área, que na maioria das vezes os alunos só conhecem por livros.
Considerando as agendas, questões de segurança e trabalho, encontrar com algum deles nem sempre é viável, e a Unip possibilita essa conexão para os seus alunos.