Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Universíade tem abertura com homenagens na Itália; conheça as "Olimpíadas universitárias"

por Mathias Sallit em 03/07/19 480 visualizações

Nesta quarta-feira (3), a cidade de Nápoles, na região da Campânia, ao Sul da Itália, começou a celebrar presença de atletas universitários de todo o mundo para a Universíade de Verão, maior evento poliesportivo do mundo depois das Olimpíadas de Verão.

Os jogos, que acontecem a cada dois anos, chegam à sua 30ª edição e seguem até o dia 14 de julho.

O Estádio Sao Paolo, casa do time de futebol da cidade, o Napoli, estava lotado para a cerimônia de abertura do evento. Delegações de 127 países coloriram o estádio com as bandeiras das nações antes do icônico momento da tocha olímpica universitária ser chegar ao local.

Lorenzo Insigne, jogador de futebol e capitão do Napoli, ficou encarregado de chutar uma bola de futebol "em chamas" para incendiar a pira olímpica, que acendeu um vulcão com uma "chama sustentável", sem fogo. A pira seguirá iluminando o Sao Paolo até o final dos jogos, no dia 14.

A inauguração teve ingressos esgotados e contou com o cantor italiano Andrea Bocelli no palco, em dueto com seu filho Matteo. Ele cantou clássicos italianos, como o famoso "Funiculi Funicula".

Leia também:
Esporte Universitário: 4 razões para entrar no time da faculdade
Educação Física e Esporte: qual a diferença entre os cursos?
Faculdade de Futebol: curso forma profissionais especializados no esporte

Sul-americanos homenageiam Nápoles e a Itália

Em desfile comandado por Gabrielle Costa, jogadora de futebol feminino que carregava a bandeira, a delegação brasileira entrou no San Paolo homenageando os napolitanos e a Itália. Vestidos com avental e chapéu característicos de pizzaiolos, os brasileiros traziam uma mensagem: “Obrigado por tudo, especialmente pelo esporte, a cultura e a pizza”, em italiano. 

A delegação é composta por 170 pessoas, sendo 116 atletas de sete modalidades esportivas. O destaque vai para os velocistas Paulo André Camilo e Rodrigo Nascimento, medalhistas de ouro de revezamento 4x100m no mundial de 2019, no Japão.

universíade
Vestidos de pizzaiolos, atletas brasileiros homenageiam italianos (Reprodução/FISU TV)

A equipe da Argentina também foi muito reverenciada pelos presentes no Sao Paolo, palco onde Diego Maradona deu muitas alegrias para o povo de Nápoles no final da década de 1980. Atletas carregavam a camisa 10 do craque argentino e foram muito celebrados pelos italianos. Os uruguaios seguiram o ritmo de homenagem aos italianos e mostravam uma bandeira com a mensagem "Nápoles, o Uruguai te ama".

Com 361 atletas, os italianos formam a maior delegação dos jogos e fizeram muita festa junto à torcida no Sao Paolo.

Participação brasileira na Universíade 2019

O Brasil vai participar de sete das modalidades esportivas: atletismo, futebol, ginástica artística, judô, natação, taekwondo e vôlei. Além desses esportes, os jogos terão competições de basquete, esgrima, ginástica rítmica, polo aquático, rugby, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo e vela.

Os brasileiros estão otimistas com medalhas na participação no atletismo, no judô, na natação e no futebol feminino, mesmo com a derrota por 1 a 0 para a Irlanda na estreia, que aconteceu na véspera da cerimônia de abertura.

O número de integrantes brasileiros na edição da Universíade de 2019 (170) é menor que o da última edição. Em 2017, a delegação contava com quase 300 pessoas representando o Brasil na edição de Taipei, capital de Taiwan.

Para 2019, o investimento da secretaria especial do esporte na Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi de R$ 3,3 milhões.

As Universíades e os jogos que não aconteceram no Brasil

Logo da Universíade de Napoli (Reprodução/FISU/Universíade)

A primeira edição dos jogos universitários aconteceu na mesma Itália, há 60 anos, em 1959, quando Turim sediou. Desde então, a cada ano ímpar, uma cidade no mundo recebe estudantes de todo o mundo para as competições esportivas de verão. A Universíade de Inverno também acontece a cada dois anos.

A edição de verão de 2019, inicialmente, seria sediada no Brasil. A capital federal Brasília foi escolhida para o evento e Estádio Mané Garrincha receberia a cerimônia de abertura. Mas o governo do Distrito Federal não pôde arcar com os custos dos jogos: os direitos de sede da Universíade são vendidos pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU, na sigla em inglês). O valor? 23 milhões de euros por edição - cerca de 100 milhões de reais.

Na época da escolha da cidade, em 2013, o governo do estado passava por dificuldades financeiras e tentou dividir os custos com o governo federal e a iniciativa privada. O dinheiro até foi disponibilizado, mas não chegou à FISU.

Um plano B foi pensado para manter o Brasil como sede, mas a falta de garantias do governo federal fez que a FISU decidisse levar os jogos para Nápoles. O imprevisto e a dívida brasileira afetaram a organização da edição deste ano, que, por causa do tempo curto e orçamento menor, precisou ter o número de participantes reduzido.

A dívida ainda não foi cobrada pela FISU e, segundo reportagem no blog Olhar Olímpico, no UOL, dirigentes brasileiros se movimentam para evitar punição esportiva.

Transmissão

A Universíade 2019 em Nápoles terá transmissão na televisão brasileira pela ESPN. Na internet, o canal também utilizará sua plataforma online para transmitir os jogos. A FISU também irá transmitir a competição em seus canais digitais.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54