Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Coronavírus: estudantes de universidades desenvolvem jogo educativo sobre a pandemia

por Mathias Sallit em 27/05/20

Estudantes e professores do Centro Universitário Facens, de Sorocaba, e do Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais, desenvolveram o jogo educativo "Heróis da Pandemia", game que instrui e conscientiza os jogadores sobre o tema do coronavírus.

São sete mini games que, em cada uma das fases, trazem conteúdos sobre alguma ação que precisa ser tomada na prevenção da Covid-19, como lavagem das mãos, distanciamento social e uso de máscaras. Ao concluir a ação, o usuário passa de fase e continua com os exercícios de precaução contra o vírus.

(Divulgação/Facens/Newton Paiva)
jogo coronavírus facens universidade newton paiva pandemia - REVISTA QUERO

"A Proposta do game é, de forma lúdica e suave, levar adiante as informações que são importantes no combate e prevenção e trazer um pouco de entretenimento e diversão nesse momento de quarentena, que não é fácil", conta Kleber Dias, gerente de projetos do LIGA Facens, Laboratório de Inovação de Games e Apps da Facens, onde alunos, professores e profissionais atuam no desenvolvimento desses projetos.

Com o excesso de informação que a pandemia do coronavírus traz diariamente para as pessoas, a ideia surgiu entre as duas instituições de ensino para trazer informações de forma clara e que pudessem trazer interesse ao público.

"Normalmente, o pessoal não quer ver notícias dos jornais ou procurar sobre o corona porque são noticias que as pessoas não gostam de ver", conta Kleber. "São muitas mortes e um cenário caótico, então a pessoa acaba repelindo informações do Covid-19. Dessa forma muitos não são conscientizadas no combate ao vírus."

O Centro Universitário Newton Paiva teve o papel de validar as informações médicas necessárias para a produção do jogo. "Tivemos a preocupação em reportar informações que sejam fidedignas, já que estamos em uma época em que temos muitas 'fake news'", afirmou Kleber.

Leia mais: Aluna do último ano fala como é fazer Engenharia Civil na Facens

Desenvolvimento do jogo

O trabalho de desenvolvimento do projeto durou 20 dias, e a equipe de produção do jogo foi composta por sete pessoas. Os estudantes das universidades participaram de todo o processo de desenvolvimento, com programação, ilustração e os testes realizados para o game.

Alunos de cursos da área de tecnologia, como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais, se envolveram com o projeto.

"É fantástico poder levar informações importantes como estas, de prevenção da Covid-19, de forma tão lúdica em um jogo tão divertido como este", conta João Paulo Peranovich, aluno da Facens.

Estudante do 2º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele ainda falou sobre o desafio que foi fazer um jogo que pudesse ajudar as pessoas nesse momento. "Levamos em consideração todas as normas da OMS pra desenvolver o projeto, a maneira de chegar até o público final, entre outras coisas", relata o estudante.

João Paulo também celebrou o resultado final e toda a repercussão do projeto. "Acredito que o mais legal é poder ver o alcance que o jogo está tendo! Poder ver o projeto sendo mostrado na TV, nas mãos das pessoas e em revistas é algo fantástico mesmo."

Leia também:
11 cursos para os fanáticos por Jogos Digitais
Monte seu jogo de videogame e te diremos qual é o seu curso ideal

Como jogar o "Heróis da Pandemia", sobre o coronavírus

O jogo pode ser acessado no site do Heróis da Pandemia e pode ser jogado gratuitamente pelo desktop, sistema Android ou iOS.

Ele é dividido em sete fases, cada fase é uma medida que evita a disseminação da doença:

  1. Lave bem as mãos 

  2. Evite tocar o rosto 

  3. Desinfecção 

  4. Fique em casa / Quarentena 

  5. Sistema Imunológico 

  6. Distanciamento Social 

  7. Use máscara

"Acredito que este jogo tenha exatamente o que os jovens precisam nesse momento - informação correta e distração em um só lugar", afirma o reitor da Facens, Paulo Roberto Freitas de Carvalho.

Essa é uma das ações que as universidades promovem em frente ao combate contra o coronavírus. A Facens ainda conta com projetos de produção e doação de escudos faciais e de caixas de intubação para profissionais de saúde.

Veja também: 20 profissões com alta demanda durante a pandemia

Veja o Gameplay sobre o jogo Heróis da Pandemia e entenda como ele funciona:

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

O que é o coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, "o coronavírus faz parte de uma família de vírus que causa infecções respiratórias", com sintomas similares ao da gripe. Esse agente provoca a doença Covid-19, que foi registrado pela primeira em 31 de dezembro de 2019, na China. 

Atualmente, o Brasil já registrou quase 400 mil casos e o número de óbitos devido à doença é superior a 20 mil pessoas.

Como é a transmissão do Covid-19?

Assim como o vírus da gripe, o coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias ou contato. Alguns dos tipos de secreções com chance de contágio são: 

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54