Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Universidades oferecem tour virtual em museus para visitar em casa durante pandemia

por Mathias Sallit em 26/05/20

Desde que a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de praticamente todos os países do mundo, os museus mais famosos do mundo também tiveram seus corredores esvaziados.

Mas diferentemente da maioria das atividades do dia a dia, a busca por cultura não parou nesse período. Pelo contrário, pessoas passaram a procurar com muito mais frequência por arte para passar o tempo em quarentena e se distrair de forma construtiva consumindo cultura.

Quem não dedicou mais tempo a uma série ou um filme que estava na lista há algum tempo? Ou tirou aquele livro empoeirado da cabeceira e finalmente conseguiu ler? Até mesmo as lives de artistas de todos os gêneros musicais, que atraem milhares (e até milhões!) de espectadores com programações diárias.

Percebeu? E se tratando de cultura, os museus não iriam ficar de fora desse movimento. Para substituir as visitas, muitos museus decidiram preparar um tour virtual pelas obras expostas para seguir com o público.

Alguns já contavam com essas visitas online há algum tempo, mas outros perceberam que era o momento de seguir atraindo os interessados pelas obras virtualmente. Assim, museus que pertencem à universidades no país seguiram essa tendência e abriram visitação virtual para manter as exposições funcionando.

Nesta lista, a Revista Quero separou alguns museus que são mantidos por universidades e contam com acervo digital para você visitar sem sair de casa durante a quarentena. Confira!

Veja também: 9 acervos digitais com obras de grandes museus do Brasil e do mundo

Museu Nacional - UFRJ

(Reprodução/UFRJ)
Museu nacional ufrj visita online

O Museu Nacional, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segue tentando se reerguer depois do incêndio que destruiu o palácio de São Cristóvão e seu acervo, em 2018.

A catástrofe fez os funcionários e responsáveis pelo acervo do museu se mobilizarem para digitalizar parte do acervo e apresentar a importância que o prédio e suas coleções possuem para o Brasil.

Veja o acervo online do Museu Nacional.

Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP

(Reprodução/Secretaria de Saúde de SP)
Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP visita online

As redes sociais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) vão servir de exposição para o acervo do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, que tem como foco a história sobre as Ciências Médicas.

As exposições serão compartilhadas pelas redes do museu e em cada dia seguindo uma temática. Nas segundas-feiras, o assunto é "História das pandemias e endemias". Às quartas-feiras o tema é "O acervo e suas histórias", e nas sextas, "O acervo e sua preservação".

Saiba mais no Jornal da USP e visite o acervo no Museu Virtual

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - UnB

Pelo Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), é possível visitar o mundo. No momento, são cinco exposições disponíveis: "Antártica", sobre o continente gelado, "Pelos Caminhos de Darwin", que conta a expedição do cientista pela América do Sul, "Aves da UnB", sobre a diversidade de pássaros do cerrado, "Cerrado", falando sobre o bioma nacional, e "Bororo", que trata sobre os funerais desse povo indígena da região Centro-Oeste do Brasil.

(Reprodução da Exposição "Antártica"/Weimer Carvalho/UnB)
Antártica unb museu virtual

Em breve, novos acervos sobre diversos temas, como Astronomia, Cristianismo e o 50º aniversário de Brasília, estarão disponíveis para o público digital.

Conheça o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB

Museu de Arte Brasileira - FAAP

(Reprodução/MAB FAAP)
mab faap museu virtual online

O Museu de Arte Brasileira da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) também conta com seu catálogo disponível na internet. O acervo possui quase 3 mil obras de cerca de 580 artistas, praticamente todos brasileiros.

Pelo site do museu, é possível acessar as obras com suas descrições, além de conteúdos especiais, em que o visitante pode acessar por meio de um tour virtual exposições como "Gabriel Wickbold", com o trabalho de fotografias do artista, e "Da Humanidade: 100 artistas do acervo".

Acesse o acervo do MAB da FAAP e seus conteúdos especiais 

Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

(Reprodução/Univali)
Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) virtual

Com saudades do mar? O Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, está com todo o acervo disponível em uma visita virtual em 360°.

Suas coleções dão destaque às mais diversas espécies marinhas e o trabalho de pesquisa com a fauna aquática é referência para a região.

Acesse o tour virtual 360º do Museu Oceanográfico da Univali

Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Museu Paulista da USP

(Reprodução/Wikimedia)
museu paulista museu do ipiranga acervo digital usp

A USP conta com muitos museus de diversas áreas do conhecimento. Além do Museu da Faculdade de Medicina, o Museu de Arte Contemporânea da USP também possui o acervo disponível para pesquisas online.

Já o Museu Paulista, um dos principais da USP, está fechado desde 2013. Para relembrar as obras expostas do Museu do Ipiranga, como também é conhecido, seu acervo está digitalizado, com mais de 30 mil itens de iconografia e 25 mil objetos.

Acesse o acervo do MAC e do Museu Paulista

Conhece algum outro museu que está com acervo digital? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Leia mais:
Universidades promovem campanhas de doação no combate ao coronavírus
+ 7 dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena
Coronavírus no Enem: como o assunto pode cair em cada disciplina?

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54