Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b
Universidades

Universipedia: Inatel - faculdade de tecnologia e telecomunicações

por Adriana Nakamura em 28/07/17 1,1 mil visualizações

Imagem: Google street view
Entrada principal da sua possível futura faculdade

Se você é uma pessoa apaixonada por tecnologia e inovação, hoje é o dia de você conhecer a sua potencial futura faculdade.

Preciso manjar muito de tecnologia pra sair da Matrix.


A série Universipedia, a Enciclopedia das Universidades, apresenta hoje tudo o que você precisa saber sobre o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.

Um dos grandes diferenciais para quem começa a faculdade no Inatel é a possibilidade de entrar em contato com a prática da carreira escolhida desde o início do curso, por meio da disciplina de Introdução à Engenharia.

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Circuitos Digitais do Inatel

Dessa forma, quem realmente quer seguir naquela profissão, já sente de cara como será trabalhar com a atividade escolhida. É uma forma de se empolgar de vez com a carreira ou ficar claro, já no início do curso, que não era bem aquilo que você esperava.

Não somos aquele seu amigo sem noção, mas vamos agora dar alguns (ou muitos) spoilers sobre o Inatel. #Partiu descobrir se essa será a sua faculdade?

Localização

Google Maps
O município de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, é conhecido como Vale da Eletrônica.


Que tal um pão de queijo no café da manhã, um tutu de feijão no almoço e um docinho de leite de sobremesa? Sim, nós estamos falando do estado mais saboroso e hospitaleiro do Brasil: Minas Gerais. O Inatel fica localizado na simpática cidadezinha do sul de Minas, Santa Rita do Sapucaí.


Uai, sô!

Com cerca de apenas 40 mil habitantes, um custo de vida abaixo da média das grandes capitais e seu clima acolhedor, não é difícil se acostumar à Santa Rita logo nos primeiros dias.

Mas não pense que, por estar no interior de Minas, a cidade não acompanha o desenvolvimento e a inovação. Santa Rita do Sapucaí fica a 200 quilômetros da capital paulista e a 350 quilômetros do Rio de Janeiro. A cidade combina a qualidade de vida e as belezas naturais das montanhas da Serra da Mantiqueira e dos vales da Bacia do Sapucaí ao título de Vale da Eletrônica e Capital da Tecnologia.

Foto: em.com.br
inatel-quero-bolsa-santa-rita-do-sapucai-panoramica
Vista panorâmica de Santa Rita do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira.

Devido à alta concentração de empreendimentos inovadores, principalmente na área da tecnologia, e ao ambiente favorável à instalação de startups, a região tornou-se um dos principais polos do novo empreendedorismo no Brasil e na América Latina, sendo reconhecida hoje por ter liderado o avanço da eletrônica, da computação, da telecomunicação e da biomédica no Estado de Minas Gerais.

Além das startups, há várias indústrias instaladas na cidade, totalizando mais de 130 empresas na região.

O ambiente favorece o desenvolvimento da carreira dos profissionais recém-formados na região, que saem do Inatel já visados pelo mercado de trabalho local.

Grande parte da responsabilidade pelo vanguardismo tecnológico de Santa Rita - hoje um dos mais importantes polos tecnológicos do Brasil - é a instalação do próprio Inatel na região, uma das instituições de ensino em tecnologia pioneiras no Estado.

Foto: Inatel/Divulgação
Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica do Inatel.

De acordo com o professor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, Santa Rita do Sapucaí é uma cidade que acolhe estudantes desde a década de 1950, quando foram criadas a Escola Técnica de Eletrônica e o Inatel. Por esse motivo, está preparada para receber estudantes de várias partes do país.

Por isso, se você não é de Santa Rita, não há com o que se preocupar. Muitos estudantes saem da casa dos pais e vêm de outras cidades e regiões para estudar no Inatel. Então, a estrutura para recebê-lo já está bem consolidada.

“A cidade oferece diversas opções para moradia, como kitnets, pensões e repúblicas, sendo algumas delas bastante antigas e com tradição na cidade, como a Canadura, Barril e Woodstocka, localizadas nas proximidades do campus.”
Marcelo de Oliveira Marques - Professor no Inatel.

Para ajudar os estudantes que vêm de fora, o Inatel divulga em seu portal as vagas disponíveis nas repúblicas de estudantes e pensões na região. Clique aqui para conferir e acesse a sessão “Onde Morar”. O Diretório Central dos Estudantes do Inatel também fornece mais informações pelo telefone: (35) 3471-9212.

Infraestrutura do Inatel 

Foto: Inatel/Divulgação
Fachada principal do Inatel, bonita demais da conta.

O Instituto conta com 75 mil m² de área, com regiões arborizadas, salas de aulas confortáveis e climatizadas, além de espaços para estudo e descanso também, porque ninguém é de ferro.

São mais de 40 laboratórios tecnológicos, amplo espaço poliesportivo, biblioteca com grande acervo eletrônico e físico, incubadora de empresas com espaço para mais de 20 projetos, um dos mais modernos teatros do sul de Minas Gerais e um centro de competências para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Foto: Inatel/Divulgação
Biblioteca do Inatel: amplo acervo digital e físico, disponível para todos os alunos.

E se você, além da paixão pela tecnologia, aprecia também uma bela arquitetura, vai se surpreender com a mistura do design moderno com ar vintage. Só vendo mesmo pra crer!

Foto: Inatel/Divulgação

Laboratórios

Olha, é laboratório pra ninguém botar defeito! Como a gente falou ali em cima, são mais de 40 labs equipados com a mais alta tecnologia para os alunos. Dá só uma olhada nestas fotos:

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório Câmera Anecoica

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Comunicações Ópticas

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Jogos

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Rádio Frequência



Esportes e vida acadêmica


Com uma estrutura poliesportiva de alto nível, o Inatel oferece aos alunos treinamentos nas modalidades vôlei, basquete, handebol e futsal, além de aulas de dança e caratê. A instituição também possui uma academia, com profissionais que prestam atendimento personalizado aos alunos.

O Instituto sedia competições universitárias e copas regionais, promovidas em parceria com a Associação Atlética Acadêmica.

Foto: Inatel/Divulgação
Quadra de Vôlei

Foto: Inatel/Divulgação
Quadra de Tênis

Foto: Inatel/Divulgação
Piscina Semiolímpica

Foto: Inatel/Divulgação
Ginásio Poliesportivo


A fim de promover a integração entre os estudantes, a instituição mantém diversas associações estudantis lideradas por alunos, como o Diretório Acadêmico, a Associação Atlética Acadêmica, a Empresa Júnior, a Liga Versátil Empreendedora (Live) e a Liga Empreendedora Angolana, formada pelos alunos intercambistas da Angola que estudam no Inatel.

Mulheres na Tecnologia, Mulheres na Engenharia, Mulheres no Inatel

Imagem: Facebook do Coletivo FeminINA

Em um universo que ainda é dominado por profissionais do sexo masculino, como é o da tecnologia e da engenharia em geral, uma dessas associações estudantis merece destaque: o Coletivo FeminINA. O grupo é formado por mulheres do Inatel que unidas combatem o machismo, promovem a sororidade e o empoderamento na tecnologia.

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Iniciação Eletrônica

Cursos: uma instituição especializada nas Ciências Exatas

O ensino do Inatel alia as disciplinas básicas com o que há de mais novo em tecnologia, com professores capacitados e qualificados, mestres e doutores.

“Com base em pesquisas feitas com ex-alunos e executivos de grandes empresas, os currículos dos cursos foram estruturados para preparar profissionais de forma que atendam às reais necessidades do mercado.”
Marcelo de Oliveira Marques - Professor do Inatel

Com o apoio de núcleos específicos, a instituição oferece ainda atividades extracurriculares diferenciadas aos alunos durante todo o ano letivo, o que permite oferecer uma formação completa aos estudantes.

O Inatel oferece hoje sete cursos de graduação, pós-graduação e mestrado na área de Exatas. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e conceituados por publicações de referência na área de Educação, como o Guia do Estudante.

As graduações em Engenharia têm as opções de período integral ou noturno, com cinco anos de duração. Os cursos de formação de tecnólogos são noturnos, com duração de três anos.

Veja também:
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?


Graduação


Engenharia de Telecomunicações

Período: Integral ou Noturno
Duração: 5 anos
Vagas: 185/ano
Título: Bacharel

Em 1965, o Inatel criou o primeiro curso do Brasil de Engenharia de Telecomunicações. Por ser o pioneiro e garantir sua excelência até hoje, o curso do Inatel tornou-se referência no desenvolvimento e ensino das Telecomunicações no País. Além do ensino das disciplinas da área, o Inatel oferece também atividades complementares de empreendedorismo. Dessa forma, o profissional de Engenharia de Telecomunicações formado pelo Inatel estará apto a desenvolver suas atividades com diversas competências e habilidades, mantendo, ainda, a relação com atividades sociais e humanas, além das demais áreas da Engenharia.

Engenharia da Computação

Período: Integral ou Noturno
Duração: 5 anos
Vagas: 120/ano
Título: Bacharel

Com mais de 10 anos de tradição, o curso de Engenharia da Computação do Inatel forma profissionais aptos a atuar em áreas como as de firmware e hardware, desenvolvimento de software, desenvolvimento de jogos e de aplicativos, redes de computadores e sistemas de telecomunicações e de automação.

Engenharia Biomédica

Período: Integral ou Noturno
Duração: 5 anos
Vagas: 120/ano
Título: Bacharel

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Ressonância Magnética


Mantendo sua tradição vanguardista, o Inatel foi a sexta instituição de Ensino Superior do Brasil a oferecer o curso de Engenharia Biomédica, em 2010. Os profissionais formados em Engenharia Biomédica pelo Inatel estão aptos a aplicar a tecnologia em benefício da saúde. Uma informação interessante sobre esse curso é que além do diploma de bacharel em Engenharia Biomédica, os alunos de graduação do Inatel têm a possibilidade de conquistar um certificado de uma universidade europeia, por meio de um acordo de dupla diplomação.

Engenharia de Controle e Automação

Período: Integral ou Noturno
Duração: 5 anos
Vagas: 120/ano
Título: Bacharel

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Automação

Oferecido desde 2012, o curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel oferece uma formação com muitas atividades práticas, com o suporte de laboratórios de alta tecnologia. Os profissionais formados em Engenharia de Controle e Automação pelo Inatel têm a oportunidade de lidar, ainda durante a faculdade, com sistemas robóticos, elétricos e de controle predial, comercial e industrial.


Graduação Tecnológica


Tecnologia em Gestão de Telecomunicações

Período: Noturno
Duração: 3 anos
Vagas: 120/ano
Título: Tecnólogo

O curso de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel forma profissionais aptos a aliarem competências técnicas e gerenciais para uma atuação completa, desde o planejamento até o gerenciamento e supervisão de recursos tecnológicos, econômicos e humanos, a fim de promover o desenvolvimento sustentável e a inovação das companhias.

Tecnologia em Automação Industrial

Período: Noturno
Duração: 3 anos
Vagas: 120/ano
Título: Tecnólogo

O curso de Tecnologia em Automação Industrial do Inatel forma profissionais aptos a atuar no controle de processos industriais que envolvam mecânica, computação e eletrônica, a fim de automatizá-los.

Tecnologia em Redes de Computadores

Período: Noturno
Duração: 3 anos
Vagas: 120/ano
Título: Tecnólogo

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Inatel forma profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de tecnologias, sistemas operacionais e equipamentos, com finalidade empreendedora, para oferecer soluções às empresas de tecnologia.


Pós-graduação


- Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
- Engenharia de Sistemas de Comunicação sem fio
- Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial
- Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica
- Desenvolvimento em SOA com CloudComputing e Conectividade
- Internet das Coisas (LOT)

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de LOT - Internet das Coisas

Mestrado

- Mestrado em Telecomunicações (stricto sensu)


Avaliação da qualidade de ensino e inserção dos alunos no mercado de trabalho

A qualidade do ensino do Inatel é comprovada pelo MEC, que deu nota máxima à instituição em sua última avaliação. O alto grau de empregabilidade dos profissionais formados no Inatel, demonstra a excelência de seu ensino que tem como foco atender às demandas do mercado de tecnologia.

Com relação às parcerias com grandes empresas, elas se dão tanto na área acadêmica, quanto nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento. Algumas das empresas que mantêm projetos com o Inatel:

- Ericsson
- Telefónica
- Qualcomm
- Huawei
- Datacom

Essas parcerias viabilizam a aproximação dos alunos com o mercado de trabalho e o surgimento de diversas oportunidades de estágio, emprego e até mesmo cursos e capacitações.

O Inatel realiza quatro semanas temáticas acadêmicas todos os anos, cada uma voltada para uma das áreas de atuação dos cursos, que promovem palestras, minicursos, debates, competições e atividades de entretenimento aos estudantes.

Em março, acontece a Inatel Week of Control and Automation (IWCA), a semana dos cursos de Automação. Em maio, a Semana da Computação. Em agosto, a Semana da Biomédica. E em setembro, a Semana de Telecom.

O empreendedorismo começa na faculdade

Foto: Inatel/Divulgação
Laboratório de Ideação

Com o objetivo de incentivar a veia empreendedora de seus alunos, o Inatel mantém o núcleo NEmp, por meio do qual são realizados eventos e atividades voltadas ao estímulo à criação de startups, que podem ser incubadas no próprio Instituto.

Inatel e o relacionamento com a sociedade

Foto: Inatel/Divulgação
Projeto Cas@Viva

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer no que se trata de alfabetização tecnológica, aprendizado essencial para a inclusão social. De acordo com o IBGE, em 2014, cerca de 50% das casas brasileiras tinham acesso à internet.

Visando melhorar esse cenário, o Inatel mantém o programa Cas@Viva, que busca oferecer alfabetização tecnológica a jovens da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí.

Inatel também é cultura!

O Inatel mostra que é muito mais do que um centro focado restritamente em tecnologia. Acompanhando as tendências humanistas e generalistas, exigidas hoje pelo mercado de trabalho e pelo mundo globalizado, o Instituto mantém o programa Inatel Cultural, com o objetivo de difundir a cultura como elemento privilegiado de humanização, conscientização e integração social.

Aproveitando as estruturas do Auditório Aureliano Chaves, da Área de Lazer, do Espaço Ecumênico e do Teatro Inatel, com capacidade para mais de 800 pessoas, é realizada uma agenda de eventos culturais por meio do projeto, como concertos, shows, palestras, debates e apresentações teatrais.

Fonte: Inatel

Ex-alunos ilustres

Sergio Quiroga
Presidente da Ericsson para América Latina e Caribe

Eduardo Ricotta
Vice-presidente da Ericsson para América Latina e Caribe

Dario Dal Piaz
Chefe de Parcerias de Produto do Facebook no Brasil

Leonardo Tristao
Gerente Regional da Airbnb no Brasil

Maximiliano S. Martinhão
Secretário de Política de Informática do Ministério Da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações

Bolsas de estudo no Inatel

Gostou do Inatel? Então garanta já a sua bolsa de estudo para entrar em uma das melhores faculdades de tecnologia do Brasil, economizando muito dinheiro!

Acesse o site do Quero Bolsa e confira as bolsas de estudo no Inatel agora mesmo. Clique aqui pra ver.


Site do Inatel: www.inatel.br

Conheça a página do Inatel no Quero Bolsa.

44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54