Os alunos da Unopar semestralmente elaboram uma produção textual em grupos de duas a sete pessoas. Atualmente, estou terminando o 4º semestre no curso de Pedagogia e o trabalho do nosso grupo deu 10 laudas de texto corrido (incluindo um projeto) e 15 laudas com os elementos pré e pós-textuais. Dividindo certinho as tarefas, não fica apertado para ninguém e todos conseguem subir um degrau rumo a formatura.
Ao final de cada semestre, os grupos se organizam e montam um curto slide para expor à turma o trabalho feito. Meu grupo o realizou com o tema: “O trabalho lúdico com os cinco sentidos como ferramenta de estimulação na educação infantil”, fizemos com muito empenho e dedicação e tiramos o conceito excelente!
As tecnologias da informação e da comunicação nos ajudaram muito. Montamos um grupo a parte no WhatsApp para trocar informações sobre o trabalho e cada integrante ficou de ler o material disponibilizado na orientação do mesmo, produzir material escrito e enviar para a líder do grupo por e-mail, para que o trabalho fosse montado com coerência e coesão, ajustado, formatado e postado no AVA.
A última disciplina desse semestre se chama “Seminário”, nela, além de tele-aulas, ocorre também as apresentações dos trabalhos.
Nosso grupo apresentou em forma de slides, fez algumas considerações sobre o projeto interdisciplinar com o tema: “Água, conservar e preservar para não faltar”, contamos a historinha do ciclo da água com apoio do flanelógrafo, cantamos a música “De gotinha em gotinha – Palavra Cantada” e distribuímos uma lembrancinha – o que é opcional.
Os demais grupos também apresentaram seus trabalhos e, para fechar mais este ciclo na busca pelo conhecimento e pela titulação, fizemos uma confraternização em ritmo junino, em que, individualmente ou em grupo, levamos pratos típicos para celebrar mais uma etapa vencida. Agora sim: 50% pedagogas!