A Universidade de São Paulo (USP) abrirá as inscrições para o curso "Harry Potter: caminhos interpretativos" no dia 26 de março de 2019.
O curso, promovido pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, tem como objetivo propiciar o contato entre leitores de Harry Potter, tanto na academia quanto fora dela, para a discussão da obra.
O curso Harry Potter: caminhos interpretativos possui 60 vagas será dividido em oito encontros presenciais que deverão ocorrer na unidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no prédio de Letras.
Requisitos
Para realizar o curso, é preciso ter mais de 18 anos e ter lido todos os livros da série Harry Potter da autora J. K. Rowling.
Período de inscrição e matrícula
Para quem se interessar em fazer o curso gratuito sobre Harry Potter, será preciso realizar a matrícula online por meio do Sistema Apolo. As matrículas serão aceitas no período de 26/03/2019 (a partir de 9:20) até o dia 01/04/2019 (até às 23:59).
Caso você tenha muito interesse e não quer correr o risco de perder a vaga, é recomendável que tente a matrícula logo no primeiro dia, visto que o limite de matriculados é de 60 alunos.
Datas dos encontros
Os oito encontros ocorrerão aos sábados entre os dias 06/04/2019 a 01/06/2019, das 09:30 às 12:00.
O curso será ministrado por Beatriz Masson Francisco, Luiz Felipe Rocha Baute, Patricia Trindade Nakagome e Andrea Saad Hossne e terá o seguinte programa:
- Os personagens-chave de Harry Potter (Encontro 1)
- Harry Potter: herói romanesco (Encontro 2 e 3)
- Harry Potter e a crítica literária (Encontro 4)
- Harry Potter: indivíduo em formação (Encontro 5 e 6)
- O narrador de Harry Potter: entre livro e filme (Encontro 7)
-
Os lugares de Harry Potter (Encontro 8)
Harry Potter também é tema de curso na Unicamp
Desde 2017, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece a oficina “Harry Potter: ficção e história” no projeto UniversIDADE, voltada para o público com mais de 50 anos. A oficina é ministrada pelo mestre em História Cultural Victor Henrique da Silva Menezes. As inscrições para a oficina na Unicamp foram encerradas em fevereiro.
Imagem de capa: Divulgação/Warner Bros. Entertainment