A Universidade de São Paulo (USP) confirmou que aluno do curso de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), testou positivo para o coronavírus.
O aluno entrou em contato com a Universidade para informar o resultado do teste. Devido à confirmação, como forma de precaução, as aulas da graduação de Geografia foram suspensas nesta quarta-feira (11).
Em nota, a FFLCH informou que vai manter as aulas e demais atividades no campus e aguarda protocolos para preservar a segurança da comunidade acadêmica (veja a nota da USP ao final deste post).
Para evitar maior contaminação, a USP está em contato com a Reitoria e com a Superintendência de Saúde para avaliar se será necessário cancelar aulas para os outros cursos da instituição.
Na tarde de hoje, a OMS declarou pandemia de coronavírus. No Brasil, são 37 casos confirmados, sem nenhuma vítima fatal.
Leia também: O que é pandemia? Veja a diferença entre pandemia e epidemia
Nota da FFLCH-USP
"Nesta quarta-feira, 11/03/2020, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foi informada que um aluno do curso de Geografia foi oficialmente diagnosticado com o novo CORONAVÍRUS (COVID-19). Esse é o único caso comunicado à instituição. O fato foi imediatamente reportado à Reitoria.
A FFLCH informa que manterá suas aulas e demais atividades enquanto aguarda a manifestação da Superintendência de Saúde da USP e o Centro de Gestão do Coronavírus no Estado de São Paulo, que vão estabelecer os protocolos necessários à segurança de todos.
Havendo qualquer alteração desse quadro e, amparados pelos profissionais de saúde competentes, toda a comunidade da nossa Faculdade será informada imediatamente.
Contamos com a colaboração da comunidade acadêmica para evitar o alarmismo e a disseminação de boatos. Lembramos que todos devem ficar atentos às práticas de prevenção contra este vírus (veja aqui orientações do Ministério da Saúde)."